A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arraes, Cybele Batista de Lima
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Maria Jucilene Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1142
Resumo: No complexo processo que envolve a aprendizagem, revela-se significante a atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar, onde muitas informações e vários aspectos têm que ser observados e analisados. Ter conhecimento de como o aluno constrói o seu saber, compreender as dimensões das relações com a escola, com os professores, com o conteúdo e relacioná-los aos aspectos afetivos e cognitivos, permitindo um fazer mais fidedigno ao psicopedagogo. Deve-se considerar que o desenvolvimento do aprendente se dá de forma harmoniosa e equilibrada nas diferentes condições orgânica, emocional, cognitiva e social. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, indutivo, um estudo de caso, que tem por objetivo analisar a influência que tem a psicopedagogia na aprendizagem dos alunos da escolamunicipal João Felix de Abreu, localizada na cidade de Araripina, Pernambuco, Brasil.  
id IPES_882ddcb557f82da9d5a47a37ffe81771
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1142
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de CasoPsicopedagogia; Atuação e intervenção, Aluno; Aprendizagem; Escola.No complexo processo que envolve a aprendizagem, revela-se significante a atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar, onde muitas informações e vários aspectos têm que ser observados e analisados. Ter conhecimento de como o aluno constrói o seu saber, compreender as dimensões das relações com a escola, com os professores, com o conteúdo e relacioná-los aos aspectos afetivos e cognitivos, permitindo um fazer mais fidedigno ao psicopedagogo. Deve-se considerar que o desenvolvimento do aprendente se dá de forma harmoniosa e equilibrada nas diferentes condições orgânica, emocional, cognitiva e social. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, indutivo, um estudo de caso, que tem por objetivo analisar a influência que tem a psicopedagogia na aprendizagem dos alunos da escolamunicipal João Felix de Abreu, localizada na cidade de Araripina, Pernambuco, Brasil.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORArraes, Cybele Batista de LimaLeite, Maria Jucilene Lopes2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/114210.14295/idonline.v12i40.1142ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 548-5651981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1142/1646Direitos autorais 2021 Cybele Batista de Lima Arraes, Maria Jucilene Lopes Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
title A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
spellingShingle A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
Arraes, Cybele Batista de Lima
Psicopedagogia; Atuação e intervenção, Aluno; Aprendizagem; Escola.
title_short A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
title_full A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
title_fullStr A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
title_full_unstemmed A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
title_sort A Influência da Psicopedagogia na Aprendizagem dos Alunos da Escola Municipal João Felix de Abreu: Um Estudo de Caso
author Arraes, Cybele Batista de Lima
author_facet Arraes, Cybele Batista de Lima
Leite, Maria Jucilene Lopes
author_role author
author2 Leite, Maria Jucilene Lopes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Arraes, Cybele Batista de Lima
Leite, Maria Jucilene Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Psicopedagogia; Atuação e intervenção, Aluno; Aprendizagem; Escola.
topic Psicopedagogia; Atuação e intervenção, Aluno; Aprendizagem; Escola.
dc.description.none.fl_txt_mv No complexo processo que envolve a aprendizagem, revela-se significante a atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar, onde muitas informações e vários aspectos têm que ser observados e analisados. Ter conhecimento de como o aluno constrói o seu saber, compreender as dimensões das relações com a escola, com os professores, com o conteúdo e relacioná-los aos aspectos afetivos e cognitivos, permitindo um fazer mais fidedigno ao psicopedagogo. Deve-se considerar que o desenvolvimento do aprendente se dá de forma harmoniosa e equilibrada nas diferentes condições orgânica, emocional, cognitiva e social. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, indutivo, um estudo de caso, que tem por objetivo analisar a influência que tem a psicopedagogia na aprendizagem dos alunos da escolamunicipal João Felix de Abreu, localizada na cidade de Araripina, Pernambuco, Brasil.  
description No complexo processo que envolve a aprendizagem, revela-se significante a atuação preventiva do psicopedagogo no contexto escolar, onde muitas informações e vários aspectos têm que ser observados e analisados. Ter conhecimento de como o aluno constrói o seu saber, compreender as dimensões das relações com a escola, com os professores, com o conteúdo e relacioná-los aos aspectos afetivos e cognitivos, permitindo um fazer mais fidedigno ao psicopedagogo. Deve-se considerar que o desenvolvimento do aprendente se dá de forma harmoniosa e equilibrada nas diferentes condições orgânica, emocional, cognitiva e social. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, indutivo, um estudo de caso, que tem por objetivo analisar a influência que tem a psicopedagogia na aprendizagem dos alunos da escolamunicipal João Felix de Abreu, localizada na cidade de Araripina, Pernambuco, Brasil.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1142
10.14295/idonline.v12i40.1142
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1142
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1142/1646
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cybele Batista de Lima Arraes, Maria Jucilene Lopes Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cybele Batista de Lima Arraes, Maria Jucilene Lopes Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 548-565
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037418972512256