Desenvolvimento sustentável como vantagem competitiva e sua percepção pelo consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Arthur Campos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35077
Resumo: Desde o surgimento da indústria moderna as atividades humanas têm causado impactos significativos no ecossistema. Através de uma análise histórica, esse trabalho identifica o progresso da discussão acerca da necessidade de reestruturar nossos modelos de produção no objetivo de se adequar às limitações do meio da qual dependemos para viver, como também a necessidade de reavaliarmos nossas práticas voltadas aos benefícios sociais. Como qualquer esforço voltado à transformação de práticas consolidadas, a disseminação e implementação de práticas de desenvolvimento sustentável consiste de uma transição lenta, que depende da integração de diferentes agentes que, por sua vez, atuam em diferentes âmbitos organizacionais e governamentais. Esse trabalho evidencia o papel das organizações privadas, do Estado, assim como o papel desempenhado pela sociedade como agente diretamente responsável na consolidação de práticas sustentáveis. Dito isso, o presente trabalho visa relatar por meio de pesquisa, como se dá a percepção dessas políticas ambientais por entre alunos de cursos superiores. Também é constatado neste trabalho, por meio de pesquisa quantitativa qualitativa o perfil dos alunos da UFRN de diversas áreas do conhecimento quanto ao adereçamento de questões socioambientais, inclusive contatasse como que o mero discernimento acerca da questão não se traduz em práticas que possam trazer mudanças positivas no futuro.
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