REGGIO EMILIA: A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/321 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo compreender a abordagem de Reggio Emilia e, sua relação com os conceitos de criança e infância. Para tanto foi necessário entender como a criança pode se tornar protagonista de sua aprendizagem; e, apresentar como se configura a participação ativa das famílias e da comunidade dentro dessa abordagem. A pesquisa foi realizada com uma diretora, de uma Instituição de Educação Infantil, que trabalha com a abordagem Reggio Emilia no Rio Grande do Sul (RS). Utilizamos para coleta de dados uma entrevista aberta. Durante os estudos teóricos que realizamos foi possível considerar que essa abordagem é “um referencial mundial para a construção de uma pedagogia da infância” e, nesse sentido, questiona-se: Que contribuições a abordagem Reggio Emilia traz para a compreensão da relação com as “Cem Linguagens” das crianças e os conceitos de criança e infância? Essa pesquisa se configura como bibliográfica e descritiva, tendo como principais autores Malaguzzi (1999), Edwards; Gandini; Forman (1999), Hawkins (1997). Durante essa pesquisa, pudemos entender mais sobre o método e, como se é feita a educação das crianças, para que elas se tornem protagonistas de sua aprendizagem, a partir de suas “cem linguagens”. O trabalho é conduzido a partir das experiências da criança, com o auxílio de uma rede de profissionais. |
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REGGIO EMILIA: A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEMAbordagem Reggio Emilia. Criança. Infância.Este artigo tem por objetivo compreender a abordagem de Reggio Emilia e, sua relação com os conceitos de criança e infância. Para tanto foi necessário entender como a criança pode se tornar protagonista de sua aprendizagem; e, apresentar como se configura a participação ativa das famílias e da comunidade dentro dessa abordagem. A pesquisa foi realizada com uma diretora, de uma Instituição de Educação Infantil, que trabalha com a abordagem Reggio Emilia no Rio Grande do Sul (RS). Utilizamos para coleta de dados uma entrevista aberta. Durante os estudos teóricos que realizamos foi possível considerar que essa abordagem é “um referencial mundial para a construção de uma pedagogia da infância” e, nesse sentido, questiona-se: Que contribuições a abordagem Reggio Emilia traz para a compreensão da relação com as “Cem Linguagens” das crianças e os conceitos de criança e infância? Essa pesquisa se configura como bibliográfica e descritiva, tendo como principais autores Malaguzzi (1999), Edwards; Gandini; Forman (1999), Hawkins (1997). Durante essa pesquisa, pudemos entender mais sobre o método e, como se é feita a educação das crianças, para que elas se tornem protagonistas de sua aprendizagem, a partir de suas “cem linguagens”. O trabalho é conduzido a partir das experiências da criança, com o auxílio de uma rede de profissionais.Editora ICEPMartins Schaberle, IsabelaVarela de Sousa, VanessaFeijó de Andrade, Izabel Cristina2018-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/321Revista GepesVida; v. 4, n. 9 (2018): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/321/159info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-16T22:18:05Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/321Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2018-12-16T22:18:05Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
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