Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
Texto Completo: | https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/110155 |
Resumo: | A transição da universidade para o mercado de trabalho tem se tornado, para os graduandos, um momento de angústia, dúvida e insegurança, muitas vezes, por não se sentirem preparados para enfrentar a realidade profissional. Nesta dissertação, analisou-se como o jovem vivencia o momento pré-formatura e se prepara para sua inserção profissional, buscando identificar as ações dos jovens graduandos ao longo da formação acadêmica que impactaram nesse momento de transição, bem como a visão dos graduandos sobre a realidade do mercado. Realizou-se um grupo focal com estudantes de IES pública e privada. Ao todo foram cinco jovens que cursavam a partir do penúltimo semestre. Os dados coletados submetidos a análise de conteúdo resultaram em seis categorias: a importância da experiência prática na transição da universidade para o mercado de trabalho; as escolhas feitas ao longo do percurso acadêmico; o suporte oferecido pela IES nesse momento de transição; o mercado de trabalho; a realidade das profissões; e o projeto profissional. Os resultados mostram que os participantes vivenciam os sentimentos de insegurança e dúvidas quanto à inserção profissional e que também concordaram ser de grande importância a aprendizagem prática para um bom preparo profissional. Relataram sobre as exigências do mercado e sobre as condições ruins de trabalho de suas profissões. Percebeu-se o pouco ou nenhum apoio das IES quanto a esse momento de transição no que diz respeito a cursos, palestras ou programas sobre desenvolvimento profissional. E, por fim, os jovens assumiram não saberem como elaborar um projeto profissional que dê norte para seus objetivos de profissão. Em conclusão, a pesquisa aponta como sendo uma necessidade dos jovens a organização de suas ações para uma melhor inserção no mercado de trabalho, embora os dados mostrem que os estudantes não saibam como realizá-la. Com isso, conclui-se também que o papel de suporte das IES aos graduandos é de grande relevância nesse período de transição, auxiliando-os com programas e palestras que orientem acerca do desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Jovens; Universidade; Mercado de trabalho; Projeto profissional. |
id |
UFOR_70447949475048eefb02903354cc9265 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::110155 |
network_acronym_str |
UFOR |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository_id_str |
|
spelling |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandosFrom the university to the job market : the perspective of transition in graduating studentsTrabalho - Aspectos psicológicosMercado de trabalhoUniversidadeA transição da universidade para o mercado de trabalho tem se tornado, para os graduandos, um momento de angústia, dúvida e insegurança, muitas vezes, por não se sentirem preparados para enfrentar a realidade profissional. Nesta dissertação, analisou-se como o jovem vivencia o momento pré-formatura e se prepara para sua inserção profissional, buscando identificar as ações dos jovens graduandos ao longo da formação acadêmica que impactaram nesse momento de transição, bem como a visão dos graduandos sobre a realidade do mercado. Realizou-se um grupo focal com estudantes de IES pública e privada. Ao todo foram cinco jovens que cursavam a partir do penúltimo semestre. Os dados coletados submetidos a análise de conteúdo resultaram em seis categorias: a importância da experiência prática na transição da universidade para o mercado de trabalho; as escolhas feitas ao longo do percurso acadêmico; o suporte oferecido pela IES nesse momento de transição; o mercado de trabalho; a realidade das profissões; e o projeto profissional. Os resultados mostram que os participantes vivenciam os sentimentos de insegurança e dúvidas quanto à inserção profissional e que também concordaram ser de grande importância a aprendizagem prática para um bom preparo profissional. Relataram sobre as exigências do mercado e sobre as condições ruins de trabalho de suas profissões. Percebeu-se o pouco ou nenhum apoio das IES quanto a esse momento de transição no que diz respeito a cursos, palestras ou programas sobre desenvolvimento profissional. E, por fim, os jovens assumiram não saberem como elaborar um projeto profissional que dê norte para seus objetivos de profissão. Em conclusão, a pesquisa aponta como sendo uma necessidade dos jovens a organização de suas ações para uma melhor inserção no mercado de trabalho, embora os dados mostrem que os estudantes não saibam como realizá-la. Com isso, conclui-se também que o papel de suporte das IES aos graduandos é de grande relevância nesse período de transição, auxiliando-os com programas e palestras que orientem acerca do desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Jovens; Universidade; Mercado de trabalho; Projeto profissional.The transition from university to the job market has become, for students graduating from college, a moment of distress, doubt and insecurity, often because they don¿t feel prepared to face their professional reality. In this research, we analyzed how the students experience the moment before graduation and prepare for their professional placement, seeking to identify which actions by the students along their academic training had an impact on this transition moment, as well as the students¿ point of view of the market reality. A focus group took place with five students in the last two semesters of their courses. The content of the data collected was analyzed and resulted in six categories: the importance of practical experience in the transition from university to the job market; the choices made during academic training; the support offered by the university in this transition moment; the job market; the reality of the professions; and the professional project. The results show that all participants experience feelings of insecurity and doubt related to their