Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as Organizações
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1230 |
Resumo: | A responsabilidade socioambiental das organizações é um tema bastante estudado na contemporaneidade e de grande relevância para a sociedade. O consumo exacerbado impacta o meio ambiente devido a uma maior utilização de recursos por parte das empresas para atender as demandas do mercado. Assim, é necessário que as organizações alinhem seus processos produtivos a métodos que sejam menos agressivos à natureza. O objetivo deste artigo é analisar se organizações prestadoras de serviço de utilidade pública, ao trabalhar com responsabilidade social nos processos de gestão estratégica, melhoram sua imagem junto aos consumidores e se estes fatores agregam valor à organização. Foi realizado um estudo de caso em duas empresas, através de entrevista aplicado aos gestores e questionários direcionados aos clientes das empresas. Verificou-se que, embora uma parcela do público pesquisado tenha conhecimento das ações desempenhadas por parte das organizações, falta às empresas pesquisadas melhor alinhamento dos seus propósitos sociais aos processos de planejamento estratégico. |
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Sustentabilidade na Estratégia como Vantagem Competitiva para as OrganizaçõesResponsabilidade socioambiental. Gestão estratégica. CompetitividadeA responsabilidade socioambiental das organizações é um tema bastante estudado na contemporaneidade e de grande relevância para a sociedade. O consumo exacerbado impacta o meio ambiente devido a uma maior utilização de recursos por parte das empresas para atender as demandas do mercado. Assim, é necessário que as organizações alinhem seus processos produtivos a métodos que sejam menos agressivos à natureza. O objetivo deste artigo é analisar se organizações prestadoras de serviço de utilidade pública, ao trabalhar com responsabilidade social nos processos de gestão estratégica, melhoram sua imagem junto aos consumidores e se estes fatores agregam valor à organização. Foi realizado um estudo de caso em duas empresas, através de entrevista aplicado aos gestores e questionários direcionados aos clientes das empresas. Verificou-se que, embora uma parcela do público pesquisado tenha conhecimento das ações desempenhadas por parte das organizações, falta às empresas pesquisadas melhor alinhamento dos seus propósitos sociais aos processos de planejamento estratégico. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGomes, Josivania LimaMedeiros, Adriana Vigolvino2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/123010.14295/idonline.v12i41.1230ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 449-4691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1230/1786Direitos autorais 2021 Josivania Lima Gomes, Adriana Vigolvino Medeiroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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