Representações da Violência por Professores
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/378 |
Resumo: | A violência no espaço escolar tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. O objetivo foi analisar a violência no espaço escolar, à partir da percepção dos professores no município de Simões-PI. Fizeram parte da amostra, 49 docentes, sendo 77,6% mulheres e 22,4% homens. Desses, 98,0% observaram episódios de violência na escola, sendo o tipo mais comum, a patrimonial 28,5%, seguida da física 27,2%; da negligência 22,8% e da psicológica em 21,0% dos casos. Dentre as modalidades mais citadas estiveram presentes nas respostas, a Intimidação (40,8%); a Difamação (16,3%); o Assédio moral (12,2%); a Injúria (4,1%) e, outras (26,5%). Com relação ao local onde foram observadas as violências, Foram citados: Dentro da Escola 40 (81,6%); Na rua 3 (6,1%); Outro lugar 2 (4,1%); Não responderam a esta questão 4 (8,2%). Quanto às Representações sociais de Violência, sobressaiu-se uma única categoria: Ação maléfica. O estudo concluiu que a violência no ambiente escolar ainda necessita ser mais discutida, para que se possa conhecer aspectos associados às diversas variáveis implicadas, não demonstradas no presente estudo. Nesse sentido evidencia-se a importância que se deva dar para a identificação dos possíveis casos de problemas acadêmicos, visando prevenir-se a tempo, as situações de risco. |
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Representações da Violência por ProfessoresViolência. Espaço-escolar. Representações sociaisA violência no espaço escolar tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. O objetivo foi analisar a violência no espaço escolar, à partir da percepção dos professores no município de Simões-PI. Fizeram parte da amostra, 49 docentes, sendo 77,6% mulheres e 22,4% homens. Desses, 98,0% observaram episódios de violência na escola, sendo o tipo mais comum, a patrimonial 28,5%, seguida da física 27,2%; da negligência 22,8% e da psicológica em 21,0% dos casos. Dentre as modalidades mais citadas estiveram presentes nas respostas, a Intimidação (40,8%); a Difamação (16,3%); o Assédio moral (12,2%); a Injúria (4,1%) e, outras (26,5%). Com relação ao local onde foram observadas as violências, Foram citados: Dentro da Escola 40 (81,6%); Na rua 3 (6,1%); Outro lugar 2 (4,1%); Não responderam a esta questão 4 (8,2%). Quanto às Representações sociais de Violência, sobressaiu-se uma única categoria: Ação maléfica. O estudo concluiu que a violência no ambiente escolar ainda necessita ser mais discutida, para que se possa conhecer aspectos associados às diversas variáveis implicadas, não demonstradas no presente estudo. Nesse sentido evidencia-se a importância que se deva dar para a identificação dos possíveis casos de problemas acadêmicos, visando prevenir-se a tempo, as situações de risco.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCarvalho, Maria das Graças deOliveira, Gislene Farias deCarita, Ana2016-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/37810.14295/idonline.v10i1.378ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 29 (2016); 07-221981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/378/501Direitos autorais 2021 Maria das Graças de Carvalho, Gislene Farias de Oliveira, Ana Caritahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T18:34:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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A violência no espaço escolar tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. O objetivo foi analisar a violência no espaço escolar, à partir da percepção dos professores no município de Simões-PI. Fizeram parte da amostra, 49 docentes, sendo 77,6% mulheres e 22,4% homens. Desses, 98,0% observaram episódios de violência na escola, sendo o tipo mais comum, a patrimonial 28,5%, seguida da física 27,2%; da negligência 22,8% e da psicológica em 21,0% dos casos. Dentre as modalidades mais citadas estiveram presentes nas respostas, a Intimidação (40,8%); a Difamação (16,3%); o Assédio moral (12,2%); a Injúria (4,1%) e, outras (26,5%). Com relação ao local onde foram observadas as violências, Foram citados: Dentro da Escola 40 (81,6%); Na rua 3 (6,1%); Outro lugar 2 (4,1%); Não responderam a esta questão 4 (8,2%). Quanto às Representações sociais de Violência, sobressaiu-se uma única categoria: Ação maléfica. O estudo concluiu que a violência no ambiente escolar ainda necessita ser mais discutida, para que se possa conhecer aspectos associados às diversas variáveis implicadas, não demonstradas no presente estudo. Nesse sentido evidencia-se a importância que se deva dar para a identificação dos possíveis casos de problemas acadêmicos, visando prevenir-se a tempo, as situações de risco. |
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