Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ivanete Rosa Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Menezes, Marlene Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394
Resumo: O campo de intervenção de trabalhadores da área da saúde é muito complexo. No caso de enfermeiros, suas rotinas são constituídas por situações de grave complexidade, que podem deixá-los propensos ao incremento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Entende-se que tais profissionais, durante a sua formação acadêmica devem apreender práticas de autocuidado que assegurem sua saúde mental. O objetivo deste estudo foi desenvolver um workshop de Minffulness para discentes do curso de enfermagem, como forma de contribuir para a saúde mental e o autocuidado. Para tal, foi empreendida uma jornada metodológica composta de duas etapas. A primeira tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados subsidiaram a segunda etapa que consistiu na elaboração da proposta de um workshop realizada de acordo com a perspectiva da pesquisa metodológica. A saúde mental é condição básica para a prática profissional de enfermeiro e deve ter maior enfoque nos cursos superiores de enfermagem.Abstract: The field of intervention of health workers is very complex. In the case of nurses, their routines are made upo f situations of serious complexity, which can make them prone to increased levels of anxiety, depression and stress. It is understood that such professional, during their academic training, must learn self-care practices that ensure their mental health. The objective of study was to develop a Mindfulness workhop for nursing students, as a way of contributing to mental health and sel-care. The first end, a methodological journey consisting of two stages was undertaken. The first was a bibliographic research, whose results subsidized; the second stage consisted in the elaboration of proposal for a workshop carried out according to the perspective of methodological research. Mental health is basic condition for the professional practices of nurses and should have greater focus in higher nursing courses.Keywords: Nurse; Mindfulness; Educational Product; Mental health.
id IPES_8cda8e0517671da789d727f906098a32
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3394
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of NursesEnfermagemMindfulnessProduto EducacionalSaúde MentalO campo de intervenção de trabalhadores da área da saúde é muito complexo. No caso de enfermeiros, suas rotinas são constituídas por situações de grave complexidade, que podem deixá-los propensos ao incremento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Entende-se que tais profissionais, durante a sua formação acadêmica devem apreender práticas de autocuidado que assegurem sua saúde mental. O objetivo deste estudo foi desenvolver um workshop de Minffulness para discentes do curso de enfermagem, como forma de contribuir para a saúde mental e o autocuidado. Para tal, foi empreendida uma jornada metodológica composta de duas etapas. A primeira tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados subsidiaram a segunda etapa que consistiu na elaboração da proposta de um workshop realizada de acordo com a perspectiva da pesquisa metodológica. A saúde mental é condição básica para a prática profissional de enfermeiro e deve ter maior enfoque nos cursos superiores de enfermagem.Abstract: The field of intervention of health workers is very complex. In the case of nurses, their routines are made upo f situations of serious complexity, which can make them prone to increased levels of anxiety, depression and stress. It is understood that such professional, during their academic training, must learn self-care practices that ensure their mental health. The objective of study was to develop a Mindfulness workhop for nursing students, as a way of contributing to mental health and sel-care. The first end, a methodological journey consisting of two stages was undertaken. The first was a bibliographic research, whose results subsidized; the second stage consisted in the elaboration of proposal for a workshop carried out according to the perspective of methodological research. Mental health is basic condition for the professional practices of nurses and should have greater focus in higher nursing courses.Keywords: Nurse; Mindfulness; Educational Product; Mental health.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/339410.14295/idonline.v16i60.3394ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 515-5361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394/5475Copyright (c) 2022 Ivanete Rosa Silva Oliveira, Marlene Silva Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Ivanete Rosa SilvaMenezes, Marlene Silva2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3394Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
title Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
spellingShingle Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
Oliveira, Ivanete Rosa Silva
Enfermagem
Mindfulness
Produto Educacional
Saúde Mental
title_short Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
title_full Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
title_fullStr Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
title_full_unstemmed Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
title_sort Mindfulness como Prática de Autocuidado para a Saúde Mental de Enfermeiro / Mindfulness as a Self-Care Practice for Mental Health of Nurses
author Oliveira, Ivanete Rosa Silva
author_facet Oliveira, Ivanete Rosa Silva
Menezes, Marlene Silva
author_role author
author2 Menezes, Marlene Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ivanete Rosa Silva
Menezes, Marlene Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Mindfulness
Produto Educacional
Saúde Mental
topic Enfermagem
Mindfulness
Produto Educacional
Saúde Mental
description O campo de intervenção de trabalhadores da área da saúde é muito complexo. No caso de enfermeiros, suas rotinas são constituídas por situações de grave complexidade, que podem deixá-los propensos ao incremento dos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Entende-se que tais profissionais, durante a sua formação acadêmica devem apreender práticas de autocuidado que assegurem sua saúde mental. O objetivo deste estudo foi desenvolver um workshop de Minffulness para discentes do curso de enfermagem, como forma de contribuir para a saúde mental e o autocuidado. Para tal, foi empreendida uma jornada metodológica composta de duas etapas. A primeira tratou-se de uma pesquisa bibliográfica, cujos resultados subsidiaram a segunda etapa que consistiu na elaboração da proposta de um workshop realizada de acordo com a perspectiva da pesquisa metodológica. A saúde mental é condição básica para a prática profissional de enfermeiro e deve ter maior enfoque nos cursos superiores de enfermagem.Abstract: The field of intervention of health workers is very complex. In the case of nurses, their routines are made upo f situations of serious complexity, which can make them prone to increased levels of anxiety, depression and stress. It is understood that such professional, during their academic training, must learn self-care practices that ensure their mental health. The objective of study was to develop a Mindfulness workhop for nursing students, as a way of contributing to mental health and sel-care. The first end, a methodological journey consisting of two stages was undertaken. The first was a bibliographic research, whose results subsidized; the second stage consisted in the elaboration of proposal for a workshop carried out according to the perspective of methodological research. Mental health is basic condition for the professional practices of nurses and should have greater focus in higher nursing courses.Keywords: Nurse; Mindfulness; Educational Product; Mental health.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394
10.14295/idonline.v16i60.3394
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3394/5475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ivanete Rosa Silva Oliveira, Marlene Silva Menezes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ivanete Rosa Silva Oliveira, Marlene Silva Menezes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 515-536
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945261064192