A Importância da Participação da Família na Educação Escolar
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1452 |
Resumo: | O presente texto visa iniciar uma relação à cerca das interações família/escola, buscando desconstruir preconceitos que cercam os modelos de famílias na atualidade. Aponta que os papéis da família e da escola se modificaram ao longo das últimas décadas a ponto de, na atualidade, serem coautoras das decisões administrativas, pedagógicas e sociais nas unidades escolares. A relação família/escola, nos dias atuais, tem que ser levado em conta um conjunto de determinantes da nossa realidade que cada vez mais, exige o desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades dos alunos, para que se relacionem com os demais integrantes da comunidade escolar e da sociedade em que estão inseridos sendo essa a justificativa para esse estudo que traz como questão verificar como está essa relação e como objetivo analisar interações família/escola. O texto traz como resultado uma reflexão sobre a prática pedagógica, com maior intercâmbio com a família, as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade, bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos, é importante que a escola mantenha relação de parceria com a família. A metodologia para desenvolver este trabalho aconteceu através da pesquisa bibliográfica, permitindo reflexões críticas e possibilitando alteração da realidade social, numa abordagem qualitativa com base na corrente teórica do materialismo dialético. Esses foram os pressupostos que nortearam o rumo da investigação sobre o papel da família no desempenho escolar das crianças. Ao realizar o projeto fez-se necessária uma análise da realidade institucional da educação, do perfil de seus alunos. |
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A Importância da Participação da Família na Educação EscolarParticipação. Família. EducaçãoO presente texto visa iniciar uma relação à cerca das interações família/escola, buscando desconstruir preconceitos que cercam os modelos de famílias na atualidade. Aponta que os papéis da família e da escola se modificaram ao longo das últimas décadas a ponto de, na atualidade, serem coautoras das decisões administrativas, pedagógicas e sociais nas unidades escolares. A relação família/escola, nos dias atuais, tem que ser levado em conta um conjunto de determinantes da nossa realidade que cada vez mais, exige o desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades dos alunos, para que se relacionem com os demais integrantes da comunidade escolar e da sociedade em que estão inseridos sendo essa a justificativa para esse estudo que traz como questão verificar como está essa relação e como objetivo analisar interações família/escola. O texto traz como resultado uma reflexão sobre a prática pedagógica, com maior intercâmbio com a família, as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade, bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos, é importante que a escola mantenha relação de parceria com a família. A metodologia para desenvolver este trabalho aconteceu através da pesquisa bibliográfica, permitindo reflexões críticas e possibilitando alteração da realidade social, numa abordagem qualitativa com base na corrente teórica do materialismo dialético. Esses foram os pressupostos que nortearam o rumo da investigação sobre o papel da família no desempenho escolar das crianças. Ao realizar o projeto fez-se necessária uma análise da realidade institucional da educação, do perfil de seus alunos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Sheylla Michelle BarrosSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/145210.14295/idonline.v12i42.1452ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 491-5021981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1452/2101Direitos autorais 2021 Sheylla Michelle Barros Ferreira, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O presente texto visa iniciar uma relação à cerca das interações família/escola, buscando desconstruir preconceitos que cercam os modelos de famílias na atualidade. Aponta que os papéis da família e da escola se modificaram ao longo das últimas décadas a ponto de, na atualidade, serem coautoras das decisões administrativas, pedagógicas e sociais nas unidades escolares. A relação família/escola, nos dias atuais, tem que ser levado em conta um conjunto de determinantes da nossa realidade que cada vez mais, exige o desenvolvimento da aprendizagem, competências e habilidades dos alunos, para que se relacionem com os demais integrantes da comunidade escolar e da sociedade em que estão inseridos sendo essa a justificativa para esse estudo que traz como questão verificar como está essa relação e como objetivo analisar interações família/escola. O texto traz como resultado uma reflexão sobre a prática pedagógica, com maior intercâmbio com a família, as relações entre o envolvimento da família com a vida escolar e a aprendizagem. A família reflete os problemas da sociedade, bem como a presença ou ausência de valores nos diversos contextos, é importante que a escola mantenha relação de parceria com a família. A metodologia para desenvolver este trabalho aconteceu através da pesquisa bibliográfica, permitindo reflexões críticas e possibilitando alteração da realidade social, numa abordagem qualitativa com base na corrente teórica do materialismo dialético. Esses foram os pressupostos que nortearam o rumo da investigação sobre o papel da família no desempenho escolar das crianças. Ao realizar o projeto fez-se necessária uma análise da realidade institucional da educação, do perfil de seus alunos. |
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