O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria de Fátima da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3603
Resumo: Resumo: Na presente pesquisa realizamos uma abordagem de como as atividades lúdicas são essenciais na Educação Infantil e de como os seus feitos ocasionam o desenvolvimento de habilidades nas crianças, além do incentivo ao crescimento e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. No artigo em questão como objetivo geral analisamos as contribuições de atividades lúdicas na Educação Infantil, evidenciamos a importância de desenvolver essas práticas ainda quando crianças e apresentamos a docentes, futuros docentes e a comunidade em geral que as brincadeiras promovem a formação de um cidadão participativo, reflexivo e crítico. Como aporte teórico mencionamos os estudos desenvolvidos por Almeida (1995); Luckesi (2000) e Vygotsky (1984) dentre outros contribuintes. Contamos com uma pesquisa de metodologia, em termos de estudo e análises, de natureza qualitativa. Em relação ao objetivo do estudo é de origem exploratória e procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica. O interesse pela presente temática em abordagem surge através das disciplinas de estágio vivenciados de forma prática na Educação Infantil. A Educação Infantil pautada em um ensino lúdico evidencia que a aprendizagem se torna algo prazeroso e mais efetivo para as crianças. A alegria envolvida, a energia faz com que se tenha uma maior dedicação para realizar essas ações que vão além do pedagógico.  O lúdico não pode ser tido como um passatempo, essa concepção precisa ser desconstruída e ser entendida que é uma experiência voltada para algum conhecimento e que está sendo trabalhado além do pensamento individual, o coletivo. O brincar, o lúdico não é desenvolvido sem nenhuma perspectiva, ao contrário, vários valores são abordados e colocados em prática para que a criança internaliza e leve esses valores para além da sala de aula.Palavras-Chave: Educação Infantil. Lúdico. Práticas pedagógicas. Abstract:In the present research we carried out an approach of how playful activities are essential in Early Childhood Education and how their achievements lead to the development of skills in children, in addition to encouraging the growth and improvement of pedagogical practices. In the article in question, as a general objective, we analyze the contributions of playful activities in Early Childhood Education, we highlight the importance of developing these practices even when children and we present to teachers, future teachers and the community in general that games promote the formation of a participatory citizen, reflective and critical. As a theoretical contribution, we mention the studies developed by Almeida (1995); Luckesi (2000) and Vygotsky (1984) among other contributors. We have a methodology research, in terms of study and analysis, of a qualitative nature. In relation to the objective of the study is of exploratory origin and technical procedures of bibliographic research. The interest in the present theme in approach arises through the internship disciplines experienced in a practical way in Early Childhood Education. Early childhood education based on playful teaching shows that learning becomes something pleasurable and more effective for children. The joy involved, the energy makes one have a greater dedication to carry out these actions that go beyond the pedagogical. The ludic cannot be seen as a hobby, this conception needs to be deconstructed and understood that it is an experience focused on some knowledge and that is being worked on beyond individual, collective thinking. Playing, the ludic is not developed without any perspective, on the contrary, several values are addressed and put into practice so that the child internalizes and takes these values beyond the classroom.Keywords: Early Childhood Education. Ludic. Pedagogical practices.  
id IPES_9daf350b0fdd6cc484dae89f69763f35
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3603
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with PlayEducação Infantil. Lúdico. Práticas pedagógicasResumo: Na presente pesquisa realizamos uma abordagem de como as atividades lúdicas são essenciais na Educação Infantil e de como os seus feitos ocasionam o desenvolvimento de habilidades nas crianças, além do incentivo ao crescimento e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. No artigo em questão como objetivo geral analisamos as contribuições de atividades lúdicas na Educação Infantil, evidenciamos a importância de desenvolver essas práticas ainda quando crianças e apresentamos a docentes, futuros docentes e a comunidade em geral que as brincadeiras promovem a formação de um cidadão participativo, reflexivo e crítico. Como aporte teórico mencionamos os estudos desenvolvidos por Almeida (1995); Luckesi (2000) e Vygotsky (1984) dentre outros contribuintes. Contamos com uma pesquisa de metodologia, em termos de estudo e análises, de natureza qualitativa. Em relação ao objetivo do estudo é de origem exploratória e procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica. O interesse pela presente temática em abordagem surge através das disciplinas de estágio vivenciados de forma prática na Educação Infantil. A Educação Infantil pautada em um ensino lúdico evidencia que a aprendizagem se torna algo prazeroso e mais efetivo para as crianças. A alegria envolvida, a energia faz com que se tenha uma maior dedicação para realizar essas ações que vão além do pedagógico.  O lúdico não pode ser tido como um passatempo, essa concepção precisa ser desconstruída e ser entendida que é uma experiência voltada para algum conhecimento e que está sendo trabalhado além do pensamento individual, o coletivo. O brincar, o lúdico não é desenvolvido sem nenhuma perspectiva, ao contrário, vários valores são abordados e colocados em prática para que a criança internaliza e leve esses valores para além da sala de aula.Palavras-Chave: Educação Infantil. Lúdico. Práticas pedagógicas. Abstract:In the present research we carried out an approach of how playful activities are essential in Early Childhood Education and how their achievements lead to the development of skills in children, in addition to encouraging the growth and improvement of pedagogical practices. In the article in question, as a general objective, we analyze the contributions of playful activities in Early Childhood Education, we highlight the importance of developing these practices even when children and we present to teachers, future teachers and the community in general that games promote the formation of a participatory citizen, reflective and critical. As a theoretical contribution, we mention the studies developed by Almeida (1995); Luckesi (2000) and Vygotsky (1984) among other contributors. We have a methodology research, in terms of