As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6243 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva verificar os fatores que impactam no baixo rendimento escolar dos alunos, assim como a percepção da comunidade escolar sobre a possível relação entre vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem. Sabe-se que muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e estas podem estar relacionadas a uma série de fatores como transtornos e aspectos sociais, afetivos, e de ordem orgânica, mas persiste a dúvida sobre a influência da vulnerabilidade social neste cenário; visto que, vulnerabilidade caracteriza-se também pela impossibilidade de modificar a condição atual em que se encontram no que se refere à alimentação, higiene, educação e saúde. A desigualdade social, principalmente a fragilização dos vínculos afetivos, relacionados ou vinculados à violência prejudicam no desenvolvimento cognitivo e contribuem para aumentar a dificuldade de aprendizagem, tão crescente em nosso país. |
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As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerabilityDificuldade de aprendizagem. Vulnerabilidade social. Comunidade escolarO presente trabalho objetiva verificar os fatores que impactam no baixo rendimento escolar dos alunos, assim como a percepção da comunidade escolar sobre a possível relação entre vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem. Sabe-se que muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e estas podem estar relacionadas a uma série de fatores como transtornos e aspectos sociais, afetivos, e de ordem orgânica, mas persiste a dúvida sobre a influência da vulnerabilidade social neste cenário; visto que, vulnerabilidade caracteriza-se também pela impossibilidade de modificar a condição atual em que se encontram no que se refere à alimentação, higiene, educação e saúde. A desigualdade social, principalmente a fragilização dos vínculos afetivos, relacionados ou vinculados à violência prejudicam no desenvolvimento cognitivo e contribuem para aumentar a dificuldade de aprendizagem, tão crescente em nosso país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/624310.34117/bjdv6n1-220Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3037-3046Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3037-3046Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3037-30462525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6243/5538Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Emília Danielle França2020-03-19T17:44:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6243Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:45.411666Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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