Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria Daniele Lungas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Cícera Alves Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775
Resumo: Resumo: Neste artigo científico buscamos discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da educação básica. A partir da questão principal do estudo “por que desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula da educação básica?” a pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional. Apresentamos na sequência como a BNCC compreende o tema, e por fim, apresentamos a discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais em prol da promoção da saúde mental das crianças e adolescentes. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou ratificar a necessidade de se implantar as competências socioemocionais em sala de aula na educação básica brasileira.  
id IPES_a0e3b9b8259dbc109481335feb9de497
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2775
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the ClassroomCompetênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionaisResumo: Neste artigo científico buscamos discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da educação básica. A partir da questão principal do estudo “por que desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula da educação básica?” a pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional. Apresentamos na sequência como a BNCC compreende o tema, e por fim, apresentamos a discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais em prol da promoção da saúde mental das crianças e adolescentes. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou ratificar a necessidade de se implantar as competências socioemocionais em sala de aula na educação básica brasileira.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCarneiro, Maria Daniele LungasLopes, Cícera Alves Nunes2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/277510.14295/idonline.v14i53.2775ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 1-141981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775/4615Direitos autorais 2021 Maria Daniele Lungas Carneiro, Cícera Alves Nunes Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-04T19:40:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
title Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
spellingShingle Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
Carneiro, Maria Daniele Lungas
Competênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionais
title_short Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
title_full Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
title_fullStr Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
title_full_unstemmed Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
title_sort Desenvolvimento das Competências Socioemocionais em Sala de Aula / Development of Socioemotional Skills in the Classroom
author Carneiro, Maria Daniele Lungas
author_facet Carneiro, Maria Daniele Lungas
Lopes, Cícera Alves Nunes
author_role author
author2 Lopes, Cícera Alves Nunes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Maria Daniele Lungas
Lopes, Cícera Alves Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Competênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionais
topic Competênciais sociemocionais. Educação socioemocional. Habilidades socioemocionais
description Resumo: Neste artigo científico buscamos discutir a importância das competências socioemocionais em sala de aula da educação básica. A partir da questão principal do estudo “por que desenvolver as competências socioemocionais em sala de aula da educação básica?” a pesquisa foi desenvolvida discutindo inicialmente os fundamentos conceituais das competências socioemocionais, contextualizando com a educação socioemocional. Apresentamos na sequência como a BNCC compreende o tema, e por fim, apresentamos a discussão sobre o papel do professor no desenvolvimento das competências socioemocionais em prol da promoção da saúde mental das crianças e adolescentes. O método utilizado foi uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo. A análise dos resultados da pesquisa possibilitou ratificar a necessidade de se implantar as competências socioemocionais em sala de aula na educação básica brasileira.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775
10.14295/idonline.v14i53.2775
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i53.2775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2775/4615
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Daniele Lungas Carneiro, Cícera Alves Nunes Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Daniele Lungas Carneiro, Cícera Alves Nunes Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 53 (2020); 1-14
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953938030592