A Importância da Participação da Família na Educação Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sheylla Michelle Barros
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1452
Resumo: O presente texto visa iniciar uma relação à cerca das interações família/escola, buscando desconstruir preconceitos que cercam os modelos de famílias na atualidade. Aponta que os papéis da família e da escola se modificaram ao longo das últimas décadas a ponto de, na atualidade, serem coautoras das decisões administrativas, pedagógicas e sociais nas unidades escolares. A relação família/escola, nos dias atuais, tem que ser levado em conta um conjunto de determinantes da nossa realidade que cada vez mais, exige o desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades dos alunos, para que se relacionem com os demais integrantes da comunidade escolar e da sociedade em que estão inseridos sendo essa a justificativa para esse estudo que traz como questão verificar como está essa relação e como objetivo analisar interações família/escola.   O texto traz como resultado uma reflexão sobre a prática pedagógica, com maior intercâmbio com a família, as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade, bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos, é importante que a escola mantenha relação de parceria com a família. A metodologia para desenvolver este trabalho aconteceu através da pesquisa bibliográfica, permitindo reflexões críticas e possibilitando alteração da realidade social, numa abordagem qualitativa com base na corrente teórica do materialismo dialético. Esses foram os pressupostos que nortearam o rumo da investigação sobre o papel da família no desempenho escolar das crianças. Ao realizar o projeto fez-se necessária uma análise da realidade institucional da educação, do perfil de seus alunos.                                                  
id IPES_9f795037f8851a0c4bccec4e19c6fbf4
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1452
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Importância da Participação da Família na Educação EscolarParticipação. Família. EducaçãoO presente texto visa iniciar uma relação à cerca das interações família/escola, buscando desconstruir preconceitos que cercam os modelos de famílias na atualidade. Aponta que os papéis da família e da escola se modificaram ao longo das últimas décadas a ponto de, na atualidade, serem coautoras das decisões administrativas, pedagógicas e sociais nas unidades escolares. A relação família/escola, nos dias atuais, tem que ser levado em conta um conjunto de determinantes da nossa realidade que cada vez mais, exige o desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades dos alunos, para que se relacionem com os demais integrantes da comunidade escolar e da sociedade em que estão inseridos sendo essa a justificativa para esse estudo que traz como questão verificar como está essa relação e como objetivo analisar interações família/escola.   O texto traz como resultado uma reflexão sobre a prática pedagógica, com maior intercâmbio com a família, as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade, bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos, é importante que a escola mantenha relação de parceria com a família. A metodologia para desenvolver este trabalho aconteceu através da pesquisa bibliográfica, permitindo reflexões críticas e possibilitando alteração da realidade social, numa abordagem qualitativa com base na corrente teórica do materialismo dialético. Esses foram os pressupostos que nortearam o rumo da investigação sobre o papel da família no desempenho escolar das crianças. Ao realizar o projeto fez-se necessária uma análise da realidade institucional da educação, do perfil de seus alunos.                                                  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Sheylla Michelle BarrosSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/145210.14295/idonline.v12i42.1452ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 491-5021981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1452/2101Direitos autorais 2021 Sheylla Michelle Barros Ferreira, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
title A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
spellingShingle A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
Ferreira, Sheylla Michelle Barros
Participação. Família. Educação
title_short A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
title_full A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
title_fullStr A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
title_full_unstemmed A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
title_sort A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
author Ferreira, Sheylla Michelle Barros
author_facet Ferreira, Sheylla Michelle Barros
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sheylla Michelle Barros
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Participação. Família. Educação
topic Participação. Família. Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O presente texto visa iniciar uma relação à cerca das interações família/escola, buscando desconstruir preconceitos que cercam os modelos de famílias na atualidade. Aponta que os papéis da família e da escola se modificaram ao longo das últimas décadas a ponto de, na atualidade, serem coautoras das decisões administrativas, pedagógicas e sociais nas unidades escolares. A relação família/escola, nos dias atuais, tem que ser levado em conta um conjunto de determinantes da nossa realidade que cada vez mais, exige o desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades dos alunos, para que se relacionem com os demais integrantes da comunidade escolar e da sociedade em que estão inseridos sendo essa a justificativa para esse estudo que traz como questão verificar como está essa relação e como objetivo analisar interações família/escola.   O texto traz como resultado uma reflexão sobre a prática pedagógica, com maior intercâmbio com a família, as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade, bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos, é importante que a escola mantenha relação de parceria com a família. A metodologia para desenvolver este trabalho aconteceu através da pesquisa bibliográfica, permitindo reflexões críticas e possibilitando alteração da realidade social, numa abordagem qualitativa com base na corrente teórica do materialismo dialético. Esses foram os pressupostos que nortearam o rumo da investigação sobre o papel da família no desempenho escolar das crianças. Ao realizar o projeto fez-se necessária uma análise da realidade institucional da educação, do perfil de seus alunos.                                                  
description O presente texto visa iniciar uma relação à cerca das interações família/escola, buscando desconstruir preconceitos que cercam os modelos de famílias na atualidade. Aponta que os papéis da família e da escola se modificaram ao longo das últimas décadas a ponto de, na atualidade, serem coautoras das decisões administrativas, pedagógicas e sociais nas unidades escolares. A relação família/escola, nos dias atuais, tem que ser levado em conta um conjunto de determinantes da nossa realidade que cada vez mais, exige o desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades dos alunos, para que se relacionem com os demais integrantes da comunidade escolar e da sociedade em que estão inseridos sendo essa a justificativa para esse estudo que traz como questão verificar como está essa relação e como objetivo analisar interações família/escola.   O texto traz como resultado uma reflexão sobre a prática pedagógica, com maior intercâmbio com a família, as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade, bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos, é importante que a escola mantenha relação de parceria com a família. A metodologia para desenvolver este trabalho aconteceu através da pesquisa bibliográfica, permitindo reflexões críticas e possibilitando alteração da realidade social, numa abordagem qualitativa com base na corrente teórica do materialismo dialético. Esses foram os pressupostos que nortearam o rumo da investigação sobre o papel da família no desempenho escolar das crianças. Ao realizar o projeto fez-se necessária uma análise da realidade institucional da educação, do perfil de seus alunos.                                                  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1452
10.14295/idonline.v12i42.1452
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1452
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1452/2101
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Sheylla Michelle Barros Ferreira, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Sheylla Michelle Barros Ferreira, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 491-502
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037422733754368