Concepções Pedagógicas e Adequações Curriculares nas Escolas do Campo / Pedagogical Conceptions and Curricular Adaptations in Rural Schools
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2473 |
Resumo: | Uma educação contextualizada se apresenta como de fundamental importância para desmistificar essa realidade no campo, em geral, negativamente difundida. O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções pedagógicas e adequações curriculares nas escolas do campo. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como Araújo (2017), cuja contribuição evidenciou a necessidade e importância de consolidação de uma base curricular contextualizada com a realidade dos alunos e a importância desses saberes para valorizar e promover o desenvolvimento local; Martins (2000); Nóvoa (1992), ao defender a necessidade do diálogo entre escola e comunidade, na busca de dar sentido ao que se faz a cada instante; Antunes-Rocha (2012) que traz a compreensão de educação e desenvolvimento sustentável para o meio rural e em especial para a região semiárida; Lima e Melo (2016) traz em sua essência a dimensão politizadora da educação, compreendendo-a enquanto instrumento de humanização, libertação e emancipação dos sujeitos do campo. Os resultados nos levaram a crer que a modernidade traz muitos desafios no campo educacional, mas talvez o mais desafiador seja como nos adequar de forma rápida e, diante de tantas demandas novas? É possível que o currículo contextualizado seja uma das alternativas mais viáveis, para se atender a demanda educacional na contemporaneidade. |
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Concepções Pedagógicas e Adequações Curriculares nas Escolas do Campo / Pedagogical Conceptions and Curricular Adaptations in Rural SchoolsConcepções Pedagógicas; Adequações curriculares; Escolas do campoUma educação contextualizada se apresenta como de fundamental importância para desmistificar essa realidade no campo, em geral, negativamente difundida. O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções pedagógicas e adequações curriculares nas escolas do campo. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como Araújo (2017), cuja contribuição evidenciou a necessidade e importância de consolidação de uma base curricular contextualizada com a realidade dos alunos e a importância desses saberes para valorizar e promover o desenvolvimento local; Martins (2000); Nóvoa (1992), ao defender a necessidade do diálogo entre escola e comunidade, na busca de dar sentido ao que se faz a cada instante; Antunes-Rocha (2012) que traz a compreensão de educação e desenvolvimento sustentável para o meio rural e em especial para a região semiárida; Lima e Melo (2016) traz em sua essência a dimensão politizadora da educação, compreendendo-a enquanto instrumento de humanização, libertação e emancipação dos sujeitos do campo. Os resultados nos levaram a crer que a modernidade traz muitos desafios no campo educacional, mas talvez o mais desafiador seja como nos adequar de forma rápida e, diante de tantas demandas novas? É possível que o currículo contextualizado seja uma das alternativas mais viáveis, para se atender a demanda educacional na contemporaneidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMagalhães, José GilmarMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/247310.14295/idonline.v14i50.2473ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 620-6341981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2473/3880Direitos autorais 2021 José Gilmar Magalhães, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:33Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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