Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Novaes Nascimento, Patricia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbosa, Mirella Cristina Leto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/730
Resumo: Introdução: O ambiente mercadológico na área da saúde está cada vez mais competitivo, principalmente para o Enfermeiro, que devido a ampliação das graduações sofre com competitividade no mercado, que exige uma boa qualificação e dinamismo para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e cientifico que surge. Objetivos: Averiguar em estudos, as perspectivas dos graduandos em Enfermagem sobre o atual mercado de trabalho. Especificamente, objetiva-se caracterizar o perfil dos alunos, analisar o processo de formação acadêmica e expectativas profissionais, e apresentar as principais competências e habilidades para o desenvolvimento profissional. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura, com base numa pesquisa estudo bibliográfica sobre a temática. A busca dos estudos foi realizada em bases de dados do LILACS, Scielo e Google acadêmico. O critério de inclusão foi de pesquisas que abordem as perspectivas dos graduandos em enfermagem quanto ao seu futuro profissional. Resultados: A análise dos estudos permite perceber que as principais demandas dos graduandos quanto à inserção no mercado de trabalho se relacionam com a insegurança e a dificuldade de relacionar o conhecimento teórico com a prática profissional. Além disso, percebe-se que a visão dos graduandos sobre o futuro profissional reflete as oportunidades experimentadas durante a graduação. Conclusão: Diante da necessidade atendimento das demandas da área da saúde, deve-se implementar mudanças curriculares no programa de graduação em Enfermagem nos últimos anos, buscando atingir essa prática diferenciada, para que os futuros Enfermeiros possam desenvolver-se profissionalmente, de modo crítico e reflexivo, atendendo todas as necessidades do mercado de trabalho.
id IPES_94d901ac88349316a48892c8e2619b14
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/730
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de TrabalhoEnfermagem, Graduação; Mercado de TrabalhoIntrodução: O ambiente mercadológico na área da saúde está cada vez mais competitivo, principalmente para o Enfermeiro, que devido a ampliação das graduações sofre com competitividade no mercado, que exige uma boa qualificação e dinamismo para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e cientifico que surge. Objetivos: Averiguar em estudos, as perspectivas dos graduandos em Enfermagem sobre o atual mercado de trabalho. Especificamente, objetiva-se caracterizar o perfil dos alunos, analisar o processo de formação acadêmica e expectativas profissionais, e apresentar as principais competências e habilidades para o desenvolvimento profissional. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura, com base numa pesquisa estudo bibliográfica sobre a temática. A busca dos estudos foi realizada em bases de dados do LILACS, Scielo e Google acadêmico. O critério de inclusão foi de pesquisas que abordem as perspectivas dos graduandos em enfermagem quanto ao seu futuro profissional. Resultados: A análise dos estudos permite perceber que as principais demandas dos graduandos quanto à inserção no mercado de trabalho se relacionam com a insegurança e a dificuldade de relacionar o conhecimento teórico com a prática profissional. Além disso, percebe-se que a visão dos graduandos sobre o futuro profissional reflete as oportunidades experimentadas durante a graduação. Conclusão: Diante da necessidade atendimento das demandas da área da saúde, deve-se implementar mudanças curriculares no programa de graduação em Enfermagem nos últimos anos, buscando atingir essa prática diferenciada, para que os futuros Enfermeiros possam desenvolver-se profissionalmente, de modo crítico e reflexivo, atendendo todas as necessidades do mercado de trabalho.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNovaes Nascimento, PatriciaBarbosa, Mirella Cristina Leto2017-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/73010.14295/idonline.v11i35.730ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 267-2781981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/730/1023Direitos autorais 2021 Patricia Novaes Nascimento, Mirella Cristina Leto Barbosahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-09T00:55:25Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho
title Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho
spellingShingle Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho
Novaes Nascimento, Patricia
Enfermagem, Graduação; Mercado de Trabalho
title_short Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho
title_full Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho
