Concepções Pedagógicas e Adequações Curriculares nas Escolas do Campo / Pedagogical Conceptions and Curricular Adaptations in Rural Schools

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, José Gilmar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2473
Resumo: Uma educação contextualizada se apresenta como de fundamental importância para desmistificar essa realidade no campo, em geral, negativamente difundida. O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções pedagógicas e adequações curriculares nas escolas do campo. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como Araújo (2017), cuja contribuição evidenciou a necessidade e importância de consolidação de uma base curricular contextualizada com a realidade dos alunos e a importância desses saberes para valorizar e promover o desenvolvimento local; Martins (2000); Nóvoa (1992), ao defender a necessidade do diálogo entre escola e comunidade, na busca de dar sentido ao que se faz a cada instante; Antunes-Rocha (2012) que traz a compreensão de educação e desenvolvimento sustentável para o meio rural e em especial para a região semiárida; Lima e Melo (2016) traz em sua essência a dimensão politizadora da educação, compreendendo-a enquanto instrumento de humanização, libertação e emancipação dos sujeitos do campo. Os resultados nos levaram a crer que a modernidade traz muitos desafios no campo educacional, mas talvez o mais desafiador seja como nos adequar de forma rápida e, diante de tantas demandas novas? É possível que o currículo contextualizado seja uma das alternativas mais viáveis, para se atender a demanda educacional na contemporaneidade. 
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