Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394 |
Resumo: | O campo de intervenção de trabalhadores da área da saúde é muito complexo. No caso de enfermeiros, suas rotinas são constituídas por situações de grave complexidade, que podem deixá-los propensos ao incremento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Entende-se que tais profissionais, durante a sua formação acadêmica devem apreender práticas de autocuidado que assegurem sua saúde mental. O objetivo deste estudo foi desenvolver um workshop de Minffulness para discentes do curso de enfermagem, como forma de contribuir para a saúde mental e o autocuidado. Para tal, foi empreendida uma jornada metodológica composta de duas etapas. A primeira tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados subsidiaram a segunda etapa que consistiu na elaboração da proposta de um workshop realizada de acordo com a perspectiva da pesquisa metodológica. A saúde mental é condição básica para a prática profissional de enfermeiro e deve ter maior enfoque nos cursos superiores de enfermagem.Abstract: The field of intervention of health workers is very complex. In the case of nurses, their routines are made upo f situations of serious complexity, which can make them prone to increased levels of anxiety, depression and stress. It is understood that such professional, during their academic training, must learn self-care practices that ensure their mental health. The objective of study was to develop a Mindfulness workhop for nursing students, as a way of contributing to mental health and sel-care. The first end, a methodological journey consisting of two stages was undertaken. The first was a bibliographic research, whose results subsidized; the second stage consisted in the elaboration of proposal for a workshop carried out according to the perspective of methodological research. Mental health is basic condition for the professional practices of nurses and should have greater focus in higher nursing courses.Keywords: Nurse; Mindfulness; Educational Product; Mental health. |
id |
IPES_8cda8e0517671da789d727f906098a32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3394 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of NursesEnfermagemMindfulnessProduto EducacionalSaúde MentalO campo de intervenção de trabalhadores da área da saúde é muito complexo. No caso de enfermeiros, suas rotinas são constituídas por situações de grave complexidade, que podem deixá-los propensos ao incremento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Entende-se que tais profissionais, durante a sua formação acadêmica devem apreender práticas de autocuidado que assegurem sua saúde mental. O objetivo deste estudo foi desenvolver um workshop de Minffulness para discentes do curso de enfermagem, como forma de contribuir para a saúde mental e o autocuidado. Para tal, foi empreendida uma jornada metodológica composta de duas etapas. A primeira tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados subsidiaram a segunda etapa que consistiu na elaboração da proposta de um workshop realizada de acordo com a perspectiva da pesquisa metodológica. A saúde mental é condição básica para a prática profissional de enfermeiro e deve ter maior enfoque nos cursos superiores de enfermagem.Abstract: The field of intervention of health workers is very complex. In the case of nurses, their routines are made upo f situations of serious complexity, which can make them prone to increased levels of anxiety, depression and stress. It is understood that such professional, during their academic training, must learn self-care practices that ensure their mental health. The objective of study was to develop a Mindfulness workhop for nursing students, as a way of contributing to mental health and sel-care. The first end, a methodological journey consisting of two stages was undertaken. The first was a bibliographic research, whose results subsidized; the second stage consisted in the elaboration of proposal for a workshop carried out according to the perspective of methodological research. Mental health is basic condition for the professional practices of nurses and should have greater focus in higher nursing courses.Keywords: Nurse; Mindfulness; Educational Product; Mental health.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/339410.14295/idonline.v16i60.3394ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 515-5361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394/5475Copyright (c) 2022 Ivanete Rosa Silva Oliveira, Marlene Silva Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ivanete Rosa SilvaMenezes, Marlene Silva2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3394Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses |
title |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses |
spellingShingle |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses Oliveira, Ivanete Rosa Silva Enfermagem Mindfulness Produto Educacional Saúde Mental |
title_short |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses |
title_full |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses |
title_fullStr |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses |
title_full_unstemmed |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses |
title_sort |
Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses |
author |
Oliveira, Ivanete Rosa Silva |
author_facet |
Oliveira, Ivanete Rosa Silva Menezes, Marlene Silva |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Marlene Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ivanete Rosa Silva Menezes, Marlene Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Mindfulness Produto Educacional Saúde Mental |
topic |
Enfermagem Mindfulness Produto Educacional Saúde Mental |
description |
O campo de intervenção de trabalhadores da área da saúde é muito complexo. No caso de enfermeiros, suas rotinas são constituídas por situações de grave complexidade, que podem deixá-los propensos ao incremento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Entende-se que tais profissionais, durante a sua formação acadêmica devem apreender práticas de autocuidado que assegurem sua saúde mental. O objetivo deste estudo foi desenvolver um workshop de Minffulness para discentes do curso de enfermagem, como forma de contribuir para a saúde mental e o autocuidado. Para tal, foi empreendida uma jornada metodológica composta de duas etapas. A primeira tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados subsidiaram a segunda etapa que consistiu na elaboração da proposta de um workshop realizada de acordo com a perspectiva da pesquisa metodológica. A saúde mental é condição básica para a prática profissional de enfermeiro e deve ter maior enfoque nos cursos superiores de enfermagem.Abstract: The field of intervention of health workers is very complex. In the case of nurses, their routines are made upo f situations of serious complexity, which can make them prone to increased levels of anxiety, depression and stress. It is understood that such professional, during their academic training, must learn self-care practices that ensure their mental health. The objective of study was to develop a Mindfulness workhop for nursing students, as a way of contributing to mental health and sel-care. The first end, a methodological journey consisting of two stages was undertaken. The first was a bibliographic research, whose results subsidized; the second stage consisted in the elaboration of proposal for a workshop carried out according to the perspective of methodological research. Mental health is basic condition for the professional practices of nurses and should have greater focus in higher nursing courses.Keywords: Nurse; Mindfulness; Educational Product; Mental health. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394 10.14295/idonline.v16i60.3394 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i60.3394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394/5475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ivanete Rosa Silva Oliveira, Marlene Silva Menezes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ivanete Rosa Silva Oliveira, Marlene Silva Menezes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 515-536 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945261064192 |