A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53486 |
Resumo: | O presente trabalho estudou a importância da utilização dos meios lúdicos como auxílio ao processo de alfabetização, sendo esta a etapa em que a criança adquire conhecimentos de leitura, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos. Possuindo como objetivo a compreensão dos benefícios do uso jogos, e brincadeiras durante o processo de alfabetização, destacando a importância do conhecimento do professor acerca do tema, percebendo e avaliando a fase em que o aluno está, propondo atividades lúdicas assertivas para o nível em que se encontra, essas que já fazem parte da vida do educando, com a intencionalidade de impulsiona-lo, propondo que ele avance de maneira leve e divertida. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, partindo deste princípio, está baseado em livros sobre a alfabetização e sobre os meios lúdicos, percebendo as mudanças significativas com o acréscimo destas atividades que buscam proporcionar um aprendizado dinâmico. Podendo compreender desta forma, que com a utilização da ludicidade o professor promove um aprendizado dinâmico, prazeroso e efetivo ao aluno. |
id |
Krot_3a3a4a9dd1d8684d61c8c3f68946102a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53486 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoLudicidadeJogosBrincarO presente trabalho estudou a importância da utilização dos meios lúdicos como auxílio ao processo de alfabetização, sendo esta a etapa em que a criança adquire conhecimentos de leitura, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos. Possuindo como objetivo a compreensão dos benefícios do uso jogos, e brincadeiras durante o processo de alfabetização, destacando a importância do conhecimento do professor acerca do tema, percebendo e avaliando a fase em que o aluno está, propondo atividades lúdicas assertivas para o nível em que se encontra, essas que já fazem parte da vida do educando, com a intencionalidade de impulsiona-lo, propondo que ele avance de maneira leve e divertida. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, partindo deste princípio, está baseado em livros sobre a alfabetização e sobre os meios lúdicos, percebendo as mudanças significativas com o acréscimo destas atividades que buscam proporcionar um aprendizado dinâmico. Podendo compreender desta forma, que com a utilização da ludicidade o professor promove um aprendizado dinâmico, prazeroso e efetivo ao aluno.2023-05-09T11:55:45Z2023-05-09T11:55:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53486PERIÇATO, Rachel Accariniporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-09T11:55:45Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53486Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-09T11:55:45falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-09T11:55:45Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização |
title |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização |
spellingShingle |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização PERIÇATO, Rachel Accarini Alfabetização Ludicidade Jogos Brincar |
title_short |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização |
title_full |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização |
title_fullStr |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização |
title_sort |
A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização |
author |
PERIÇATO, Rachel Accarini |
author_facet |
PERIÇATO, Rachel Accarini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PERIÇATO, Rachel Accarini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Ludicidade Jogos Brincar |
topic |
Alfabetização Ludicidade Jogos Brincar |
description |
O presente trabalho estudou a importância da utilização dos meios lúdicos como auxílio ao processo de alfabetização, sendo esta a etapa em que a criança adquire conhecimentos de leitura, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos. Possuindo como objetivo a compreensão dos benefícios do uso jogos, e brincadeiras durante o processo de alfabetização, destacando a importância do conhecimento do professor acerca do tema, percebendo e avaliando a fase em que o aluno está, propondo atividades lúdicas assertivas para o nível em que se encontra, essas que já fazem parte da vida do educando, com a intencionalidade de impulsiona-lo, propondo que ele avance de maneira leve e divertida. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, partindo deste princípio, está baseado em livros sobre a alfabetização e sobre os meios lúdicos, percebendo as mudanças significativas com o acréscimo destas atividades que buscam proporcionar um aprendizado dinâmico. Podendo compreender desta forma, que com a utilização da ludicidade o professor promove um aprendizado dinâmico, prazeroso e efetivo ao aluno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-05-09T11:55:45Z 2023-05-09T11:55:45Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53486 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672929929527296 |