O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175 |
Resumo: | A Educação a Distância caracteriza-se pela superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA para o desenvolvimento da EaD e formação de qualidade no ensino superior. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevista feita à Coordenação do Polo, para a construção de um perfil estrutural e organizacional, e da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. A contribuição do Polo estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD. |
id |
IPES_9b0ff299b9e73d75df832d4265f60449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2175 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of BrazilEducação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Apoio PedagógicoA Educação a Distância caracteriza-se pela superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA para o desenvolvimento da EaD e formação de qualidade no ensino superior. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevista feita à Coordenação do Polo, para a construção de um perfil estrutural e organizacional, e da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. A contribuição do Polo estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCavalcante, Kellison LimaSilva, Fernando Roberto Ferreira2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/217510.14295/idonline.v13i48.2175ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 561-5721981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175/3413Direitos autorais 2021 Kellison Lima Cavalcante, Fernando Roberto Ferreira Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T04:13:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil |
title |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil |
spellingShingle |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil Cavalcante, Kellison Lima Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Apoio Pedagógico |
title_short |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil |
title_full |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil |
title_fullStr |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil |
title_full_unstemmed |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil |
title_sort |
O Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA e o desenvolvimento da educação a distância na Universidade Aberta do Brasil / The Polo Classroom Support of the Juazeiro-Bahia (Brazil) and the development of distance education at the Open University of Brazil |
author |
Cavalcante, Kellison Lima |
author_facet |
Cavalcante, Kellison Lima Silva, Fernando Roberto Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fernando Roberto Ferreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Kellison Lima Silva, Fernando Roberto Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Apoio Pedagógico |
topic |
Educação a Distância; Universidade Aberta do Brasil; Apoio Pedagógico |
description |
A Educação a Distância caracteriza-se pela superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA para o desenvolvimento da EaD e formação de qualidade no ensino superior. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a realização de entrevista feita à Coordenação do Polo, para a construção de um perfil estrutural e organizacional, e da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. A contribuição do Polo estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175 10.14295/idonline.v13i48.2175 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2175/3413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Kellison Lima Cavalcante, Fernando Roberto Ferreira Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Kellison Lima Cavalcante, Fernando Roberto Ferreira Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 561-572 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957031329792 |