Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v15i56.3116 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116 |
Resumo: | Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental. A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade. Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo. |
id |
IPES_a3c727f8f31619c051aa29a0ae3b2b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3116 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy ProcessAlfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental. A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade. Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLidoino, Andreia Cristina PontaroloSantos, Ismael Pereira dosSignor, Fernanda da SilvaPereira, Kellen PatríciaBraga, Lilian NayaraAlves, Anderson Ortiz2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/311610.14295/idonline.v15i56.3116ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 121-1361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116/4903Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:24:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process |
title |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process |
spellingShingle |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem. Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem. |
title_short |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process |
title_full |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process |
title_fullStr |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process |
title_sort |
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process |
author |
Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo |
author_facet |
Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo Santos, Ismael Pereira dos Signor, Fernanda da Silva Pereira, Kellen Patrícia Braga, Lilian Nayara Alves, Anderson Ortiz Santos, Ismael Pereira dos Signor, Fernanda da Silva Pereira, Kellen Patrícia Braga, Lilian Nayara Alves, Anderson Ortiz |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ismael Pereira dos Signor, Fernanda da Silva Pereira, Kellen Patrícia Braga, Lilian Nayara Alves, Anderson Ortiz |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo Santos, Ismael Pereira dos Signor, Fernanda da Silva Pereira, Kellen Patrícia Braga, Lilian Nayara Alves, Anderson Ortiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem. |
topic |
Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental. A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade. Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo. |
description |
Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental. A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade. Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116 10.14295/idonline.v15i56.3116 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i56.3116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116/4903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvez https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvez https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 121-136 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822117014101032960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v15i56.3116 |