Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Ismael Pereira dos, Signor, Fernanda da Silva, Pereira, Kellen Patrícia, Braga, Lilian Nayara, Alves, Anderson Ortiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v15i56.3116
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116
Resumo: Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.
id IPES_a3c727f8f31619c051aa29a0ae3b2b33
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3116
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy ProcessAlfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLidoino, Andreia Cristina PontaroloSantos, Ismael Pereira dosSignor, Fernanda da SilvaPereira, Kellen PatríciaBraga, Lilian NayaraAlves, Anderson Ortiz2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/311610.14295/idonline.v15i56.3116ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 121-1361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116/4903Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T19:24:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
spellingShingle Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.
Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.
title_short Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title_full Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title_fullStr Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title_full_unstemmed Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
title_sort Alfabetização e Ludicidade: Um Entrelaçamento para a Aprendizagem das Crianças no Processo de Alfabetização / Literacy and Play: An Integration for Children's Learning in the Literacy Process
author Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
author_facet Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Santos, Ismael Pereira dos
Signor, Fernanda da Silva
Pereira, Kellen Patrícia
Braga, Lilian Nayara
Alves, Anderson Ortiz
Santos, Ismael Pereira dos
Signor, Fernanda da Silva
Pereira, Kellen Patrícia
Braga, Lilian Nayara
Alves, Anderson Ortiz
author_role author
author2 Santos, Ismael Pereira dos
Signor, Fernanda da Silva
Pereira, Kellen Patrícia
Braga, Lilian Nayara
Alves, Anderson Ortiz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lidoino, Andreia Cristina Pontarolo
Santos, Ismael Pereira dos
Signor, Fernanda da Silva
Pereira, Kellen Patrícia
Braga, Lilian Nayara
Alves, Anderson Ortiz
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.
topic Alfabetização. Ludicidade. Aprendizagem.
dc.description.none.fl_txt_mv Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.
description Em busca por dialogar sobre como ocorre a alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental, apresenta-se por meio de revisão da literatura as contribuições da ludicidade no processo que envolve a alfabetização. Dessa forma, o título desse trabalho é: Alfabetização e ludicidade: um entrelaçamento para a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Evidência a problemática: Quais as contribuições da ludicidade no processo de alfabetização das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental? Seu objetivo é investigar, por meio da literatura, a importância da ludicidade no processo que envolve a alfabetização do 1º ano Ensino Fundamental.  A metodologia utilizada, pautou na revisão de literatura, sendo qualitativa com leituras sobre a temática discutida. Cabe ao professor alfabetizador, ser um investigador dessa junção entre alfabetizar com apoio da ludicidade.  Com base nos autores citados nesse trabalho fica evidente o quanto essa relação é necessária nesse processo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116
10.14295/idonline.v15i56.3116
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i56.3116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3116/4903
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ANDREIA CRISTINA PONTAROLO LIDOINO, Ismael Pereira Dos Santos, Fernanda Silva Signor, Kellen Patrícia Pereira, Lilian Nayara Braga, Anderson Ortiz Alvez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 56 (2021); 121-136
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822117014101032960
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v15i56.3116