Clima organizacional no setor público: Diagnóstico e propostas desenvolvidas em unidade da Defensoria Pública da União / Organizational climate in the public sector: diagnosis and proposals developed at the Federal Public Defender's Unit
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Data de Publicação: | 2020 |
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Resumo: | Resumo: Este estudo objetiva analisar o clima organizacional no âmbito do setor público em uma unidade da Defensoria Pública da União para, posteriormente, propor um plano de ação para a gestão do clima naquela unidade. Para tanto, realizou-se pesquisa quantitativa-descritiva, os dados foram coletados em entrevista com gestores, aplicação de questionários com servidores, terceirizados e estagiários e de observação participante. A análise dos dados obtidos demonstrou que o relacionamento entre as chefias e os colaboradores é um fator positivo na instituição e que os aspectos da comunicação e a valorização dos colaboradores são fatores que necessitam de melhorias. As conclusões apontam que o aperfeiçoamento da comunicação, a valorização do colaborador e a estruturação dos processos de gestão de pessoas podem ser adotados pelos gestores locais visando melhorias do ambiente de trabalho na unidade sem implicar aumento de despesas, mudança legislativa ou mesmo intervenção da cúpula do órgão. Palavras-chave: Diagnóstico de clima organizacional. Gestão Pública. Defensoria Pública da União. Práticas de gestão. |
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Clima organizacional no setor público: Diagnóstico e propostas desenvolvidas em unidade da Defensoria Pública da União / Organizational climate in the public sector: diagnosis and proposals developed at the Federal Public Defender's UnitDiagnóstico de clima organizacional. Gestão Pública. Defensoria Pública da União. Práticas de gestãoResumo: Este estudo objetiva analisar o clima organizacional no âmbito do setor público em uma unidade da Defensoria Pública da União para, posteriormente, propor um plano de ação para a gestão do clima naquela unidade. Para tanto, realizou-se pesquisa quantitativa-descritiva, os dados foram coletados em entrevista com gestores, aplicação de questionários com servidores, terceirizados e estagiários e de observação participante. A análise dos dados obtidos demonstrou que o relacionamento entre as chefias e os colaboradores é um fator positivo na instituição e que os aspectos da comunicação e a valorização dos colaboradores são fatores que necessitam de melhorias. As conclusões apontam que o aperfeiçoamento da comunicação, a valorização do colaborador e a estruturação dos processos de gestão de pessoas podem ser adotados pelos gestores locais visando melhorias do ambiente de trabalho na unidade sem implicar aumento de despesas, mudança legislativa ou mesmo intervenção da cúpula do órgão. Palavras-chave: Diagnóstico de clima organizacional. Gestão Pública. Defensoria Pública da União. Práticas de gestão.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMenezes, Mariana Oliveira dePinto, Aparecida Gonçalves BandeiraSantiago, Alvany Maria dos Santos2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/292310.14295/idonline.v14i53.2923ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 890-9121981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2923/4627Direitos autorais 2021 Mariana Oliveira de Menezes, Aparecida Gonçalves Bandeira Pinto, Alvany Maria dos Santos Santiagohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-19T12:49:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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