Estudo Comparado da Teoria da Evolução à luz do Cubo de Bray e Thomas / Comparative Study of the Theory of Evolution in the light of the Bray and Thomas Cube
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2746 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, será desenvolvido um estudo à luz de uma das células do cubo de Bray e Thomas (1995) amplamente citado na literatura associada ao campo da educação comparada. Será feito um recorte na célula do cubo que se relaciona com os termos: países, crenças ou religião e currículo. A opção por essa metodologia se relaciona com os fenômenos educacionais, alvos do interesse desse autor. O objetivo deste artigo é analisar como as crenças epistemológicas em diferentes países do ocidente, interferem no estabelecimento do currículo acerca do que deve ser ensinado sobre a origem e evolução da vida. Apesar de bem estabelecida na literatura científica, a teoria da evolução ainda se apresenta como assunto controverso entre professores e estudantes nas salas de aulas. Essa temática já originou histórias nos tribunais dos Estados Unidos, mas a problemática não se resume a esse país. Pesquisas apontam a dificuldade de professores e estudantes em assimilar esses conceitos em diversas partes do mundo. Esse trabalho está estruturado em três partes: Num primeiro momento fazemos uma reflexão sobre o conceito de currículo e suas aplicações ideológicas. A segunda parte é caracterizada como exploratória, onde se buscou conhecimento sobre o ensino desse assunto em diversos países, principalmente naqueles nomeadamente cristãos. E, finalmente na terceira etapa, percebemos que diferentes correntes de paradigmas moldam o ensino dessa temática, como o cientificismo, a doxologia e a teologia. |
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Estudo Comparado da Teoria da Evolução à luz do Cubo de Bray e Thomas / Comparative Study of the Theory of Evolution in the light of the Bray and Thomas CubeEnsino de evolução, crenças, cubo de Bray e Thomas, currículo Resumo: Neste artigo, será desenvolvido um estudo à luz de uma das células do cubo de Bray e Thomas (1995) amplamente citado na literatura associada ao campo da educação comparada. Será feito um recorte na célula do cubo que se relaciona com os termos: países, crenças ou religião e currículo. A opção por essa metodologia se relaciona com os fenômenos educacionais, alvos do interesse desse autor. O objetivo deste artigo é analisar como as crenças epistemológicas em diferentes países do ocidente, interferem no estabelecimento do currículo acerca do que deve ser ensinado sobre a origem e evolução da vida. Apesar de bem estabelecida na literatura científica, a teoria da evolução ainda se apresenta como assunto controverso entre professores e estudantes nas salas de aulas. Essa temática já originou histórias nos tribunais dos Estados Unidos, mas a problemática não se resume a esse país. Pesquisas apontam a dificuldade de professores e estudantes em assimilar esses conceitos em diversas partes do mundo. Esse trabalho está estruturado em três partes: Num primeiro momento fazemos uma reflexão sobre o conceito de currículo e suas aplicações ideológicas. A segunda parte é caracterizada como exploratória, onde se buscou conhecimento sobre o ensino desse assunto em diversos países, principalmente naqueles nomeadamente cristãos. E, finalmente na terceira etapa, percebemos que diferentes correntes de paradigmas moldam o ensino dessa temática, como o cientificismo, a doxologia e a teologia.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMelo, Julio de Fatimo Rodrigues deVieira, Nuno Miguel Cardoso2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/274610.14295/idonline.v14i52.2746ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 645-6661981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2746/4294Direitos autorais 2021 Julio de Fatimo Rodrigues de Melo, Nuno Miguel Cardoso Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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