A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Elaine Ferreira Banja
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Centurión, Diosnel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848
Resumo:  O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância dos contos de fadas na construção da personalidade infantil, por ser um veículo transmissor de valores humanos e éticos, necessários para a formação de vínculos afetivos nos alunos. Trata-se de um estudo baseado em autores de referências sobre o tema.  Os resultados permitiram constatar a relevância do uso dos contos de fada como estratégia didática, pois estes parecem benificiar as crianças nos aspectos afetivos, cognitivo, psíquico e social. As atividades lúdicas que envolvem personagens, ajudam a criança a se identificarem e, administrar melhor seus diferentes estados emocionais. Assuntos como certo e errado, diferenças entre o bem e o mal, são internalizadas com maior facilidade, ajudando na expressão dos sentimientos pelas crianças. É preciso pois, que sejam incluídas políticas públicas que privilegiem a preparação continuada dos docentes, e dotação de recursos financeiro às escolas, de forma que estes possam levar a cabo suas funções de maneira mais efetiva. 
id IPES_a2b3b5be0d1567723b1ba3fca723ec49
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1848
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the ChildContos de fadas; Valores éticos; Educação infantil. O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância dos contos de fadas na construção da personalidade infantil, por ser um veículo transmissor de valores humanos e éticos, necessários para a formação de vínculos afetivos nos alunos. Trata-se de um estudo baseado em autores de referências sobre o tema.  Os resultados permitiram constatar a relevância do uso dos contos de fada como estratégia didática, pois estes parecem benificiar as crianças nos aspectos afetivos, cognitivo, psíquico e social. As atividades lúdicas que envolvem personagens, ajudam a criança a se identificarem e, administrar melhor seus diferentes estados emocionais. Assuntos como certo e errado, diferenças entre o bem e o mal, são internalizadas com maior facilidade, ajudando na expressão dos sentimientos pelas crianças. É preciso pois, que sejam incluídas políticas públicas que privilegiem a preparação continuada dos docentes, e dotação de recursos financeiro às escolas, de forma que estes possam levar a cabo suas funções de maneira mais efetiva. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFernandes, Elaine Ferreira BanjaCenturión, Diosnel2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/184810.14295/idonline.v13i45.1848ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 392-4141981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848/2689Direitos autorais 2021 Elaine Ferreira Banja Fernandes, Diosnel Centuriónhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T13:44:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
title A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
spellingShingle A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
Fernandes, Elaine Ferreira Banja
Contos de fadas; Valores éticos; Educação infantil.
title_short A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
title_full A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
title_fullStr A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
title_full_unstemmed A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
title_sort A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
author Fernandes, Elaine Ferreira Banja
author_facet Fernandes, Elaine Ferreira Banja
Centurión, Diosnel
author_role author
author2 Centurión, Diosnel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Elaine Ferreira Banja
Centurión, Diosnel
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas; Valores éticos; Educação infantil.
topic Contos de fadas; Valores éticos; Educação infantil.
description  O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância dos contos de fadas na construção da personalidade infantil, por ser um veículo transmissor de valores humanos e éticos, necessários para a formação de vínculos afetivos nos alunos. Trata-se de um estudo baseado em autores de referências sobre o tema.  Os resultados permitiram constatar a relevância do uso dos contos de fada como estratégia didática, pois estes parecem benificiar as crianças nos aspectos afetivos, cognitivo, psíquico e social. As atividades lúdicas que envolvem personagens, ajudam a criança a se identificarem e, administrar melhor seus diferentes estados emocionais. Assuntos como certo e errado, diferenças entre o bem e o mal, são internalizadas com maior facilidade, ajudando na expressão dos sentimientos pelas crianças. É preciso pois, que sejam incluídas políticas públicas que privilegiem a preparação continuada dos docentes, e dotação de recursos financeiro às escolas, de forma que estes possam levar a cabo suas funções de maneira mais efetiva. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848
10.14295/idonline.v13i45.1848
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848/2689
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Elaine Ferreira Banja Fernandes, Diosnel Centurión
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Elaine Ferreira Banja Fernandes, Diosnel Centurión
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 392-414
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053947125432320