O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Michelly Pereira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira, Verônica Rejane de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822
Resumo: Resumo: O trabalho em questão trata-se de um estudo teórico que tem como temática a ludicidade nas aulas de Educação Infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança. Esse estudo pautou-se em materiais já publicados e as discussões estão sedimentadas em autores como: Luckesi (2009), Friedmean (1996), Maluf (2009), além de autores que discutem o tema em tela. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem. Apresentamos uma breve discussão sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil numa perspectiva contemporânea enquanto instrumento recreativo e facilitador da aprendizagem e da construção do conhecimento; ao mesmo tempo, analisamos criticamente sobre o tema em questão e apresentamos alguns benefícios que o brincar proporciona à criança e seus efeitos na vida adulta. Concluímos ratificando que o lúdico é extremamente importante no processo pedagógico tendo em vista os efeitos na vida da criança e no seu desenvolvimento - em todos os aspectos, sejam eles afetivos, sociais, cognitivos, físicos etc. Compreendemos que essa discussão é relevante e necessária, uma vez que aborda a prática pedagógica na perspectiva da ludicidade. 
id IPES_7e5a2ed5c71e1d4d3559ba2676d4af20
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2822
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood EducationAprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática PedagógicaResumo: O trabalho em questão trata-se de um estudo teórico que tem como temática a ludicidade nas aulas de Educação Infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança. Esse estudo pautou-se em materiais já publicados e as discussões estão sedimentadas em autores como: Luckesi (2009), Friedmean (1996), Maluf (2009), além de autores que discutem o tema em tela. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem. Apresentamos uma breve discussão sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil numa perspectiva contemporânea enquanto instrumento recreativo e facilitador da aprendizagem e da construção do conhecimento; ao mesmo tempo, analisamos criticamente sobre o tema em questão e apresentamos alguns benefícios que o brincar proporciona à criança e seus efeitos na vida adulta. Concluímos ratificando que o lúdico é extremamente importante no processo pedagógico tendo em vista os efeitos na vida da criança e no seu desenvolvimento - em todos os aspectos, sejam eles afetivos, sociais, cognitivos, físicos etc. Compreendemos que essa discussão é relevante e necessária, uma vez que aborda a prática pedagógica na perspectiva da ludicidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Michelly Pereira deTeixeira, Verônica Rejane de Lima2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/282210.14295/idonline.v14i53.2822ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 27-401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822/4502Direitos autorais 2021 Michelly Pereira de Souza, Verônica Rejane de Lima Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T14:48:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
spellingShingle O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
Souza, Michelly Pereira de
Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática Pedagógica
title_short O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title_full O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title_fullStr O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title_full_unstemmed O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
title_sort O Lúdico no Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil / The Ludic in the Teaching and Learning Process in Early Childhood Education
author Souza, Michelly Pereira de
author_facet Souza, Michelly Pereira de
Teixeira, Verônica Rejane de Lima
author_role author
author2 Teixeira, Verônica Rejane de Lima
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Michelly Pereira de
Teixeira, Verônica Rejane de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática Pedagógica
topic Aprendizagem. Educação Infantil. Ludicidade. Prática Pedagógica
description Resumo: O trabalho em questão trata-se de um estudo teórico que tem como temática a ludicidade nas aulas de Educação Infantil e suas implicações no desenvolvimento da criança. Esse estudo pautou-se em materiais já publicados e as discussões estão sedimentadas em autores como: Luckesi (2009), Friedmean (1996), Maluf (2009), além de autores que discutem o tema em tela. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de desenvolvimento das crianças na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem. Apresentamos uma breve discussão sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil numa perspectiva contemporânea enquanto instrumento recreativo e facilitador da aprendizagem e da construção do conhecimento; ao mesmo tempo, analisamos criticamente sobre o tema em questão e apresentamos alguns benefícios que o brincar proporciona à criança e seus efeitos na vida adulta. Concluímos ratificando que o lúdico é extremamente importante no processo pedagógico tendo em vista os efeitos na vida da criança e no seu desenvolvimento - em todos os aspectos, sejam eles afetivos, sociais, cognitivos, físicos etc. Compreendemos que essa discussão é relevante e necessária, uma vez que aborda a prática pedagógica na perspectiva da ludicidade. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822
10.14295/idonline.v14i53.2822
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2822/4502
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Michelly Pereira de Souza, Verônica Rejane de Lima Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Michelly Pereira de Souza, Verônica Rejane de Lima Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 27-40
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053947129626624