Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da Psicologia
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/531 |
Resumo: | O presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação. Palavras-chave: |
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Dislexia em perspectiva: Contribuições da psicopedagogia e da PsicologiaDislexia. Aprendizagem. Ensino. Escola. Leitura. EscritaO presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação. Palavras-chave: INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Eliabe Bezerra de OliveiraOliveira, Gislene Farias de2016-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/53110.14295/idonline.v10i31.531ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 2; 135-1461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/531/703Direitos autorais 2021 Eliabe Bezerra de Oliveira Silva, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-22T18:05:08Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O presente artigo tem como título “Dislexia em perspectiva: contribuições da psicopedagogia e da psicologia” e trata da “dislexia do escolar” sob os prismas da psicopedagogia espanhola e argentina, e da psicologia do desenvolvimento, educacional e escolar. O intuito deste trabalho não é dissertar a respeito de todos os tipos de dislexia escolar encontrados por essas áreas de estudo, mas evidenciar aos profissionais da educação formal os principais sinais de dificuldades de leitura e escrita presentes nos sujeitos em processo de escolarização. Dentro dessa proposta de revisão integrativa, consideram-se os aspectos cognitivo, pedagógico e social interferentes no processo de ensino-aprendizagem. Sob o método da pesquisa bibliográfica com cruzamento de fontes e interpretação de conteúdo, e da observação direta das relações familiares, das rotinas escolares e das práticas pedagógicas em escolas municipais de Fortaleza – Ceará, foi possível estabelecer relações multicausais para a construção dos argumentos, no sentido de renovar a discussão sobre o tema, possibilitando novos esclarecimentos e ultrapassando a reprodução da nomenclatura existente sobre dificuldades da lectoescrita. Os resultados demonstraram uma relação entre cognição social e postura político-pedagógica da escola e do professor, e implicações de tais relações no sujeito aprendente. Estas precisam ser consideradas quando os propósitos maiores são superar o paradigma homogeneizador da escola brasileira, realçar as potencialidades dos sujeitos e alcançar a qualidade da educação. Palavras-chave: |
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