Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70002 |
Resumo: | Este trabalho visa compreender os processos históricos mais recentes da formação da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva no Brasil por meio da contextualização social e política das organizações nacionais e internacionais. Com a investigação das formações dos decretos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva durante as primeiras décadas do século XXI compreendemos de que forma as modificações na compreensão de seu público alvo indicam a compreensão dos sentidos de inclusão e marginalização social assim como seus efeitos nas relações de expressão do ideal de direitos humanos e de aprendizagem. |
id |
UFSP_410625dbcb7130cc7f8e32d65f16473b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70002 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022Special education from the perspective of inclusive education under the 2019-2022 federal administrationEducação especialInclusãoPlano Nacional de Educação EspecialEste trabalho visa compreender os processos históricos mais recentes da formação da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva no Brasil por meio da contextualização social e política das organizações nacionais e internacionais. Com a investigação das formações dos decretos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva durante as primeiras décadas do século XXI compreendemos de que forma as modificações na compreensão de seu público alvo indicam a compreensão dos sentidos de inclusão e marginalização social assim como seus efeitos nas relações de expressão do ideal de direitos humanos e de aprendizagem.Universidade Federal de São PauloDias, Marian Ávila de Limahttp://lattes.cnpq.br/9676199805492735http://lattes.cnpq.br/1001029881177225Silveira, Igor da2023-12-21T16:59:56Z2023-12-21T16:59:56Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion57 f.application/pdfSILVEIRA, IGOR DA. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022. Orientador: MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS. 2023. 57 f. MONOGRAFIA (LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, GUARULHOS, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70002porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T13:28:41Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70002Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T13:28:41Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022 Special education from the perspective of inclusive education under the 2019-2022 federal administration |
title |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022 |
spellingShingle |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022 Silveira, Igor da Educação especial Inclusão Plano Nacional de Educação Especial |
title_short |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022 |
title_full |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022 |
title_fullStr |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022 |
title_full_unstemmed |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022 |
title_sort |
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022 |
author |
Silveira, Igor da |
author_facet |
Silveira, Igor da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Marian Ávila de Lima http://lattes.cnpq.br/9676199805492735 http://lattes.cnpq.br/1001029881177225 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Igor da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Inclusão Plano Nacional de Educação Especial |
topic |
Educação especial Inclusão Plano Nacional de Educação Especial |
description |
Este trabalho visa compreender os processos históricos mais recentes da formação da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva no Brasil por meio da contextualização social e política das organizações nacionais e internacionais. Com a investigação das formações dos decretos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva durante as primeiras décadas do século XXI compreendemos de que forma as modificações na compreensão de seu público alvo indicam a compreensão dos sentidos de inclusão e marginalização social assim como seus efeitos nas relações de expressão do ideal de direitos humanos e de aprendizagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-21T16:59:56Z 2023-12-21T16:59:56Z 2023-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, IGOR DA. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022. Orientador: MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS. 2023. 57 f. MONOGRAFIA (LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, GUARULHOS, 2023. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70002 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, IGOR DA. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022. Orientador: MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS. 2023. 57 f. MONOGRAFIA (LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, GUARULHOS, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268277528985600 |