A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PERIÇATO, Rachel Accarini
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53486
Resumo: O presente trabalho estudou a importância da utilização dos meios lúdicos como auxílio ao processo de alfabetização, sendo esta a etapa em que a criança adquire conhecimentos de leitura, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos. Possuindo como objetivo a compreensão dos benefícios do uso jogos, e brincadeiras durante o processo de alfabetização, destacando a importância do conhecimento do professor acerca do tema, percebendo e avaliando a fase em que o aluno está, propondo atividades lúdicas assertivas para o nível em que se encontra, essas que já fazem parte da vida do educando, com a intencionalidade de impulsiona-lo, propondo que ele avance de maneira leve e divertida. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, partindo deste princípio, está baseado em livros sobre a alfabetização e sobre os meios lúdicos, percebendo as mudanças significativas com o acréscimo destas atividades que buscam proporcionar um aprendizado dinâmico. Podendo compreender desta forma, que com a utilização da ludicidade o professor promove um aprendizado dinâmico, prazeroso e efetivo ao aluno.
id Krot_3a3a4a9dd1d8684d61c8c3f68946102a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53486
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetizaçãoAlfabetizaçãoLudicidadeJogosBrincarO presente trabalho estudou a importância da utilização dos meios lúdicos como auxílio ao processo de alfabetização, sendo esta a etapa em que a criança adquire conhecimentos de leitura, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos. Possuindo como objetivo a compreensão dos benefícios do uso jogos, e brincadeiras durante o processo de alfabetização, destacando a importância do conhecimento do professor acerca do tema, percebendo e avaliando a fase em que o aluno está, propondo atividades lúdicas assertivas para o nível em que se encontra, essas que já fazem parte da vida do educando, com a intencionalidade de impulsiona-lo, propondo que ele avance de maneira leve e divertida. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, partindo deste princípio, está baseado em livros sobre a alfabetização e sobre os meios lúdicos, percebendo as mudanças significativas com o acréscimo destas atividades que buscam proporcionar um aprendizado dinâmico. Podendo compreender desta forma, que com a utilização da ludicidade o professor promove um aprendizado dinâmico, prazeroso e efetivo ao aluno.2023-05-09T11:55:45Z2023-05-09T11:55:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53486PERIÇATO, Rachel Accariniporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-09T11:55:45Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53486Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-09T11:55:45falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-09T11:55:45Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
title A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
spellingShingle A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
PERIÇATO, Rachel Accarini
Alfabetização
Ludicidade
Jogos
Brincar
title_short A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
title_full A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
title_fullStr A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
title_full_unstemmed A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
title_sort A ludicidade como auxílio ao processo de alfabetização
author PERIÇATO, Rachel Accarini
author_facet PERIÇATO, Rachel Accarini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PERIÇATO, Rachel Accarini
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Ludicidade
Jogos
Brincar
topic Alfabetização
Ludicidade
Jogos
Brincar
description O presente trabalho estudou a importância da utilização dos meios lúdicos como auxílio ao processo de alfabetização, sendo esta a etapa em que a criança adquire conhecimentos de leitura, escrita e conhecimentos lógicos matemáticos. Possuindo como objetivo a compreensão dos benefícios do uso jogos, e brincadeiras durante o processo de alfabetização, destacando a importância do conhecimento do professor acerca do tema, percebendo e avaliando a fase em que o aluno está, propondo atividades lúdicas assertivas para o nível em que se encontra, essas que já fazem parte da vida do educando, com a intencionalidade de impulsiona-lo, propondo que ele avance de maneira leve e divertida. Este trabalho é uma revisão bibliográfica, partindo deste princípio, está baseado em livros sobre a alfabetização e sobre os meios lúdicos, percebendo as mudanças significativas com o acréscimo destas atividades que buscam proporcionar um aprendizado dinâmico. Podendo compreender desta forma, que com a utilização da ludicidade o professor promove um aprendizado dinâmico, prazeroso e efetivo ao aluno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-09T11:55:45Z
2023-05-09T11:55:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53486
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672929929527296