Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fernanda Coelho de Figueiredo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinheiro, Francisco Alves, Duarte, Francisco Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2608
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de desligamento dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia do campus Juazeiro-BA da Univasf entre os anos de 2012 e 2016. O estudo possui caráter descritivo, com procedimentos de levantamento documental junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O procedimento é normatizado e possui critérios de desligamento. Contabilizou-se 1352 processos e 890 discentes envolvidos. O inciso VI da normativa correspondeu a 39% dos processos; o III a 31%, o II a 19% e o V a 8%. Dificuldade com a matéria, conciliar trabalho e estudo e dificuldades financeiras foram as justificativas mais citadas pelos discentes. 40% dos processos resultaram em desligamento e 25% resultaram na reintegração. O custo do aluno desligado foi calculado torno de 50 milhões de reais. Dos alunos que passaram pelos processos 2,94% formaram e 73,73% perderam o vínculo com a universidade. O tempo médio de duração dos processos ficou em torno de 6,94 meses. 
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spelling Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São FranciscoEnsino superior, processos de desligamento; reintegração; desligamentoO objetivo deste trabalho é analisar o processo de desligamento dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia do campus Juazeiro-BA da Univasf entre os anos de 2012 e 2016. O estudo possui caráter descritivo, com procedimentos de levantamento documental junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O procedimento é normatizado e possui critérios de desligamento. Contabilizou-se 1352 processos e 890 discentes envolvidos. O inciso VI da normativa correspondeu a 39% dos processos; o III a 31%, o II a 19% e o V a 8%. Dificuldade com a matéria, conciliar trabalho e estudo e dificuldades financeiras foram as justificativas mais citadas pelos discentes. 40% dos processos resultaram em desligamento e 25% resultaram na reintegração. O custo do aluno desligado foi calculado torno de 50 milhões de reais. Dos alunos que passaram pelos processos 2,94% formaram e 73,73% perderam o vínculo com a universidade. O tempo médio de duração dos processos ficou em torno de 6,94 meses. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSoares, Fernanda Coelho de FigueiredoPinheiro, Francisco AlvesDuarte, Francisco Ricardo2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/260810.14295/idonline.v14i51.2608ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 435-4501981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2608/4072Direitos autorais 2021 Fernanda Coelho de Figueiredo Soares, Francisco Alves Pinheiro, Francisco Ricardo Duartehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T18:39:03Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
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