Os Desafios da Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Robério Bezerra
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/627
Resumo: O presente artigo tem como objetivos, discutir os caminhos da educação especial ao longo da história e sua atual legislação; comparar as diferenças entre necessidades educativas especiais e deficiência, bem como identificar à luz da literatura, os conceitos de inclusão e integração. ; qual o papel do professor frente a essa nova realidade. Justifica-se o presente estudo por elucidar a papel do professor frente a nova realidade quanto a educação especial no Brasil. Os resultados nos levaram a crer que ainda é necessário que a inclusão seja mais efetiva nas escolas, não fique apenas nas leis, mas que a comunidade faça valer seus direitos cidadãos, diminuindo o preconceito e melhorando a  qualidade da educação daqueles alunos com necessidades educativas especiais. Palavras chave: Inclusão; Educação; Especial.
id IPES_afe63be707ad52e14b85656e7765c52b
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/627
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Os Desafios da Educação EspecialInclusão; Educação; EspecialO presente artigo tem como objetivos, discutir os caminhos da educação especial ao longo da história e sua atual legislação; comparar as diferenças entre necessidades educativas especiais e deficiência, bem como identificar à luz da literatura, os conceitos de inclusão e integração. ; qual o papel do professor frente a essa nova realidade. Justifica-se o presente estudo por elucidar a papel do professor frente a nova realidade quanto a educação especial no Brasil. Os resultados nos levaram a crer que ainda é necessário que a inclusão seja mais efetiva nas escolas, não fique apenas nas leis, mas que a comunidade faça valer seus direitos cidadãos, diminuindo o preconceito e melhorando a  qualidade da educação daqueles alunos com necessidades educativas especiais. Palavras chave: Inclusão; Educação; Especial.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLeite, Robério BezerraOliveira, Gislene Farias de2016-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/62710.14295/idonline.v10i33.627ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 347-3521981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/627/884Direitos autorais 2021 Robério Bezerra Leite, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T12:43:55Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Os Desafios da Educação Especial
title Os Desafios da Educação Especial
spellingShingle Os Desafios da Educação Especial
Leite, Robério Bezerra
Inclusão; Educação; Especial
title_short Os Desafios da Educação Especial
title_full Os Desafios da Educação Especial
title_fullStr Os Desafios da Educação Especial
title_full_unstemmed Os Desafios da Educação Especial
title_sort Os Desafios da Educação Especial
author Leite, Robério Bezerra
author_facet Leite, Robério Bezerra
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Robério Bezerra
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão; Educação; Especial
topic Inclusão; Educação; Especial
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem como objetivos, discutir os caminhos da educação especial ao longo da história e sua atual legislação; comparar as diferenças entre necessidades educativas especiais e deficiência, bem como identificar à luz da literatura, os conceitos de inclusão e integração. ; qual o papel do professor frente a essa nova realidade. Justifica-se o presente estudo por elucidar a papel do professor frente a nova realidade quanto a educação especial no Brasil. Os resultados nos levaram a crer que ainda é necessário que a inclusão seja mais efetiva nas escolas, não fique apenas nas leis, mas que a comunidade faça valer seus direitos cidadãos, diminuindo o preconceito e melhorando a  qualidade da educação daqueles alunos com necessidades educativas especiais. Palavras chave: Inclusão; Educação; Especial.
description O presente artigo tem como objetivos, discutir os caminhos da educação especial ao longo da história e sua atual legislação; comparar as diferenças entre necessidades educativas especiais e deficiência, bem como identificar à luz da literatura, os conceitos de inclusão e integração. ; qual o papel do professor frente a essa nova realidade. Justifica-se o presente estudo por elucidar a papel do professor frente a nova realidade quanto a educação especial no Brasil. Os resultados nos levaram a crer que ainda é necessário que a inclusão seja mais efetiva nas escolas, não fique apenas nas leis, mas que a comunidade faça valer seus direitos cidadãos, diminuindo o preconceito e melhorando a  qualidade da educação daqueles alunos com necessidades educativas especiais. Palavras chave: Inclusão; Educação; Especial.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/627
10.14295/idonline.v10i33.627
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/627
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/627/884
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Robério Bezerra Leite, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Robério Bezerra Leite, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl. 1; 347-352
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037423564226560