A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância dos contos de fadas na construção da personalidade infantil, por ser um veículo transmissor de valores humanos e éticos, necessários para a formação de vínculos afetivos nos alunos. Trata-se de um estudo baseado em autores de referências sobre o tema. Os resultados permitiram constatar a relevância do uso dos contos de fada como estratégia didática, pois estes parecem benificiar as crianças nos aspectos afetivos, cognitivo, psíquico e social. As atividades lúdicas que envolvem personagens, ajudam a criança a se identificarem e, administrar melhor seus diferentes estados emocionais. Assuntos como certo e errado, diferenças entre o bem e o mal, são internalizadas com maior facilidade, ajudando na expressão dos sentimientos pelas crianças. É preciso pois, que sejam incluídas políticas públicas que privilegiem a preparação continuada dos docentes, e dotação de recursos financeiro às escolas, de forma que estes possam levar a cabo suas funções de maneira mais efetiva. |
id |
IPES_a2b3b5be0d1567723b1ba3fca723ec49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1848 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the ChildContos de fadas; Valores éticos; Educação infantil. O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância dos contos de fadas na construção da personalidade infantil, por ser um veículo transmissor de valores humanos e éticos, necessários para a formação de vínculos afetivos nos alunos. Trata-se de um estudo baseado em autores de referências sobre o tema. Os resultados permitiram constatar a relevância do uso dos contos de fada como estratégia didática, pois estes parecem benificiar as crianças nos aspectos afetivos, cognitivo, psíquico e social. As atividades lúdicas que envolvem personagens, ajudam a criança a se identificarem e, administrar melhor seus diferentes estados emocionais. Assuntos como certo e errado, diferenças entre o bem e o mal, são internalizadas com maior facilidade, ajudando na expressão dos sentimientos pelas crianças. É preciso pois, que sejam incluídas políticas públicas que privilegiem a preparação continuada dos docentes, e dotação de recursos financeiro às escolas, de forma que estes possam levar a cabo suas funções de maneira mais efetiva. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFernandes, Elaine Ferreira BanjaCenturión, Diosnel2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/184810.14295/idonline.v13i45.1848ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 392-4141981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848/2689Direitos autorais 2021 Elaine Ferreira Banja Fernandes, Diosnel Centuriónhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T13:44:41Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child |
title |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child |
spellingShingle |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child Fernandes, Elaine Ferreira Banja Contos de fadas; Valores éticos; Educação infantil. |
title_short |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child |
title_full |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child |
title_fullStr |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child |
title_full_unstemmed |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child |
title_sort |
A Literatura Infantil: Contos de Fadas na Formação Integral da Criança / The Children's Literature: Fairy Tales in the Integral Formation of the Child |
author |
Fernandes, Elaine Ferreira Banja |
author_facet |
Fernandes, Elaine Ferreira Banja Centurión, Diosnel |
author_role |
author |
author2 |
Centurión, Diosnel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Elaine Ferreira Banja Centurión, Diosnel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contos de fadas; Valores éticos; Educação infantil. |
topic |
Contos de fadas; Valores éticos; Educação infantil. |
description |
O presente estudo tem como objetivo discutir a relevância dos contos de fadas na construção da personalidade infantil, por ser um veículo transmissor de valores humanos e éticos, necessários para a formação de vínculos afetivos nos alunos. Trata-se de um estudo baseado em autores de referências sobre o tema. Os resultados permitiram constatar a relevância do uso dos contos de fada como estratégia didática, pois estes parecem benificiar as crianças nos aspectos afetivos, cognitivo, psíquico e social. As atividades lúdicas que envolvem personagens, ajudam a criança a se identificarem e, administrar melhor seus diferentes estados emocionais. Assuntos como certo e errado, diferenças entre o bem e o mal, são internalizadas com maior facilidade, ajudando na expressão dos sentimientos pelas crianças. É preciso pois, que sejam incluídas políticas públicas que privilegiem a preparação continuada dos docentes, e dotação de recursos financeiro às escolas, de forma que estes possam levar a cabo suas funções de maneira mais efetiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848 10.14295/idonline.v13i45.1848 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i45.1848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1848/2689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elaine Ferreira Banja Fernandes, Diosnel Centurión https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elaine Ferreira Banja Fernandes, Diosnel Centurión https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 392-414 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053947125432320 |