Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Ismael Pereira dos, Signor, Fernanda da Silva, Pereira, Kellen Patrícia, Braga, Lilian Nayara, Alves, Anderson Ortiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116
Resumo: Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.
id IPES_a3c727f8f31619c051aa29a0ae3b2b33
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3116
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy ProcessAlfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLidoino, Andreia Cristina PontaroloSantos, Ismael Pereira dosSignor, Fernanda da SilvaPereira, Kellen PatríciaBraga, Lilian NayaraAlves, Anderson Ortiz2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/311610.14295/idonline.v15i56.3116ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 121-1361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116/4903Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:24:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
spellingShingle Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.
title_short Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title_full Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title_fullStr Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title_full_unstemmed Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title_sort Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
author Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
author_facet Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Santos, Ismael Pereira dos
Signor, Fernanda da Silva
Pereira, Kellen Patrícia
Braga, Lilian Nayara
Alves, Anderson Ortiz
author_role author
author2 Santos, Ismael Pereira dos
Signor, Fernanda da Silva
Pereira, Kellen Patrícia
Braga, Lilian Nayara
Alves, Anderson Ortiz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Santos, Ismael Pereira dos
Signor, Fernanda da Silva
Pereira, Kellen Patrícia
Braga, Lilian Nayara
Alves, Anderson Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.
topic Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.
dc.description.none.fl_txt_mv Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.
description Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116
10.14295/idonline.v15i56.3116
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i56.3116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116/4903
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 121-136
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037432498094080