CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561 |
Resumo: | Resumo: O artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola, por um grupo de estudantes de graduação em psicologia que, diante de uma proposta de extensão derivada da disciplina curricular, decidiram aproveitar a oportunidade para se lançar no campo e construir a partir dos encontros uma experiência cartográfica, princípio constituinte do rizoma, conceito nascido na botânica e importado por Gilles Deleuze e Félix Guattari para compor sua filosofia da diferença. Propomo-nos a fazer um relato tal como se estivéssemos a escrever em um diário de campo, cartografando os afetos que nos atravessaram, esboçando nossos encontros com o campo, com a equipe e as crianças da escola, alinhando nosso saber-fazer com as ideias de Deleuze e Guattari. Por fim, contamos acerca do andamento da oficina CriançARTE, suscitando reflexões acerca dessa produção coletiva que só foi possível por estarmos em constante atravessamento com um modelo rizomático-cartográfico de fazer pesquisa-intervenção.Palavras-chave: rizoma; cartografia; arte; criança. Abstract: The article presents the report of an experience lived in a school by a group of undergraduate psychology students who, faced with a proposal for an extension derived from the curricular discipline, decided to take advantage of the opportunity to launch themselves in the field and build from from the encounters a cartographic experience, constituting principle of the rhizome, a concept born in botany and imported by Gilles Deleuze and Félix Guattari to compose their philosophy of difference. We propose to make a report as if we were writing in a field diary, mapping the affections that crossed us, outlining our encounters with the field, with the team and the children of the school, aligning our know-how with the ideas by Deleuze and Guattari. Finally, we talk about the progress of the CriançARTE workshop, raising reflections about this collective production that was only possible because we were in constant crossing with a rhizomatic-cartographic model of doing research-intervention.Keywords: rhizome; cartography; art; child. |
id |
IPES_ab22310a033f63b7c43dbff1474b9e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3561 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”rizomacartografiaartecriança.Resumo: O artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola, por um grupo de estudantes de graduação em psicologia que, diante de uma proposta de extensão derivada da disciplina curricular, decidiram aproveitar a oportunidade para se lançar no campo e construir a partir dos encontros uma experiência cartográfica, princípio constituinte do rizoma, conceito nascido na botânica e importado por Gilles Deleuze e Félix Guattari para compor sua filosofia da diferença. Propomo-nos a fazer um relato tal como se estivéssemos a escrever em um diário de campo, cartografando os afetos que nos atravessaram, esboçando nossos encontros com o campo, com a equipe e as crianças da escola, alinhando nosso saber-fazer com as ideias de Deleuze e Guattari. Por fim, contamos acerca do andamento da oficina CriançARTE, suscitando reflexões acerca dessa produção coletiva que só foi possível por estarmos em constante atravessamento com um modelo rizomático-cartográfico de fazer pesquisa-intervenção.Palavras-chave: rizoma; cartografia; arte; criança. Abstract: The article presents the report of an experience lived in a school by a group of undergraduate psychology students who, faced with a proposal for an extension derived from the curricular discipline, decided to take advantage of the opportunity to launch themselves in the field and build from from the encounters a cartographic experience, constituting principle of the rhizome, a concept born in botany and imported by Gilles Deleuze and Félix Guattari to compose their philosophy of difference. We propose to make a report as if we were writing in a field diary, mapping the affections that crossed us, outlining our encounters with the field, with the team and the children of the school, aligning our know-how with the ideas by Deleuze and Guattari. Finally, we talk about the progress of the CriançARTE workshop, raising reflections about this collective production that was only possible because we were in constant crossing with a rhizomatic-cartographic model of doing research-intervention.Keywords: rhizome; cartography; art; child. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/356110.14295/idonline.v16i63.3561ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 363-3811981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561/5635Copyright (c) 2022 Rafael Dorneles Neves, Elysangela Koglin Ulo Limachi, Marcele Pereira da Rosa Zucolottoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Rafael DornelesLimachi, Elysangela Koglin UloZucolotto, Marcele Pereira da Rosa2023-01-04T12:49:37Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3561Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:49:37ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people” |
title |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people” |
spellingShingle |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people” Neves, Rafael Dorneles rizoma cartografia arte criança. |
title_short |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people” |
title_full |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people” |
title_fullStr |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people” |
title_full_unstemmed |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people” |
title_sort |
CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people” |
author |
Neves, Rafael Dorneles |
author_facet |
Neves, Rafael Dorneles Limachi, Elysangela Koglin Ulo Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Limachi, Elysangela Koglin Ulo Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Rafael Dorneles Limachi, Elysangela Koglin Ulo Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
rizoma cartografia arte criança. |
topic |
rizoma cartografia arte criança. |
description |
Resumo: O artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola, por um grupo de estudantes de graduação em psicologia que, diante de uma proposta de extensão derivada da disciplina curricular, decidiram aproveitar a oportunidade para se lançar no campo e construir a partir dos encontros uma experiência cartográfica, princípio constituinte do rizoma, conceito nascido na botânica e importado por Gilles Deleuze e Félix Guattari para compor sua filosofia da diferença. Propomo-nos a fazer um relato tal como se estivéssemos a escrever em um diário de campo, cartografando os afetos que nos atravessaram, esboçando nossos encontros com o campo, com a equipe e as crianças da escola, alinhando nosso saber-fazer com as ideias de Deleuze e Guattari. Por fim, contamos acerca do andamento da oficina CriançARTE, suscitando reflexões acerca dessa produção coletiva que só foi possível por estarmos em constante atravessamento com um modelo rizomático-cartográfico de fazer pesquisa-intervenção.Palavras-chave: rizoma; cartografia; arte; criança. Abstract: The article presents the report of an experience lived in a school by a group of undergraduate psychology students who, faced with a proposal for an extension derived from the curricular discipline, decided to take advantage of the opportunity to launch themselves in the field and build from from the encounters a cartographic experience, constituting principle of the rhizome, a concept born in botany and imported by Gilles Deleuze and Félix Guattari to compose their philosophy of difference. We propose to make a report as if we were writing in a field diary, mapping the affections that crossed us, outlining our encounters with the field, with the team and the children of the school, aligning our know-how with the ideas by Deleuze and Guattari. Finally, we talk about the progress of the CriançARTE workshop, raising reflections about this collective production that was only possible because we were in constant crossing with a rhizomatic-cartographic model of doing research-intervention.Keywords: rhizome; cartography; art; child. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561 10.14295/idonline.v16i63.3561 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561/5635 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 363-381 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945896501248 |