As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443 |
Resumo: | Este estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade; Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas. |
id |
IPES_a5e9871d3190ae249500b0d519da45bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2443 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary EducationTecnologia. Prática pedagógica. AprendizagemEste estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade; Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVidal, Altemar SantosMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/244310.14295/idonline.v14i50.2443ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 366-3791981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443/3877Direitos autorais 2021 Altemar Santos Vidal, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:33Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education |
title |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education |
spellingShingle |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education Vidal, Altemar Santos Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem |
title_short |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education |
title_full |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education |
title_fullStr |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education |
title_full_unstemmed |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education |
title_sort |
As Tecnologias Digitais na Educação Contemporânea /Digital Technologies in Contemporary Education |
author |
Vidal, Altemar Santos |
author_facet |
Vidal, Altemar Santos Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vidal, Altemar Santos Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem |
topic |
Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem |
description |
Este estudo discute a Pressupostos das Tecnologias Digitais de informação e de comunicação na Educação Contemporânea. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: A metodologia adotada consistiu de uma revisão integrativa baseada no aporte teórico de autores como Bertoline et al. (2012), com reflexões sobre o uso das tecnologias digitais; Araújo (2011), que trata sobre quarta revolução educacional referindo-se as TICs; Nonato (2006) que discorre sobre novas tecnologias, educação e contemporaneidade; Moran (2015), que nos orienta que o ensinar e aprender com o auxílio da tecnologia é muito mais constante; Gatti (2016) que informa ser a formação de professores, o que possibilita novas formas de aprender e Sandre (2018), que destaca a importância dos recursos tecnológicos como facilitadora do processo de ensino – aprendizagem. Os resultados demonstraram que são enormes as possibilidades das TICs no âmbito educacional criando inúmeras ferramentas de comunicação, informação e interação. Elas modificaram sensivelmente as concepções de ensino, aprendizagem, sala de aula e avaliação, passando a exigir da escola, dos docentes e gestores uma reconfiguração em suas ações pedagógicas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443 10.14295/idonline.v14i50.2443 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2443/3877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Altemar Santos Vidal, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Altemar Santos Vidal, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 366-379 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053954441347072 |