study and analysis, of a qualitative nature. In relation to the objective of the study is of exploratory origin and technical procedures of bibliographic research. The interest in the present theme in approach arises through the internship disciplines experienced in a practical way in Early Childhood Education. Early childhood education based on playful teaching shows that learning becomes something pleasurable and more effective for children. The joy involved, the energy makes one have a greater dedication to carry out these actions that go beyond the pedagogical. The ludic cannot be seen as a hobby, this conception needs to be deconstructed and understood that it is an experience focused on some knowledge and that is being worked on beyond individual, collective thinking. Playing, the ludic is not developed without any perspective, on the contrary, several values are addressed and put into practice so that the child internalizes and takes these values beyond the classroom.Keywords: Early Childhood Education. Ludic. Pedagogical practices.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/360310.14295/idonline.v16i63.3603ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 560-5691981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3603/5677Copyright (c) 2022 Maria de Fátima da Silva Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Maria de Fátima da SilvaMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2023-01-04T12:46:31Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3603Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:31ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play
title O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play
spellingShingle O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play
Coelho, Maria de Fátima da Silva
Educação Infantil. Lúdico. Práticas pedagógicas
title_short O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play
title_full O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play
title_fullStr O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play
title_full_unstemmed O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play
title_sort O Lúdico na Educação Infantil: Aprender com o Brincar / The Playful in Early Childhood Education: Learning with Play
author Coelho, Maria de Fátima da Silva
author_facet Coelho, Maria de Fátima da Silva
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Maria de Fátima da Silva
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Lúdico. Práticas pedagógicas
topic Educação Infantil. Lúdico. Práticas pedagógicas
description Resumo: Na presente pesquisa realizamos uma abordagem de como as atividades lúdicas são essenciais na Educação Infantil e de como os seus feitos ocasionam o desenvolvimento de habilidades nas crianças, além do incentivo ao crescimento e aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. No artigo em questão como objetivo geral analisamos as contribuições de atividades lúdicas na Educação Infantil, evidenciamos a importância de desenvolver essas práticas ainda quando crianças e apresentamos a docentes, futuros docentes e a comunidade em geral que as brincadeiras promovem a formação de um cidadão participativo, reflexivo e crítico. Como aporte teórico mencionamos os estudos desenvolvidos por Almeida (1995); Luckesi (2000) e Vygotsky (1984) dentre outros contribuintes. Contamos com uma pesquisa de metodologia, em termos de estudo e análises, de natureza qualitativa. Em relação ao objetivo do estudo é de origem exploratória e procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica. O interesse pela presente temática em abordagem surge através das disciplinas de estágio vivenciados de forma prática na Educação Infantil. A Educação Infantil pautada em um ensino lúdico evidencia que a aprendizagem se torna algo prazeroso e mais efetivo para as crianças. A alegria envolvida, a energia faz com que se tenha uma maior dedicação para realizar essas ações que vão além do pedagógico.  O lúdico não pode ser tido como um passatempo, essa concepção precisa ser desconstruída e ser entendida que é uma experiência voltada para algum conhecimento e que está sendo trabalhado além do pensamento individual, o coletivo. O brincar, o lúdico não é desenvolvido sem nenhuma perspectiva, ao contrário, vários valores são abordados e colocados em prática para que a criança internaliza e leve esses valores para além da sala de aula.Palavras-Chave: Educação Infantil. Lúdico. Práticas pedagógicas. Abstract:In the present research we carried out an approach of how playful activities are essential in Early Childhood Education and how their achievements lead to the development of skills in children, in addition to encouraging the growth and improvement of pedagogical practices. In the article in question, as a general objective, we analyze the contributions of playful activities in Early Childhood Education, we highlight the importance of developing these practices even when children and we present to teachers, future teachers and the community in general that games promote the formation of a participatory citizen, reflective and critical. As a theoretical contribution, we mention the studies developed by Almeida (1995); Luckesi (2000) and Vygotsky (1984) among other contributors. We have a methodology research, in terms of study and analysis, of a qualitative nature. In relation to the objective of the study is of exploratory origin and technical procedures of bibliographic research. The interest in the present theme in approach arises through the internship disciplines experienced in a practical way in Early Childhood Education. Early childhood education based on playful teaching shows that learning becomes something pleasurable and more effective for children. The joy involved, the energy makes one have a greater dedication to carry out these actions that go beyond the pedagogical. The ludic cannot be seen as a hobby, this conception needs to be deconstructed and understood that it is an experience focused on some knowledge and that is being worked on beyond individual, collective thinking. Playing, the ludic is not developed without any perspective, on the contrary, several values are addressed and put into practice so that the child internalizes and takes these values beyond the classroom.Keywords: Early Childhood Education. Ludic. Pedagogical practices.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3603
10.14295/idonline.v16i63.3603
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3603
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3603/5677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Maria de Fátima da Silva Coelho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Maria de Fátima da Silva Coelho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 560-569
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945960464384