Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo fez uma análise sobre os conhecimentos e teorias relacionados à avaliação e suas dimensões no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo compreender essas dimensões. Sintetizando sobre as mesmas na práxis pedagógica diária, a avaliação no processo de ensino aprendizagem, bem como a avaliação numa visão mediadora da aprendizagem com base em obras de Hoffmann (2017, 2019), Luckesi (1999, 2011), Libâneo (2006), Mello e Souza (2005) e Sousa (2000). A partir das análises teóricas e da pesquisa de campo entendemos que a avaliação é um aspecto próprio e inseparável da educação, através da avaliação é possível verificar se o ensino foi eficaz para que alcançasse a aprendizagem dos alunos, deve também ser considerada como algo que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Notamos que atualmente a avaliação ainda é praticada com a finalidade de aprovar ou reprovar, como fim classificatório, porém felizmente vem ganhando uma nova roupagem, sendo entendida de uma forma mais abrangente, uma vez que é um dos componentes mais significativos do processo de ensino aprendizagem. Então, mesmo sabendo que o processo de avaliar é complexo o professor deve ser reflexivo, um polivalente na sua atuação, deve se autoavaliar continuamente, pois como mediador do processo de ensino aprendizagem é necessário que se tenha uma formação e ação voltadas para o bem estar e desenvolvimento do aluno, ou seja, tanto o aluno como o professor deve ser submetido a avaliações porque ensino e aprendizagem encontram-se intrinsicamente ligados exercendo uma relação de interação, de causa e consequência. |
id |
IPES_c54cee151d1fcd764b5478b9d5538b2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2842 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, SousaAprendizagem. Avaliação. Dimensões. EnsinoResumo: O presente artigo fez uma análise sobre os conhecimentos e teorias relacionados à avaliação e suas dimensões no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo compreender essas dimensões. Sintetizando sobre as mesmas na práxis pedagógica diária, a avaliação no processo de ensino aprendizagem, bem como a avaliação numa visão mediadora da aprendizagem com base em obras de Hoffmann (2017, 2019), Luckesi (1999, 2011), Libâneo (2006), Mello e Souza (2005) e Sousa (2000). A partir das análises teóricas e da pesquisa de campo entendemos que a avaliação é um aspecto próprio e inseparável da educação, através da avaliação é possível verificar se o ensino foi eficaz para que alcançasse a aprendizagem dos alunos, deve também ser considerada como algo que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Notamos que atualmente a avaliação ainda é praticada com a finalidade de aprovar ou reprovar, como fim classificatório, porém felizmente vem ganhando uma nova roupagem, sendo entendida de uma forma mais abrangente, uma vez que é um dos componentes mais significativos do processo de ensino aprendizagem. Então, mesmo sabendo que o processo de avaliar é complexo o professor deve ser reflexivo, um polivalente na sua atuação, deve se autoavaliar continuamente, pois como mediador do processo de ensino aprendizagem é necessário que se tenha uma formação e ação voltadas para o bem estar e desenvolvimento do aluno, ou seja, tanto o aluno como o professor deve ser submetido a avaliações porque ensino e aprendizagem encontram-se intrinsicamente ligados exercendo uma relação de interação, de causa e consequência. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Flávia Maria daNunes, Cícera Alves2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/284210.14295/idonline.v14i53.2842ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 95-1071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842/4507Direitos autorais 2021 Flávia Maria da Silva, Cícera Alves Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa |
title |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa |
spellingShingle |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa Silva, Flávia Maria da Aprendizagem. Avaliação. Dimensões. Ensino |
title_short |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa |
title_full |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa |
title_fullStr |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa |
title_full_unstemmed |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa |
title_sort |
Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma Dinâmica Pedagógica na Visão de Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa / Assessment and its Dimensions in the Teaching-Learning Process: A Pedagogical Dynamics in the View of Hoffmann, Libâneo, Luckesi, Mello e Souza e, Sousa |
author |
Silva, Flávia Maria da |
author_facet |
Silva, Flávia Maria da Nunes, Cícera Alves |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Cícera Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Flávia Maria da Nunes, Cícera Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Avaliação. Dimensões. Ensino |
topic |
Aprendizagem. Avaliação. Dimensões. Ensino |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O presente artigo fez uma análise sobre os conhecimentos e teorias relacionados à avaliação e suas dimensões no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo compreender essas dimensões. Sintetizando sobre as mesmas na práxis pedagógica diária, a avaliação no processo de ensino aprendizagem, bem como a avaliação numa visão mediadora da aprendizagem com base em obras de Hoffmann (2017, 2019), Luckesi (1999, 2011), Libâneo (2006), Mello e Souza (2005) e Sousa (2000). A partir das análises teóricas e da pesquisa de campo entendemos que a avaliação é um aspecto próprio e inseparável da educação, através da avaliação é possível verificar se o ensino foi eficaz para que alcançasse a aprendizagem dos alunos, deve também ser considerada como algo que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Notamos que atualmente a avaliação ainda é praticada com a finalidade de aprovar ou reprovar, como fim classificatório, porém felizmente vem ganhando uma nova roupagem, sendo entendida de uma forma mais abrangente, uma vez que é um dos componentes mais significativos do processo de ensino aprendizagem. Então, mesmo sabendo que o processo de avaliar é complexo o professor deve ser reflexivo, um polivalente na sua atuação, deve se autoavaliar continuamente, pois como mediador do processo de ensino aprendizagem é necessário que se tenha uma formação e ação voltadas para o bem estar e desenvolvimento do aluno, ou seja, tanto o aluno como o professor deve ser submetido a avaliações porque ensino e aprendizagem encontram-se intrinsicamente ligados exercendo uma relação de interação, de causa e consequência. |
description |
Resumo: O presente artigo fez uma análise sobre os conhecimentos e teorias relacionados à avaliação e suas dimensões no processo de ensino aprendizagem, tendo como objetivo compreender essas dimensões. Sintetizando sobre as mesmas na práxis pedagógica diária, a avaliação no processo de ensino aprendizagem, bem como a avaliação numa visão mediadora da aprendizagem com base em obras de Hoffmann (2017, 2019), Luckesi (1999, 2011), Libâneo (2006), Mello e Souza (2005) e Sousa (2000). A partir das análises teóricas e da pesquisa de campo entendemos que a avaliação é um aspecto próprio e inseparável da educação, através da avaliação é possível verificar se o ensino foi eficaz para que alcançasse a aprendizagem dos alunos, deve também ser considerada como algo que contribui para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos. Notamos que atualmente a avaliação ainda é praticada com a finalidade de aprovar ou reprovar, como fim classificatório, porém felizmente vem ganhando uma nova roupagem, sendo entendida de uma forma mais abrangente, uma vez que é um dos componentes mais significativos do processo de ensino aprendizagem. Então, mesmo sabendo que o processo de avaliar é complexo o professor deve ser reflexivo, um polivalente na sua atuação, deve se autoavaliar continuamente, pois como mediador do processo de ensino aprendizagem é necessário que se tenha uma formação e ação voltadas para o bem estar e desenvolvimento do aluno, ou seja, tanto o aluno como o professor deve ser submetido a avaliações porque ensino e aprendizagem encontram-se intrinsicamente ligados exercendo uma relação de interação, de causa e consequência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842 10.14295/idonline.v14i53.2842 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i53.2842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2842/4507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Flávia Maria da Silva, Cícera Alves Nunes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Flávia Maria da Silva, Cícera Alves Nunes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 95-107 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037425716953088 |