A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Madson Márcio de Farias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2452
Resumo: Esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar a contribuição da Análise do Comportamento no tratamento de pessoas portadoras do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O TOC é um transtorno caracterizado por obsessões (pensamentos, ideias ou imagens invasivas) e/ou compulsões (comportamentos repetitivos e voluntários executados pelo indivíduo com o propósito de eliminar ou neutralizar algum pensamento incomodo ou evento ameaçador). A Terapia Comportamental está sendo reconhecida pela sua efetividade no tratamento de problemas pertinentes ao TOC. Uma técnica que tem sido usada como forma de intervenção no tratamento, é a exposição com prevenção de respostas (EPR). Esta técnica vem mostrando resultados na habituação dos indivíduos às situações ansiogênicas e ao bloqueio da resposta de esquiva. O objetivo dessa pesquisa foi investigar se a Análise do Comportamento, por meio de suas técnicas, beneficiaria pacientes diagnosticados com TOC. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se realizou uma busca de artigos procedentes do banco de dados do Scielo e outros trabalhos publicados que tratassem do TOC e a Análise do Comportamento, como suas técnicas aplicadas ao tratamento desse tipo de transtorno. Os artigos encontrados mostraram que os resultados obtidos com a aplicação da técnica em pacientes com o transtorno trouxeram a eles uma melhora nas compulsões e nas ansiedades, fazendo assim com que estes pudessem ter novamente a qualidade de vida a qual tinham antes de serem acometidos pelo TOC. Palavras- chave: transtorno obsessivo-compulsivo, família, tratamento, análise do comportamento 
id IPES_a8d960a789528de1a1efcfd7e021c5a1
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2452
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)Esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar a contribuição da Análise do Comportamento no tratamento de pessoas portadoras do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O TOC é um transtorno caracterizado por obsessões (pensamentos, ideias ou imagens invasivas) e/ou compulsões (comportamentos repetitivos e voluntários executados pelo indivíduo com o propósito de eliminar ou neutralizar algum pensamento incomodo ou evento ameaçador). A Terapia Comportamental está sendo reconhecida pela sua efetividade no tratamento de problemas pertinentes ao TOC. Uma técnica que tem sido usada como forma de intervenção no tratamento, é a exposição com prevenção de respostas (EPR). Esta técnica vem mostrando resultados na habituação dos indivíduos às situações ansiogênicas e ao bloqueio da resposta de esquiva. O objetivo dessa pesquisa foi investigar se a Análise do Comportamento, por meio de suas técnicas, beneficiaria pacientes diagnosticados com TOC. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se realizou uma busca de artigos procedentes do banco de dados do Scielo e outros trabalhos publicados que tratassem do TOC e a Análise do Comportamento, como suas técnicas aplicadas ao tratamento desse tipo de transtorno. Os artigos encontrados mostraram que os resultados obtidos com a aplicação da técnica em pacientes com o transtorno trouxeram a eles uma melhora nas compulsões e nas ansiedades, fazendo assim com que estes pudessem ter novamente a qualidade de vida a qual tinham antes de serem acometidos pelo TOC. Palavras- chave: transtorno obsessivo-compulsivo, família, tratamento, análise do comportamento INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLeite, Madson Márcio de Farias2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/245210.14295/idonline.v14i50.2452ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 513-5291981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2452/3838Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leitehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)
title A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)
spellingShingle A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)
Leite, Madson Márcio de Farias
title_short A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)
title_full A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)
title_fullStr A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)
title_full_unstemmed A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)
title_sort A Eficácia da Análise do Comportamento no Tratamento a Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) / The Effectiveness of Behavior Analysis in Treating Patients with Obsessive Compulsive Disorder (OCD)
author Leite, Madson Márcio de Farias
author_facet Leite, Madson Márcio de Farias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Madson Márcio de Farias
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar a contribuição da Análise do Comportamento no tratamento de pessoas portadoras do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O TOC é um transtorno caracterizado por obsessões (pensamentos, ideias ou imagens invasivas) e/ou compulsões (comportamentos repetitivos e voluntários executados pelo indivíduo com o propósito de eliminar ou neutralizar algum pensamento incomodo ou evento ameaçador). A Terapia Comportamental está sendo reconhecida pela sua efetividade no tratamento de problemas pertinentes ao TOC. Uma técnica que tem sido usada como forma de intervenção no tratamento, é a exposição com prevenção de respostas (EPR). Esta técnica vem mostrando resultados na habituação dos indivíduos às situações ansiogênicas e ao bloqueio da resposta de esquiva. O objetivo dessa pesquisa foi investigar se a Análise do Comportamento, por meio de suas técnicas, beneficiaria pacientes diagnosticados com TOC. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se realizou uma busca de artigos procedentes do banco de dados do Scielo e outros trabalhos publicados que tratassem do TOC e a Análise do Comportamento, como suas técnicas aplicadas ao tratamento desse tipo de transtorno. Os artigos encontrados mostraram que os resultados obtidos com a aplicação da técnica em pacientes com o transtorno trouxeram a eles uma melhora nas compulsões e nas ansiedades, fazendo assim com que estes pudessem ter novamente a qualidade de vida a qual tinham antes de serem acometidos pelo TOC. Palavras- chave: transtorno obsessivo-compulsivo, família, tratamento, análise do comportamento 
description Esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar a contribuição da Análise do Comportamento no tratamento de pessoas portadoras do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O TOC é um transtorno caracterizado por obsessões (pensamentos, ideias ou imagens invasivas) e/ou compulsões (comportamentos repetitivos e voluntários executados pelo indivíduo com o propósito de eliminar ou neutralizar algum pensamento incomodo ou evento ameaçador). A Terapia Comportamental está sendo reconhecida pela sua efetividade no tratamento de problemas pertinentes ao TOC. Uma técnica que tem sido usada como forma de intervenção no tratamento, é a exposição com prevenção de respostas (EPR). Esta técnica vem mostrando resultados na habituação dos indivíduos às situações ansiogênicas e ao bloqueio da resposta de esquiva. O objetivo dessa pesquisa foi investigar se a Análise do Comportamento, por meio de suas técnicas, beneficiaria pacientes diagnosticados com TOC. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, em que se realizou uma busca de artigos procedentes do banco de dados do Scielo e outros trabalhos publicados que tratassem do TOC e a Análise do Comportamento, como suas técnicas aplicadas ao tratamento desse tipo de transtorno. Os artigos encontrados mostraram que os resultados obtidos com a aplicação da técnica em pacientes com o transtorno trouxeram a eles uma melhora nas compulsões e nas ansiedades, fazendo assim com que estes pudessem ter novamente a qualidade de vida a qual tinham antes de serem acometidos pelo TOC. Palavras- chave: transtorno obsessivo-compulsivo, família, tratamento, análise do comportamento 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2452
10.14295/idonline.v14i50.2452
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2452
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2452/3838
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Madson Márcio de Farias Leite
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 513-529
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037420880920576