Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423 |
Resumo: | Resumo: Este texto discute resultados de uma pesquisa sobre a influência da vulnerabilidade social no processo ensino-aprendizagem, realizada em uma escola pública no interior do Nordeste do Brasil. Pesquisas referem que a vulnerabilidade social de comunidades interfere nas oportunidades educacionais. São evidenciados mecanismos capazes de produzir vínculos intrínsecos entre vulnerabilidade social e produção da desigualdade escolar, como representações sociais desfavoráveis às populações residentes em áreas vulneráveis das cidades, falta de equipamentos públicos nos territórios, desequilíbrio familiar e escassos investimentos públicos em educação e cultura nestes espaços. Logo, este trabalho teve por objetivo analisar, através de um questionário, a percepção de professores de uma escola pública, localizada em comunidade rural no interior do Ceará, quanto à influência da vulnerabilidade social na efetivação da escolarização básica. Assim, interfaces determinantes deste paradigma social podem ser identificadas, dimensionadas, servindo de base para a definição de medidas de prevenção e de enfrentamento aos problemas que afligem crianças e suas famílias.Palavras-chave: Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem. |
id |
IPES_a4e45bd4d634d3e6203a7a5e63e586b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3423 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning ProcessPedagogia do abandonoVulnerabilidade socialAprendizagemResumo: Este texto discute resultados de uma pesquisa sobre a influência da vulnerabilidade social no processo ensino-aprendizagem, realizada em uma escola pública no interior do Nordeste do Brasil. Pesquisas referem que a vulnerabilidade social de comunidades interfere nas oportunidades educacionais. São evidenciados mecanismos capazes de produzir vínculos intrínsecos entre vulnerabilidade social e produção da desigualdade escolar, como representações sociais desfavoráveis às populações residentes em áreas vulneráveis das cidades, falta de equipamentos públicos nos territórios, desequilíbrio familiar e escassos investimentos públicos em educação e cultura nestes espaços. Logo, este trabalho teve por objetivo analisar, através de um questionário, a percepção de professores de uma escola pública, localizada em comunidade rural no interior do Ceará, quanto à influência da vulnerabilidade social na efetivação da escolarização básica. Assim, interfaces determinantes deste paradigma social podem ser identificadas, dimensionadas, servindo de base para a definição de medidas de prevenção e de enfrentamento aos problemas que afligem crianças e suas famílias.Palavras-chave: Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/342310.14295/idonline.v16i60.3423ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 90-1051981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423/5460Copyright (c) 2022 Francileide Gomes de Oliveira Feitosa, Maria Andrezza Gomes Maia, Lucas Lima da Silva, João Antônio Carvalho Leitão, Amanda Sobreira de Brito, Larissa de Carvalho Bezerra, Manoel Clemente de Sousa Neto, Pedro Walisson Gomes Feitosainfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Francileide Gomes de OliveiraMaia, Maria Andrezza GomesSilva, Lucas Lima daLeitão, João Antônio CarvalhoBrito, Amanda Sobreira deBezerra, Larissa de CarvalhoSousa Neto, Manoel Clemente deFeitosa, Pedro Walisson Gomes2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3423Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process |
title |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process |
spellingShingle |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira Pedagogia do abandono Vulnerabilidade social Aprendizagem |
title_short |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process |
title_full |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process |
title_fullStr |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process |
title_full_unstemmed |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process |
title_sort |
Pedagogia do Abandono: A Representação da Vulnerabilidade Social no Processo Ensino-Aprendizagem / Abandonment Pedagogy: The Representation of Social Vulnerability in the Teaching-Learning Process |
author |
Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira |
author_facet |
Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira Maia, Maria Andrezza Gomes Silva, Lucas Lima da Leitão, João Antônio Carvalho Brito, Amanda Sobreira de Bezerra, Larissa de Carvalho Sousa Neto, Manoel Clemente de Feitosa, Pedro Walisson Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Maria Andrezza Gomes Silva, Lucas Lima da Leitão, João Antônio Carvalho Brito, Amanda Sobreira de Bezerra, Larissa de Carvalho Sousa Neto, Manoel Clemente de Feitosa, Pedro Walisson Gomes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Francileide Gomes de Oliveira Maia, Maria Andrezza Gomes Silva, Lucas Lima da Leitão, João Antônio Carvalho Brito, Amanda Sobreira de Bezerra, Larissa de Carvalho Sousa Neto, Manoel Clemente de Feitosa, Pedro Walisson Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia do abandono Vulnerabilidade social Aprendizagem |
topic |
Pedagogia do abandono Vulnerabilidade social Aprendizagem |
description |
Resumo: Este texto discute resultados de uma pesquisa sobre a influência da vulnerabilidade social no processo ensino-aprendizagem, realizada em uma escola pública no interior do Nordeste do Brasil. Pesquisas referem que a vulnerabilidade social de comunidades interfere nas oportunidades educacionais. São evidenciados mecanismos capazes de produzir vínculos intrínsecos entre vulnerabilidade social e produção da desigualdade escolar, como representações sociais desfavoráveis às populações residentes em áreas vulneráveis das cidades, falta de equipamentos públicos nos territórios, desequilíbrio familiar e escassos investimentos públicos em educação e cultura nestes espaços. Logo, este trabalho teve por objetivo analisar, através de um questionário, a percepção de professores de uma escola pública, localizada em comunidade rural no interior do Ceará, quanto à influência da vulnerabilidade social na efetivação da escolarização básica. Assim, interfaces determinantes deste paradigma social podem ser identificadas, dimensionadas, servindo de base para a definição de medidas de prevenção e de enfrentamento aos problemas que afligem crianças e suas famílias.Palavras-chave: Pedagogia do abandono, Vulnerabilidade social, Aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423 10.14295/idonline.v16i60.3423 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i60.3423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3423/5460 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 90-105 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945303007232 |