Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávia Maria da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes, Cícera Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842
Resumo: Resumo: O presente artigo fez uma análise sobre os conhecimentos e teorias relacionados à avaliação e suas dimensões no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo compreender essas dimensões. Sintetizando sobre as mesmas na práxis pedagógica diária, a avaliação no processo de ensino aprendizagem, bem como a avaliação numa visão mediadora da aprendizagem com base em obras de Hoffmann (2017, 2019), Luckesi (1999, 2011), Libâneo (2006), Mello e Souza (2005) e Sousa (2000). A partir das análises teóricas e da pesquisa de campo entendemos que a avaliação é um aspecto próprio e inseparável da educação, através da avaliação é possível verificar se o ensino foi eficaz para que alcançasse a aprendizagem dos alunos, deve também ser considerada como algo que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Notamos que atualmente a avaliação ainda é praticada com a finalidade de aprovar ou reprovar, como fim classificatório, porém felizmente vem ganhando uma nova roupagem, sendo entendida de uma forma mais abrangente, uma vez que é um dos componentes mais significativos do processo de ensino aprendizagem. Então, mesmo sabendo que o processo de avaliar é complexo o professor deve ser reflexivo, um polivalente na sua atuação, deve se autoavaliar continuamente, pois como mediador do processo de ensino aprendizagem é necessário que se tenha uma formação e ação voltadas para o bem estar e desenvolvimento do aluno, ou seja, tanto o aluno como o professor deve ser submetido a avaliações porque ensino e aprendizagem encontram-se intrinsicamente ligados exercendo uma relação de interação, de causa e consequência.  
id IPES_94b1716404d7b5c881a671aa75f41145
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2842
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, SousaAprendizagem. Avaliação. Dimensões. EnsinoResumo: O presente artigo fez uma análise sobre os conhecimentos e teorias relacionados à avaliação e suas dimensões no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo compreender essas dimensões. Sintetizando sobre as mesmas na práxis pedagógica diária, a avaliação no processo de ensino aprendizagem, bem como a avaliação numa visão mediadora da aprendizagem com base em obras de Hoffmann (2017, 2019), Luckesi (1999, 2011), Libâneo (2006), Mello e Souza (2005) e Sousa (2000). A partir das análises teóricas e da pesquisa de campo entendemos que a avaliação é um aspecto próprio e inseparável da educação, através da avaliação é possível verificar se o ensino foi eficaz para que alcançasse a aprendizagem dos alunos, deve também ser considerada como algo que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Notamos que atualmente a avaliação ainda é praticada com a finalidade de aprovar ou reprovar, como fim classificatório, porém felizmente vem ganhando uma nova roupagem, sendo entendida de uma forma mais abrangente, uma vez que é um dos componentes mais significativos do processo de ensino aprendizagem. Então, mesmo sabendo que o processo de avaliar é complexo o professor deve ser reflexivo, um polivalente na sua atuação, deve se autoavaliar continuamente, pois como mediador do processo de ensino aprendizagem é necessário que se tenha uma formação e ação voltadas para o bem estar e desenvolvimento do aluno, ou seja, tanto o aluno como o professor deve ser submetido a avaliações porque ensino e aprendizagem encontram-se intrinsicamente ligados exercendo uma relação de interação, de causa e consequência.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Flávia Maria daNunes, Cícera Alves2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/284210.14295/idonline.v14i53.2842ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 95-1071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842/4507Direitos autorais 2021 Flávia Maria da Silva, Cícera Alves Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
title Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
spellingShingle Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
Silva, Flávia Maria da
Aprendizagem. Avaliação. Dimensões. Ensino
title_short Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
title_full Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
title_fullStr Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
title_full_unstemmed Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
title_sort Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
author Silva, Flávia Maria da
author_facet Silva, Flávia Maria da
Nunes, Cícera Alves
author_role author
author2 Nunes, Cícera Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávia Maria da
Nunes, Cícera Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Avaliação. Dimensões. Ensino
topic Aprendizagem. Avaliação. Dimensões. Ensino
description Resumo: O presente artigo fez uma análise sobre os conhecimentos e teorias relacionados à avaliação e suas dimensões no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo compreender essas dimensões. Sintetizando sobre as mesmas na práxis pedagógica diária, a avaliação no processo de ensino aprendizagem, bem como a avaliação numa visão mediadora da aprendizagem com base em obras de Hoffmann (2017, 2019), Luckesi (1999, 2011), Libâneo (2006), Mello e Souza (2005) e Sousa (2000). A partir das análises teóricas e da pesquisa de campo entendemos que a avaliação é um aspecto próprio e inseparável da educação, através da avaliação é possível verificar se o ensino foi eficaz para que alcançasse a aprendizagem dos alunos, deve também ser considerada como algo que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Notamos que atualmente a avaliação ainda é praticada com a finalidade de aprovar ou reprovar, como fim classificatório, porém felizmente vem ganhando uma nova roupagem, sendo entendida de uma forma mais abrangente, uma vez que é um dos componentes mais significativos do processo de ensino aprendizagem. Então, mesmo sabendo que o processo de avaliar é complexo o professor deve ser reflexivo, um polivalente na sua atuação, deve se autoavaliar continuamente, pois como mediador do processo de ensino aprendizagem é necessário que se tenha uma formação e ação voltadas para o bem estar e desenvolvimento do aluno, ou seja, tanto o aluno como o professor deve ser submetido a avaliações porque ensino e aprendizagem encontram-se intrinsicamente ligados exercendo uma relação de interação, de causa e consequência.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842
10.14295/idonline.v14i53.2842
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842/4507
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Flávia Maria da Silva, Cícera Alves Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Flávia Maria da Silva, Cícera Alves Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 95-107
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951628017664