Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maia, Maria Andrezza Gomes, Silva, Lucas Lima da, Leitão, João Antônio Carvalho, Brito, Amanda Sobreira de, Bezerra, Larissa de Carvalho, Sousa Neto, Manoel Clemente de, Feitosa, Pedro Walisson Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423
Resumo: Resumo: Este texto discute resultados de uma pesquisa sobre a influência da vulnerabilidade social no processo ensino-aprendizagem, realizada em uma escola pública no interior do Nordeste do Brasil. Pesquisas referem que a vulnerabilidade social de comunidades interfere nas oportunidades educacionais. São evidenciados mecanismos capazes de produzir vínculos intrínsecos entre vulnerabilidade social e produção da desigualdade escolar, como representações sociais desfavoráveis às populações residentes em áreas vulneráveis das cidades, falta de equipamentos públicos nos territórios, desequilíbrio familiar e escassos investimentos públicos em educação e cultura nestes espaços. Logo, este trabalho teve por objetivo analisar, através de um questionário, a percepção de professores de uma escola pública, localizada em comunidade rural no interior do Ceará, quanto à influência da vulnerabilidade social na efetivação da escolarização básica. Assim, interfaces determinantes deste paradigma social podem ser identificadas, dimensionadas, servindo de base para a definição de medidas de prevenção e de enfrentamento aos problemas que afligem crianças e suas famílias.Palavras-chave: Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem. 
id IPES_a4e45bd4d634d3e6203a7a5e63e586b7
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3423
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning ProcessPedagogia do abandonoVulnerabilidade socialAprendizagemResumo: Este texto discute resultados de uma pesquisa sobre a influência da vulnerabilidade social no processo ensino-aprendizagem, realizada em uma escola pública no interior do Nordeste do Brasil. Pesquisas referem que a vulnerabilidade social de comunidades interfere nas oportunidades educacionais. São evidenciados mecanismos capazes de produzir vínculos intrínsecos entre vulnerabilidade social e produção da desigualdade escolar, como representações sociais desfavoráveis às populações residentes em áreas vulneráveis das cidades, falta de equipamentos públicos nos territórios, desequilíbrio familiar e escassos investimentos públicos em educação e cultura nestes espaços. Logo, este trabalho teve por objetivo analisar, através de um questionário, a percepção de professores de uma escola pública, localizada em comunidade rural no interior do Ceará, quanto à influência da vulnerabilidade social na efetivação da escolarização básica. Assim, interfaces determinantes deste paradigma social podem ser identificadas, dimensionadas, servindo de base para a definição de medidas de prevenção e de enfrentamento aos problemas que afligem crianças e suas famílias.Palavras-chave: Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/342310.14295/idonline.v16i60.3423ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 90-1051981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423/5460Copyright (c) 2022 Francileide Gomes de Oliveira Feitosa, Maria Andrezza Gomes Maia, Lucas Lima da Silva, João Antônio Carvalho Leitão, Amanda Sobreira de Brito, Larissa de Carvalho Bezerra, Manoel Clemente de Sousa Neto, Pedro Walisson Gomes Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Francileide Gomes de OliveiraMaia, Maria Andrezza GomesSilva, Lucas Lima daLeitão, João Antônio CarvalhoBrito, Amanda Sobreira deBezerra, Larissa de CarvalhoSousa Neto, Manoel Clemente deFeitosa, Pedro Walisson Gomes2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3423Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
title Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
spellingShingle Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira
Pedagogia do abandono
Vulnerabilidade social
Aprendizagem
title_short Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
title_full Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
title_fullStr Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
title_full_unstemmed Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
title_sort Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
author Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira
author_facet Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira
Maia, Maria Andrezza Gomes
Silva, Lucas Lima da
Leitão, João Antônio Carvalho
Brito, Amanda Sobreira de
Bezerra, Larissa de Carvalho
Sousa Neto, Manoel Clemente de
Feitosa, Pedro Walisson Gomes
author_role author
author2 Maia, Maria Andrezza Gomes
Silva, Lucas Lima da
Leitão, João Antônio Carvalho
Brito, Amanda Sobreira de
Bezerra, Larissa de Carvalho
Sousa Neto, Manoel Clemente de
Feitosa, Pedro Walisson Gomes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira
Maia, Maria Andrezza Gomes
Silva, Lucas Lima da
Leitão, João Antônio Carvalho
Brito, Amanda Sobreira de
Bezerra, Larissa de Carvalho
Sousa Neto, Manoel Clemente de
Feitosa, Pedro Walisson Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do abandono
Vulnerabilidade social
Aprendizagem
topic Pedagogia do abandono
Vulnerabilidade social
Aprendizagem
description Resumo: Este texto discute resultados de uma pesquisa sobre a influência da vulnerabilidade social no processo ensino-aprendizagem, realizada em uma escola pública no interior do Nordeste do Brasil. Pesquisas referem que a vulnerabilidade social de comunidades interfere nas oportunidades educacionais. São evidenciados mecanismos capazes de produzir vínculos intrínsecos entre vulnerabilidade social e produção da desigualdade escolar, como representações sociais desfavoráveis às populações residentes em áreas vulneráveis das cidades, falta de equipamentos públicos nos territórios, desequilíbrio familiar e escassos investimentos públicos em educação e cultura nestes espaços. Logo, este trabalho teve por objetivo analisar, através de um questionário, a percepção de professores de uma escola pública, localizada em comunidade rural no interior do Ceará, quanto à influência da vulnerabilidade social na efetivação da escolarização básica. Assim, interfaces determinantes deste paradigma social podem ser identificadas, dimensionadas, servindo de base para a definição de medidas de prevenção e de enfrentamento aos problemas que afligem crianças e suas famílias.Palavras-chave: Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423
10.14295/idonline.v16i60.3423
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i60.3423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423/5460
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 90-105
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945303007232