O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que os jogos são muitas vezes ignorados e deixados em segundo plano como recurso pedagógico por professores, almeja-se discorrer sobre a importância do jogo e do lúdico como ferramentas de desenvolvimento cognitivo e emocional. Procuramos demonstrar, através de revisão bibliográfica, que os jogos têm seu potencial de desenvolvimento, sendo recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e para a socialização da criança, pois, por meio do lúdico, esta explora, levanta hipóteses, questiona, dialoga com o outro e compartilha ideias. Objetiva-se evidenciar o papel do jogo na construção do conhecimento, com o intuito de encorajar a reflexão dos docentes para uma concepção construtivista. |
id |
IPES_af7dcfcb9028f2714aae64637d7e1bde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2678 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learningJogo; Lúdico; Motivação; AprendizagemPartindo do pressuposto de que os jogos são muitas vezes ignorados e deixados em segundo plano como recurso pedagógico por professores, almeja-se discorrer sobre a importância do jogo e do lúdico como ferramentas de desenvolvimento cognitivo e emocional. Procuramos demonstrar, através de revisão bibliográfica, que os jogos têm seu potencial de desenvolvimento, sendo recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e para a socialização da criança, pois, por meio do lúdico, esta explora, levanta hipóteses, questiona, dialoga com o outro e compartilha ideias. Objetiva-se evidenciar o papel do jogo na construção do conhecimento, com o intuito de encorajar a reflexão dos docentes para uma concepção construtivista.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMacedo, Rodolfo Alves de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/267810.14295/idonline.v14i52.2678ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 131-1401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678/4268Direitos autorais 2021 Rodolfo Alves de Macedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning |
title |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning |
spellingShingle |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning Macedo, Rodolfo Alves de Jogo; Lúdico; Motivação; Aprendizagem |
title_short |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning |
title_full |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning |
title_fullStr |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning |
title_full_unstemmed |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning |
title_sort |
O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning |
author |
Macedo, Rodolfo Alves de |
author_facet |
Macedo, Rodolfo Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Rodolfo Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo; Lúdico; Motivação; Aprendizagem |
topic |
Jogo; Lúdico; Motivação; Aprendizagem |
description |
Partindo do pressuposto de que os jogos são muitas vezes ignorados e deixados em segundo plano como recurso pedagógico por professores, almeja-se discorrer sobre a importância do jogo e do lúdico como ferramentas de desenvolvimento cognitivo e emocional. Procuramos demonstrar, através de revisão bibliográfica, que os jogos têm seu potencial de desenvolvimento, sendo recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e para a socialização da criança, pois, por meio do lúdico, esta explora, levanta hipóteses, questiona, dialoga com o outro e compartilha ideias. Objetiva-se evidenciar o papel do jogo na construção do conhecimento, com o intuito de encorajar a reflexão dos docentes para uma concepção construtivista. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678 10.14295/idonline.v14i52.2678 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i52.2678 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678/4268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rodolfo Alves de Macedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Rodolfo Alves de Macedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 131-140 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053948339683328 |