CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Rafael Dorneles
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Limachi, Elysangela Koglin Ulo, Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561
Resumo: Resumo: O artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola, por um grupo de estudantes de graduação em psicologia que, diante de uma proposta de extensão derivada da disciplina curricular, decidiram aproveitar a oportunidade para se lançar no campo e construir a partir dos encontros uma experiência cartográfica, princípio constituinte do rizoma, conceito nascido na botânica e importado por Gilles Deleuze e Félix Guattari para compor sua filosofia da diferença. Propomo-nos a fazer um relato tal como se estivéssemos a escrever em um diário de campo, cartografando os afetos que nos atravessaram, esboçando nossos encontros com o campo, com a equipe e as crianças da escola, alinhando nosso saber-fazer com as ideias de Deleuze e Guattari. Por fim, contamos acerca do andamento da oficina CriançARTE, suscitando reflexões acerca dessa produção coletiva que só foi possível por estarmos em constante atravessamento com um modelo rizomático-cartográfico de fazer pesquisa-intervenção.Palavras-chave: rizoma; cartografia; arte; criança. Abstract: The article presents the report of an experience lived in a school by a group of undergraduate psychology students who, faced with a proposal for an extension derived from the curricular discipline, decided to take advantage of the opportunity to launch themselves in the field and build from from the encounters a cartographic experience, constituting principle of the rhizome, a concept born in botany and imported by Gilles Deleuze and Félix Guattari to compose their philosophy of difference. We propose to make a report as if we were writing in a field diary, mapping the affections that crossed us, outlining our encounters with the field, with the team and the children of the school, aligning our know-how with the ideas by Deleuze and Guattari. Finally, we talk about the progress of the CriançARTE workshop, raising reflections about this collective production that was only possible because we were in constant crossing with a rhizomatic-cartographic model of doing research-intervention.Keywords: rhizome; cartography; art; child. 
id IPES_ab22310a033f63b7c43dbff1474b9e10
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3561
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”rizomacartografiaartecriança.Resumo: O artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola, por um grupo de estudantes de graduação em psicologia que, diante de uma proposta de extensão derivada da disciplina curricular, decidiram aproveitar a oportunidade para se lançar no campo e construir a partir dos encontros uma experiência cartográfica, princípio constituinte do rizoma, conceito nascido na botânica e importado por Gilles Deleuze e Félix Guattari para compor sua filosofia da diferença. Propomo-nos a fazer um relato tal como se estivéssemos a escrever em um diário de campo, cartografando os afetos que nos atravessaram, esboçando nossos encontros com o campo, com a equipe e as crianças da escola, alinhando nosso saber-fazer com as ideias de Deleuze e Guattari. Por fim, contamos acerca do andamento da oficina CriançARTE, suscitando reflexões acerca dessa produção coletiva que só foi possível por estarmos em constante atravessamento com um modelo rizomático-cartográfico de fazer pesquisa-intervenção.Palavras-chave: rizoma; cartografia; arte; criança. Abstract: The article presents the report of an experience lived in a school by a group of undergraduate psychology students who, faced with a proposal for an extension derived from the curricular discipline, decided to take advantage of the opportunity to launch themselves in the field and build from from the encounters a cartographic experience, constituting principle of the rhizome, a concept born in botany and imported by Gilles Deleuze and Félix Guattari to compose their philosophy of difference. We propose to make a report as if we were writing in a field diary, mapping the affections that crossed us, outlining our encounters with the field, with the team and the children of the school, aligning our know-how with the ideas by Deleuze and Guattari. Finally, we talk about the progress of the CriançARTE workshop, raising reflections about this collective production that was only possible because we were in constant crossing with a rhizomatic-cartographic model of doing research-intervention.Keywords: rhizome; cartography; art; child. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/356110.14295/idonline.v16i63.3561ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 363-3811981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561/5635Copyright (c) 2022 Rafael Dorneles Neves, Elysangela Koglin Ulo Limachi, Marcele Pereira da Rosa Zucolottoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Rafael DornelesLimachi, Elysangela Koglin UloZucolotto, Marcele Pereira da Rosa2023-01-04T12:49:37Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3561Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:49:37ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
title CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
spellingShingle CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
Neves, Rafael Dorneles
rizoma
cartografia
arte
criança.
title_short CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
title_full CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
title_fullStr CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
title_full_unstemmed CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
title_sort CriançARTE: cartografando processos e (des)construindo sentidos com “pessoas pequenas” / CriançaARTE: Mapping processes and (de)constructing meanings with “small people”
author Neves, Rafael Dorneles
author_facet Neves, Rafael Dorneles
Limachi, Elysangela Koglin Ulo
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
author_role author
author2 Limachi, Elysangela Koglin Ulo
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Rafael Dorneles
Limachi, Elysangela Koglin Ulo
Zucolotto, Marcele Pereira da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv rizoma
cartografia
arte
criança.
topic rizoma
cartografia
arte
criança.
description Resumo: O artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada em uma escola, por um grupo de estudantes de graduação em psicologia que, diante de uma proposta de extensão derivada da disciplina curricular, decidiram aproveitar a oportunidade para se lançar no campo e construir a partir dos encontros uma experiência cartográfica, princípio constituinte do rizoma, conceito nascido na botânica e importado por Gilles Deleuze e Félix Guattari para compor sua filosofia da diferença. Propomo-nos a fazer um relato tal como se estivéssemos a escrever em um diário de campo, cartografando os afetos que nos atravessaram, esboçando nossos encontros com o campo, com a equipe e as crianças da escola, alinhando nosso saber-fazer com as ideias de Deleuze e Guattari. Por fim, contamos acerca do andamento da oficina CriançARTE, suscitando reflexões acerca dessa produção coletiva que só foi possível por estarmos em constante atravessamento com um modelo rizomático-cartográfico de fazer pesquisa-intervenção.Palavras-chave: rizoma; cartografia; arte; criança. Abstract: The article presents the report of an experience lived in a school by a group of undergraduate psychology students who, faced with a proposal for an extension derived from the curricular discipline, decided to take advantage of the opportunity to launch themselves in the field and build from from the encounters a cartographic experience, constituting principle of the rhizome, a concept born in botany and imported by Gilles Deleuze and Félix Guattari to compose their philosophy of difference. We propose to make a report as if we were writing in a field diary, mapping the affections that crossed us, outlining our encounters with the field, with the team and the children of the school, aligning our know-how with the ideas by Deleuze and Guattari. Finally, we talk about the progress of the CriançARTE workshop, raising reflections about this collective production that was only possible because we were in constant crossing with a rhizomatic-cartographic model of doing research-intervention.Keywords: rhizome; cartography; art; child. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561
10.14295/idonline.v16i63.3561
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3561/5635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 363-381
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945896501248