O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Rodolfo Alves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678
Resumo: Partindo do pressuposto de que os jogos são muitas vezes ignorados e deixados em segundo plano como recurso pedagógico por professores, almeja-se discorrer sobre a importância do jogo e do lúdico como ferramentas de desenvolvimento cognitivo e emocional. Procuramos demonstrar, através de revisão bibliográfica, que os jogos têm seu potencial de desenvolvimento, sendo recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e para a socialização da criança, pois, por meio do lúdico, esta explora, levanta hipóteses, questiona, dialoga com o outro e compartilha ideias. Objetiva-se evidenciar o papel do jogo na construção do conhecimento, com o intuito de encorajar a reflexão dos docentes para uma concepção construtivista.
id IPES_af7dcfcb9028f2714aae64637d7e1bde
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2678
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learningJogo; Lúdico; Motivação; AprendizagemPartindo do pressuposto de que os jogos são muitas vezes ignorados e deixados em segundo plano como recurso pedagógico por professores, almeja-se discorrer sobre a importância do jogo e do lúdico como ferramentas de desenvolvimento cognitivo e emocional. Procuramos demonstrar, através de revisão bibliográfica, que os jogos têm seu potencial de desenvolvimento, sendo recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e para a socialização da criança, pois, por meio do lúdico, esta explora, levanta hipóteses, questiona, dialoga com o outro e compartilha ideias. Objetiva-se evidenciar o papel do jogo na construção do conhecimento, com o intuito de encorajar a reflexão dos docentes para uma concepção construtivista.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMacedo, Rodolfo Alves de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/267810.14295/idonline.v14i52.2678ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 131-1401981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678/4268Direitos autorais 2021 Rodolfo Alves de Macedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:12Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
title O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
spellingShingle O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
Macedo, Rodolfo Alves de
Jogo; Lúdico; Motivação; Aprendizagem
title_short O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
title_full O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
title_fullStr O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
title_full_unstemmed O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
title_sort O jogo como recurso lúdico e motivacional para a aprendizagem / The game as a playful and motivational resource for learning
author Macedo, Rodolfo Alves de
author_facet Macedo, Rodolfo Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Rodolfo Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo; Lúdico; Motivação; Aprendizagem
topic Jogo; Lúdico; Motivação; Aprendizagem
description Partindo do pressuposto de que os jogos são muitas vezes ignorados e deixados em segundo plano como recurso pedagógico por professores, almeja-se discorrer sobre a importância do jogo e do lúdico como ferramentas de desenvolvimento cognitivo e emocional. Procuramos demonstrar, através de revisão bibliográfica, que os jogos têm seu potencial de desenvolvimento, sendo recursos facilitadores de uma aprendizagem significativa dos conteúdos escolares e para a socialização da criança, pois, por meio do lúdico, esta explora, levanta hipóteses, questiona, dialoga com o outro e compartilha ideias. Objetiva-se evidenciar o papel do jogo na construção do conhecimento, com o intuito de encorajar a reflexão dos docentes para uma concepção construtivista.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678
10.14295/idonline.v14i52.2678
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2678
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2678/4268
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Rodolfo Alves de Macedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Rodolfo Alves de Macedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 131-140
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053948339683328