Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliabe Bezerra de Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/531
Resumo: O presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e  implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação. Palavras-chave: 
id IPES_8ff699b47b55681975d52a905259f470
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/531
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da PsicologiaDislexia. Aprendizagem. Ensino. Escola. Leitura. EscritaO presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e  implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação. Palavras-chave: INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Eliabe Bezerra de OliveiraOliveira, Gislene Farias de2016-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/53110.14295/idonline.v10i31.531ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 135-1461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/531/703Direitos autorais 2021 Eliabe Bezerra de Oliveira Silva, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-22T18:05:08Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
title Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
spellingShingle Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
Silva, Eliabe Bezerra de Oliveira
Dislexia. Aprendizagem. Ensino. Escola. Leitura. Escrita
title_short Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
title_full Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
title_fullStr Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
title_full_unstemmed Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
title_sort Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
author Silva, Eliabe Bezerra de Oliveira
author_facet Silva, Eliabe Bezerra de Oliveira
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliabe Bezerra de Oliveira
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia. Aprendizagem. Ensino. Escola. Leitura. Escrita
topic Dislexia. Aprendizagem. Ensino. Escola. Leitura. Escrita
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e  implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação. Palavras-chave: 
description O presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e  implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação. Palavras-chave: 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/531
10.14295/idonline.v10i31.531
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/531
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i31.531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/531/703
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Eliabe Bezerra de Oliveira Silva, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Eliabe Bezerra de Oliveira Silva, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 135-146
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037429588295680