As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Emília Danielle França
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6243
Resumo: O presente trabalho objetiva verificar os fatores que impactam no baixo rendimento escolar dos alunos, assim como a percepção da comunidade escolar sobre a possível relação entre vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem. Sabe-se que muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e estas podem estar relacionadas a uma série de fatores como transtornos e aspectos sociais, afetivos, e de ordem orgânica, mas persiste a dúvida sobre a influência da vulnerabilidade social neste cenário; visto que, vulnerabilidade caracteriza-se também pela impossibilidade de modificar a condição atual em que se encontram no que se refere à alimentação, higiene, educação e saúde. A desigualdade social, principalmente a fragilização dos vínculos afetivos, relacionados ou vinculados à violência prejudicam no desenvolvimento cognitivo e contribuem para aumentar a dificuldade de aprendizagem, tão crescente em nosso país.
id VERACRUZ-0_5ae352c1165943b0d03af5fd5146bcf6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6243
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerabilityDificuldade de aprendizagem. Vulnerabilidade social. Comunidade escolarO presente trabalho objetiva verificar os fatores que impactam no baixo rendimento escolar dos alunos, assim como a percepção da comunidade escolar sobre a possível relação entre vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem. Sabe-se que muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e estas podem estar relacionadas a uma série de fatores como transtornos e aspectos sociais, afetivos, e de ordem orgânica, mas persiste a dúvida sobre a influência da vulnerabilidade social neste cenário; visto que, vulnerabilidade caracteriza-se também pela impossibilidade de modificar a condição atual em que se encontram no que se refere à alimentação, higiene, educação e saúde. A desigualdade social, principalmente a fragilização dos vínculos afetivos, relacionados ou vinculados à violência prejudicam no desenvolvimento cognitivo e contribuem para aumentar a dificuldade de aprendizagem, tão crescente em nosso país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/624310.34117/bjdv6n1-220Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3037-3046Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3037-3046Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3037-30462525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6243/5538Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSimões, Emília Danielle França2020-03-19T17:44:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6243Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:45.411666Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
title As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
spellingShingle As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
Simões, Emília Danielle França
Dificuldade de aprendizagem. Vulnerabilidade social. Comunidade escolar
title_short As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
title_full As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
title_fullStr As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
title_full_unstemmed As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
title_sort As dificuldades de aprendizagem e a vulnerabilidade social / Learning difficulties and social vulnerability
author Simões, Emília Danielle França
author_facet Simões, Emília Danielle França
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Emília Danielle França
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de aprendizagem. Vulnerabilidade social. Comunidade escolar
topic Dificuldade de aprendizagem. Vulnerabilidade social. Comunidade escolar
description O presente trabalho objetiva verificar os fatores que impactam no baixo rendimento escolar dos alunos, assim como a percepção da comunidade escolar sobre a possível relação entre vulnerabilidade social e dificuldades de aprendizagem. Sabe-se que muitos alunos apresentam dificuldades na aprendizagem e estas podem estar relacionadas a uma série de fatores como transtornos e aspectos sociais, afetivos, e de ordem orgânica, mas persiste a dúvida sobre a influência da vulnerabilidade social neste cenário; visto que, vulnerabilidade caracteriza-se também pela impossibilidade de modificar a condição atual em que se encontram no que se refere à alimentação, higiene, educação e saúde. A desigualdade social, principalmente a fragilização dos vínculos afetivos, relacionados ou vinculados à violência prejudicam no desenvolvimento cognitivo e contribuem para aumentar a dificuldade de aprendizagem, tão crescente em nosso país.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6243
10.34117/bjdv6n1-220
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6243
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6243/5538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3037-3046
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3037-3046
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3037-3046
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645436967190528