Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Veronaldo José da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Leal, Leonardo Carrera Campos, Raposo, Carolina Guimarães, Gomes, Kathiane Galdino Maia, Ceolin, Alessandra Carla, Correia-Neto, Jorge da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3463
Resumo: Resumo: A presente pesquisa busca analisar como se comporta o Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) quando utilizado pela população como ferramenta de controle social. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo, realizada por meio de um estudo de caso em um município de médio porte da região metropolitana do Recife/PE. Foram analisados os pedidos de acesso à informação recebidos pelo e-SIC quanto aos órgãos mais demandados, prazo de atendimento e assunto do pedido. Os resultados apontam que dos 101 pedidos registrados no primeiro semestre de 2021, 87 (86,14%) foram válidos. Os órgãos mais demandados foram a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Educação, com 19 solicitações cada. A maioria das solicitações (54) foi atendida dentro do prazo legal, mas 23 extrapolaram o prazo e sem justificativa pelos seus entes, descumprindo a Lei de Acesso à Informação (LAI). Palavras-chave: Acesso à Informação, Gestão Pública, Accountability, e-SIC, Transparência.Abstract: This research seeks to analyze how the Electronic Citizen Information Service (e-SIC) behaves when used by the population as a tool for social control. This is an exploratory and descriptive research, of a qualitative nature, carried out through a case study in a medium-sized municipality in the metropolitan region of Recife/PE. Requests for access to information received by the e-SIC were analyzed regarding the most demanded bodies, service deadline and subject of the request. The results indicate that of the 101 applications registered in the first half of 2021, 87 (86.14%) were valid. The most demanded bodies were the Finance Department and the Education Department, with 19 requests each. Most requests (54) were answered within the legal deadline, but 23 exceeded the deadline and without justification by their entities, breaching the Access to Information Law (LAI).Keywords: Access to Information, Public Management, Accountability, e-SIC, Transparency.
id IPES_989bc642ff3fe7c438342396ca0ec0a7
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3463
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information ServiceAcesso à InformaçãoGestão PúblicaAccountabilitye-SICTransparência.Resumo: A presente pesquisa busca analisar como se comporta o Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) quando utilizado pela população como ferramenta de controle social. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo, realizada por meio de um estudo de caso em um município de médio porte da região metropolitana do Recife/PE. Foram analisados os pedidos de acesso à informação recebidos pelo e-SIC quanto aos órgãos mais demandados, prazo de atendimento e assunto do pedido. Os resultados apontam que dos 101 pedidos registrados no primeiro semestre de 2021, 87 (86,14%) foram válidos. Os órgãos mais demandados foram a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Educação, com 19 solicitações cada. A maioria das solicitações (54) foi atendida dentro do prazo legal, mas 23 extrapolaram o prazo e sem justificativa pelos seus entes, descumprindo a Lei de Acesso à Informação (LAI). Palavras-chave: Acesso à Informação, Gestão Pública, Accountability, e-SIC, Transparência.Abstract: This research seeks to analyze how the Electronic Citizen Information Service (e-SIC) behaves when used by the population as a tool for social control. This is an exploratory and descriptive research, of a qualitative nature, carried out through a case study in a medium-sized municipality in the metropolitan region of Recife/PE. Requests for access to information received by the e-SIC were analyzed regarding the most demanded bodies, service deadline and subject of the request. The results indicate that of the 101 applications registered in the first half of 2021, 87 (86.14%) were valid. The most demanded bodies were the Finance Department and the Education Department, with 19 requests each. Most requests (54) were answered within the legal deadline, but 23 exceeded the deadline and without justification by their entities, breaching the Access to Information Law (LAI).Keywords: Access to Information, Public Management, Accountability, e-SIC, Transparency.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/346310.14295/idonline.v16i60.3463ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 825-8481981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3463/5407Copyright (c) 2022 Gislene Farias de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Veronaldo José da SilvaLeal, Leonardo Carrera CamposRaposo, Carolina GuimarãesGomes, Kathiane Galdino MaiaCeolin, Alessandra CarlaCorreia-Neto, Jorge da Silva2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3463Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service
title Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service
spellingShingle Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service
Campos, Veronaldo José da Silva
Acesso à Informação
Gestão Pública
Accountability
e-SIC
Transparência.
title_short Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service
title_full Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service
title_fullStr Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service
title_full_unstemmed Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service
title_sort Transparência no Serviço Público Municipal: analisando as solicitações do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão / Transparency in the Municipal Public Service: analyzing requests from the Electronic Citizen Information Service
author Campos, Veronaldo José da Silva
author_facet Campos, Veronaldo José da Silva
Leal, Leonardo Carrera Campos
Raposo, Carolina Guimarães
Gomes, Kathiane Galdino Maia
Ceolin, Alessandra Carla
Correia-Neto, Jorge da Silva
author_role author
author2 Leal, Leonardo Carrera Campos
Raposo, Carolina Guimarães
Gomes, Kathiane Galdino Maia
Ceolin, Alessandra Carla
Correia-Neto, Jorge da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Veronaldo José da Silva
Leal, Leonardo Carrera Campos
Raposo, Carolina Guimarães
Gomes, Kathiane Galdino Maia
Ceolin, Alessandra Carla
Correia-Neto, Jorge da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso à Informação
Gestão Pública
Accountability
e-SIC
Transparência.
topic Acesso à Informação
Gestão Pública
Accountability
e-SIC
Transparência.
description Resumo: A presente pesquisa busca analisar como se comporta o Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC) quando utilizado pela população como ferramenta de controle social. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo, realizada por meio de um estudo de caso em um município de médio porte da região metropolitana do Recife/PE. Foram analisados os pedidos de acesso à informação recebidos pelo e-SIC quanto aos órgãos mais demandados, prazo de atendimento e assunto do pedido. Os resultados apontam que dos 101 pedidos registrados no primeiro semestre de 2021, 87 (86,14%) foram válidos. Os órgãos mais demandados foram a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Educação, com 19 solicitações cada. A maioria das solicitações (54) foi atendida dentro do prazo legal, mas 23 extrapolaram o prazo e sem justificativa pelos seus entes, descumprindo a Lei de Acesso à Informação (LAI). Palavras-chave: Acesso à Informação, Gestão Pública, Accountability, e-SIC, Transparência.Abstract: This research seeks to analyze how the Electronic Citizen Information Service (e-SIC) behaves when used by the population as a tool for social control. This is an exploratory and descriptive research, of a qualitative nature, carried out through a case study in a medium-sized municipality in the metropolitan region of Recife/PE. Requests for access to information received by the e-SIC were analyzed regarding the most demanded bodies, service deadline and subject of the request. The results indicate that of the 101 applications registered in the first half of 2021, 87 (86.14%) were valid. The most demanded bodies were the Finance Department and the Education Department, with 19 requests each. Most requests (54) were answered within the legal deadline, but 23 exceeded the deadline and without justification by their entities, breaching the Access to Information Law (LAI).Keywords: Access to Information, Public Management, Accountability, e-SIC, Transparency.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3463
10.14295/idonline.v16i60.3463
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3463
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3463/5407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Gislene Farias de Oliveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Gislene Farias de Oliveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 825-848
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945379553280