Magicoterapia: O uso de Mágicas Contextualizadas como Instrumento para auxiliar na Ludoterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, José Demontier
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gonçalves, Francisco Robson de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/478
Resumo: Este Artigo apresenta concepções sobre o uso de mágicas na terapia infantil e os efeitos no processo psicoterapêutico. O trabalho tem como objetivo geral inserir a mágica como instrumento para facilitar a comunicação entre terapeuta e paciente. Quanto aos objetivos específicos, busca-se analisar a percepção das crianças diante da técnica utilizada, despertando o interesse pelo tema através da contextualização com apresentação de truques e estimular o relato sobre a queixa através da observação e da escuta. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa ocorreu pela análise de experiências do uso de mágicas aplicadas na Educação Infantil da Rede Pública de Ensino Municipal e, também em sessões de psicoterapia. Os relatos apresentados fazem parte da experiência dos próprios autores e refletem a realidade da necessidade de inovar para adquirir melhores resultados, visto que a arte da mágica como instrumento, possui características peculiares capaz de desenvolver na criança habilidades cognitivas para o seu desempenho e relação com o outro, atuando na fixação de ideias implícitas mediante a contextualização com o assunto de interesse em investigação. A mágica é uma excelente estratégia e um instrumento de apoio, capaz de falar a linguagem para qualquer público quando bem aplicada. Em razão disto, tem-se como finalidade apresentar essa técnica inovadora para ser aplicada na terapia infantil.
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