Percepção de Universitários sobre a Utilização de Casos Clínicos no Processo de Ensino e Aprendizagem / University Perception on the use of Clinical Cases in the Teaching and Learning Process
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2263 |
Resumo: | A utilização do estudo de caso clínico tem como intuito descrever, analisar, observar mudanças, explorar causas e entender determinados fenômenos, se mostrando portanto, eficiente no desenvolvimento e na resolução de problemas. Além disso, possibilita que os discentes adquiram conhecimentos de situações reais. O objetivo do presente estudo será compreender a percepção dos discentes sobre a utilização de estudo de casos clínicos como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. A população foi composta por discentes do 10° semestre do curso de fisioterapia de uma instituição privada, situada na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. A coleta de dados só teve início após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, foi realizada através da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas ao perfil acadêmico dos discentes e a percepção destes sobre a utilização de casos clínicos como estratégia de ensino para o processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados foi realizada através da análise de Bardin. Os discentes participantes da pesquisa perceberam a estratégia de ensino de estudo de casos clínicos de forma positiva. Eles identificaram que este método relaciona a teoria com a prática, incentiva o planejamento de intervenções, estimulando o raciocínio clínico, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e preparando-os para formação profissional. Os discentes não identificaram aspectos negativos, entretanto, apontaram como dificuldade, realizar a correlação da teoria com a prática e compreender informações que envolvam diferentes disciplinas. Novos estudos devem ser realizados envolvendo esta temática e incentivando a interdisciplinaridade. |
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Percepção de Universitários sobre a Utilização de Casos Clínicos no Processo de Ensino e Aprendizagem / University Perception on the use of Clinical Cases in the Teaching and Learning ProcessAprendizagem; Ensino; Casos clínicosA utilização do estudo de caso clínico tem como intuito descrever, analisar, observar mudanças, explorar causas e entender determinados fenômenos, se mostrando portanto, eficiente no desenvolvimento e na resolução de problemas. Além disso, possibilita que os discentes adquiram conhecimentos de situações reais. O objetivo do presente estudo será compreender a percepção dos discentes sobre a utilização de estudo de casos clínicos como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. A população foi composta por discentes do 10° semestre do curso de fisioterapia de uma instituição privada, situada na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. A coleta de dados só teve início após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, foi realizada através da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas ao perfil acadêmico dos discentes e a percepção destes sobre a utilização de casos clínicos como estratégia de ensino para o processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados foi realizada através da análise de Bardin. Os discentes participantes da pesquisa perceberam a estratégia de ensino de estudo de casos clínicos de forma positiva. Eles identificaram que este método relaciona a teoria com a prática, incentiva o planejamento de intervenções, estimulando o raciocínio clínico, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e preparando-os para formação profissional. Os discentes não identificaram aspectos negativos, entretanto, apontaram como dificuldade, realizar a correlação da teoria com a prática e compreender informações que envolvam diferentes disciplinas. Novos estudos devem ser realizados envolvendo esta temática e incentivando a interdisciplinaridade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, Amanda MarquesTeixeira, Wiara DiasViana, Aiala GalvãoMoura, uliana Braga Facchinetti2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/226310.14295/idonline.v13i48.2263ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 639-6501981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2263/3467Direitos autorais 2021 Amanda Marques Santos, Wiara Dias Teixeira, Aiala Galvão Viana, uliana Braga Facchinetti Mourahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T12:11:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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A utilização do estudo de caso clínico tem como intuito descrever, analisar, observar mudanças, explorar causas e entender determinados fenômenos, se mostrando portanto, eficiente no desenvolvimento e na resolução de problemas. Além disso, possibilita que os discentes adquiram conhecimentos de situações reais. O objetivo do presente estudo será compreender a percepção dos discentes sobre a utilização de estudo de casos clínicos como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. A população foi composta por discentes do 10° semestre do curso de fisioterapia de uma instituição privada, situada na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. A coleta de dados só teve início após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, foi realizada através da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas ao perfil acadêmico dos discentes e a percepção destes sobre a utilização de casos clínicos como estratégia de ensino para o processo de ensino e aprendizagem. A análise dos dados foi realizada através da análise de Bardin. Os discentes participantes da pesquisa perceberam a estratégia de ensino de estudo de casos clínicos de forma positiva. Eles identificaram que este método relaciona a teoria com a prática, incentiva o planejamento de intervenções, estimulando o raciocínio clínico, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e preparando-os para formação profissional. Os discentes não identificaram aspectos negativos, entretanto, apontaram como dificuldade, realizar a correlação da teoria com a prática e compreender informações que envolvam diferentes disciplinas. Novos estudos devem ser realizados envolvendo esta temática e incentivando a interdisciplinaridade. |
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