professional placement and that all participants agree that experiential learning is very important for a good professional development. They discussed the demands of the job market and bad working conditions in their professions. It was noticed how the universities offered little to no support to this transition moment when it comes to courses, lectures or programs about professional development. Lastly, the students admitted not knowing how to prepare a professional project that can guide them towards their professional goals. In conclusion, the research indicates, as a students¿ need, the organization of their actions for a better professional placement, although data shows that the students don¿t know how to do it. With that, it can also be concluded that the role of the universities as support to the graduating students is of great relevance in this period of transition, helping them with programs and lectures that guide the students toward professional development. Keywords: Transition; University; Job market; Professional project.Matos, Tereza Gláucia RochaMatos, Tereza Gláucia RochaTeixeira, Marco Antônio PereiraViana, Luciana Maria MaiaUniversidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaOliveira, Andreza Almeida Alves de2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/110155https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/17108Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 101040porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFORinstname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR)instacron:UNIFORinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-23T21:31:56Zoai::110155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.unifor.br/bdtdONGhttp://dspace.unifor.br/oai/requestbib@unifor.br||bib@unifor.bropendoar:2024-01-23T21:31:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos From the university to the job market : the perspective of transition in graduating students |
title |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos |
spellingShingle |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos Oliveira, Andreza Almeida Alves de Trabalho - Aspectos psicológicos Mercado de trabalho Universidade |
title_short |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos |
title_full |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos |
title_fullStr |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos |
title_full_unstemmed |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos |
title_sort |
Da universidade ao mercado de trabalho: a perspectiva da transição de jovens graduandos |
author |
Oliveira, Andreza Almeida Alves de |
author_facet |
Oliveira, Andreza Almeida Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Tereza Gláucia Rocha Matos, Tereza Gláucia Rocha Teixeira, Marco Antônio Pereira Viana, Luciana Maria Maia Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Andreza Almeida Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho - Aspectos psicológicos Mercado de trabalho Universidade |
topic |
Trabalho - Aspectos psicológicos Mercado de trabalho Universidade |
description |
A transição da universidade para o mercado de trabalho tem se tornado, para os graduandos, um momento de angústia, dúvida e insegurança, muitas vezes, por não se sentirem preparados para enfrentar a realidade profissional. Nesta dissertação, analisou-se como o jovem vivencia o momento pré-formatura e se prepara para sua inserção profissional, buscando identificar as ações dos jovens graduandos ao longo da formação acadêmica que impactaram nesse momento de transição, bem como a visão dos graduandos sobre a realidade do mercado. Realizou-se um grupo focal com estudantes de IES pública e privada. Ao todo foram cinco jovens que cursavam a partir do penúltimo semestre. Os dados coletados submetidos a análise de conteúdo resultaram em seis categorias: a importância da experiência prática na transição da universidade para o mercado de trabalho; as escolhas feitas ao longo do percurso acadêmico; o suporte oferecido pela IES nesse momento de transição; o mercado de trabalho; a realidade das profissões; e o projeto profissional. Os resultados mostram que os participantes vivenciam os sentimentos de insegurança e dúvidas quanto à inserção profissional e que também concordaram ser de grande importância a aprendizagem prática para um bom preparo profissional. Relataram sobre as exigências do mercado e sobre as condições ruins de trabalho de suas profissões. Percebeu-se o pouco ou nenhum apoio das IES quanto a esse momento de transição no que diz respeito a cursos, palestras ou programas sobre desenvolvimento profissional. E, por fim, os jovens assumiram não saberem como elaborar um projeto profissional que dê norte para seus objetivos de profissão. Em conclusão, a pesquisa aponta como sendo uma necessidade dos jovens a organização de suas ações para uma melhor inserção no mercado de trabalho, embora os dados mostrem que os estudantes não saibam como realizá-la. Com isso, conclui-se também que o papel de suporte das IES aos graduandos é de grande relevância nesse período de transição, auxiliando-os com programas e palestras que orientem acerca do desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Jovens; Universidade; Mercado de trabalho; Projeto profissional. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/110155 |
url |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/110155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://uol.unifor.br/auth-sophia/exibicao/17108 Disponibilidade forma física: Existe obra impressa de código : 101040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR instname:Universidade de Fortaleza (UNIFOR) instacron:UNIFOR |
instname_str |
Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
instacron_str |
UNIFOR |
institution |
UNIFOR |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNIFOR - Universidade de Fortaleza (UNIFOR) |
repository.mail.fl_str_mv |
bib@unifor.br||bib@unifor.br |
_version_ |
1815437302734782464 |