title_fullStr Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho
title_full_unstemmed Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho
title_sort Perspectivas dos Graduandos de Enfermagem Frante ao Mercado de Trabalho
author Novaes Nascimento, Patricia
author_facet Novaes Nascimento, Patricia
Barbosa, Mirella Cristina Leto
author_role author
author2 Barbosa, Mirella Cristina Leto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Novaes Nascimento, Patricia
Barbosa, Mirella Cristina Leto
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem, Graduação; Mercado de Trabalho
topic Enfermagem, Graduação; Mercado de Trabalho
dc.description.none.fl_txt_mv Introdução: O ambiente mercadológico na área da saúde está cada vez mais competitivo, principalmente para o Enfermeiro, que devido a ampliação das graduações sofre com competitividade no mercado, que exige uma boa qualificação e dinamismo para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e cientifico que surge. Objetivos: Averiguar em estudos, as perspectivas dos graduandos em Enfermagem sobre o atual mercado de trabalho. Especificamente, objetiva-se caracterizar o perfil dos alunos, analisar o processo de formação acadêmica e expectativas profissionais, e apresentar as principais competências e habilidades para o desenvolvimento profissional. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura, com base numa pesquisa estudo bibliográfica sobre a temática. A busca dos estudos foi realizada em bases de dados do LILACS, Scielo e Google acadêmico. O critério de inclusão foi de pesquisas que abordem as perspectivas dos graduandos em enfermagem quanto ao seu futuro profissional. Resultados: A análise dos estudos permite perceber que as principais demandas dos graduandos quanto à inserção no mercado de trabalho se relacionam com a insegurança e a dificuldade de relacionar o conhecimento teórico com a prática profissional. Além disso, percebe-se que a visão dos graduandos sobre o futuro profissional reflete as oportunidades experimentadas durante a graduação. Conclusão: Diante da necessidade atendimento das demandas da área da saúde, deve-se implementar mudanças curriculares no programa de graduação em Enfermagem nos últimos anos, buscando atingir essa prática diferenciada, para que os futuros Enfermeiros possam desenvolver-se profissionalmente, de modo crítico e reflexivo, atendendo todas as necessidades do mercado de trabalho.
description Introdução: O ambiente mercadológico na área da saúde está cada vez mais competitivo, principalmente para o Enfermeiro, que devido a ampliação das graduações sofre com competitividade no mercado, que exige uma boa qualificação e dinamismo para acompanhar o desenvolvimento tecnológico e cientifico que surge. Objetivos: Averiguar em estudos, as perspectivas dos graduandos em Enfermagem sobre o atual mercado de trabalho. Especificamente, objetiva-se caracterizar o perfil dos alunos, analisar o processo de formação acadêmica e expectativas profissionais, e apresentar as principais competências e habilidades para o desenvolvimento profissional. Métodos: O estudo trata-se de uma revisão de literatura, com base numa pesquisa estudo bibliográfica sobre a temática. A busca dos estudos foi realizada em bases de dados do LILACS, Scielo e Google acadêmico. O critério de inclusão foi de pesquisas que abordem as perspectivas dos graduandos em enfermagem quanto ao seu futuro profissional. Resultados: A análise dos estudos permite perceber que as principais demandas dos graduandos quanto à inserção no mercado de trabalho se relacionam com a insegurança e a dificuldade de relacionar o conhecimento teórico com a prática profissional. Além disso, percebe-se que a visão dos graduandos sobre o futuro profissional reflete as oportunidades experimentadas durante a graduação. Conclusão: Diante da necessidade atendimento das demandas da área da saúde, deve-se implementar mudanças curriculares no programa de graduação em Enfermagem nos últimos anos, buscando atingir essa prática diferenciada, para que os futuros Enfermeiros possam desenvolver-se profissionalmente, de modo crítico e reflexivo, atendendo todas as necessidades do mercado de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/730
10.14295/idonline.v11i35.730
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/730
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i35.730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/730/1023
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Patricia Novaes Nascimento, Mirella Cristina Leto Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Patricia Novaes Nascimento, Mirella Cristina Leto Barbosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 35 (2017); 267-278
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037429899722752