A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aretha Belize Mendes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lédo, Andréa Alessandra da Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2532
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão teórica e exploratória sobre como a abordagem Reggio Emillia, presente nas escolas da Itália, pode trazer impactos positivos na prática dos psicopedagogos durante a fase das intervenções clinícas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para reunir informações sobre a psicopedagogia e sua atuação assim como o surgimento de Reggio  e sua ascensão como a melhor educação infantil do mundo. Constatou-se através dos dados obtidos, que a pedagogia da escuta utilizada por Reggio desenvolve a motivação, intermedia relações interpessoais e estimula o prazer em aprender nos cérebros aprendentes. Concluiu-se que essa abordagem surge para preencher lacunas deixadas pelas antigas teorias psicopedagógicas, pois contempla a necessidade de cada indivíduo, personalizando o ensino e respeitando a diversidade de valores, culturas e opiniões.
id IPES_72020c044695b1eebcb2a7a1d8c7145e
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2532
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical PsychopedagogyPsicopedagogia, Reggio Emilia; escuta; intervenções; aprendiz.O presente artigo propõe uma reflexão teórica e exploratória sobre como a abordagem Reggio Emillia, presente nas escolas da Itália, pode trazer impactos positivos na prática dos psicopedagogos durante a fase das intervenções clinícas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para reunir informações sobre a psicopedagogia e sua atuação assim como o surgimento de Reggio  e sua ascensão como a melhor educação infantil do mundo. Constatou-se através dos dados obtidos, que a pedagogia da escuta utilizada por Reggio desenvolve a motivação, intermedia relações interpessoais e estimula o prazer em aprender nos cérebros aprendentes. Concluiu-se que essa abordagem surge para preencher lacunas deixadas pelas antigas teorias psicopedagógicas, pois contempla a necessidade de cada indivíduo, personalizando o ensino e respeitando a diversidade de valores, culturas e opiniões.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Aretha Belize Mendes daLédo, Andréa Alessandra da Rocha2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/253210.14295/idonline.v14i50.2532ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 1239-12541981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2532/3888Direitos autorais 2021 Aretha Belize Mendes da Silva, Andréa Alessandra da Rocha Lédohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:33Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
title A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
spellingShingle A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
Silva, Aretha Belize Mendes da
Psicopedagogia, Reggio Emilia; escuta; intervenções; aprendiz.
title_short A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
title_full A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
title_fullStr A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
title_full_unstemmed A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
title_sort A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
author Silva, Aretha Belize Mendes da
author_facet Silva, Aretha Belize Mendes da
Lédo, Andréa Alessandra da Rocha
author_role author
author2 Lédo, Andréa Alessandra da Rocha
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aretha Belize Mendes da
Lédo, Andréa Alessandra da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia, Reggio Emilia; escuta; intervenções; aprendiz.
topic Psicopedagogia, Reggio Emilia; escuta; intervenções; aprendiz.
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo propõe uma reflexão teórica e exploratória sobre como a abordagem Reggio Emillia, presente nas escolas da Itália, pode trazer impactos positivos na prática dos psicopedagogos durante a fase das intervenções clinícas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para reunir informações sobre a psicopedagogia e sua atuação assim como o surgimento de Reggio  e sua ascensão como a melhor educação infantil do mundo. Constatou-se através dos dados obtidos, que a pedagogia da escuta utilizada por Reggio desenvolve a motivação, intermedia relações interpessoais e estimula o prazer em aprender nos cérebros aprendentes. Concluiu-se que essa abordagem surge para preencher lacunas deixadas pelas antigas teorias psicopedagógicas, pois contempla a necessidade de cada indivíduo, personalizando o ensino e respeitando a diversidade de valores, culturas e opiniões.
description O presente artigo propõe uma reflexão teórica e exploratória sobre como a abordagem Reggio Emillia, presente nas escolas da Itália, pode trazer impactos positivos na prática dos psicopedagogos durante a fase das intervenções clinícas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para reunir informações sobre a psicopedagogia e sua atuação assim como o surgimento de Reggio  e sua ascensão como a melhor educação infantil do mundo. Constatou-se através dos dados obtidos, que a pedagogia da escuta utilizada por Reggio desenvolve a motivação, intermedia relações interpessoais e estimula o prazer em aprender nos cérebros aprendentes. Concluiu-se que essa abordagem surge para preencher lacunas deixadas pelas antigas teorias psicopedagógicas, pois contempla a necessidade de cada indivíduo, personalizando o ensino e respeitando a diversidade de valores, culturas e opiniões.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2532
10.14295/idonline.v14i50.2532
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2532
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2532/3888
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Aretha Belize Mendes da Silva, Andréa Alessandra da Rocha Lédo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Aretha Belize Mendes da Silva, Andréa Alessandra da Rocha Lédo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 1239-1254
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435502264320