Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Igor da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70002
Resumo: Este trabalho visa compreender os processos históricos mais recentes da formação da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva no Brasil por meio da contextualização social e política das organizações nacionais e internacionais. Com a investigação das formações dos decretos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva durante as primeiras décadas do século XXI compreendemos de que forma as modificações na compreensão de seu público alvo indicam a compreensão dos sentidos de inclusão e marginalização social assim como seus efeitos nas relações de expressão do ideal de direitos humanos e de aprendizagem.
id UFSP_410625dbcb7130cc7f8e32d65f16473b
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70002
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022Special education from the perspective of inclusive education under the 2019-2022 federal administrationEducação especialInclusãoPlano Nacional de Educação EspecialEste trabalho visa compreender os processos históricos mais recentes da formação da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva no Brasil por meio da contextualização social e política das organizações nacionais e internacionais. Com a investigação das formações dos decretos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva durante as primeiras décadas do século XXI compreendemos de que forma as modificações na compreensão de seu público alvo indicam a compreensão dos sentidos de inclusão e marginalização social assim como seus efeitos nas relações de expressão do ideal de direitos humanos e de aprendizagem.Universidade Federal de São PauloDias, Marian Ávila de Limahttp://lattes.cnpq.br/9676199805492735http://lattes.cnpq.br/1001029881177225Silveira, Igor da2023-12-21T16:59:56Z2023-12-21T16:59:56Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion57 f.application/pdfSILVEIRA, IGOR DA. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022. Orientador: MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS. 2023. 57 f. MONOGRAFIA (LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, GUARULHOS, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70002porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T13:28:41Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70002Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T13:28:41Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
Special education from the perspective of inclusive education under the 2019-2022 federal administration
title Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
spellingShingle Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
Silveira, Igor da
Educação especial
Inclusão
Plano Nacional de Educação Especial
title_short Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
title_full Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
title_fullStr Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
title_full_unstemmed Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
title_sort Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022
author Silveira, Igor da
author_facet Silveira, Igor da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Marian Ávila de Lima
http://lattes.cnpq.br/9676199805492735
http://lattes.cnpq.br/1001029881177225
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Igor da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão
Plano Nacional de Educação Especial
topic Educação especial
Inclusão
Plano Nacional de Educação Especial
description Este trabalho visa compreender os processos históricos mais recentes da formação da educação especial sob a perspectiva da educação inclusiva no Brasil por meio da contextualização social e política das organizações nacionais e internacionais. Com a investigação das formações dos decretos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva durante as primeiras décadas do século XXI compreendemos de que forma as modificações na compreensão de seu público alvo indicam a compreensão dos sentidos de inclusão e marginalização social assim como seus efeitos nas relações de expressão do ideal de direitos humanos e de aprendizagem.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T16:59:56Z
2023-12-21T16:59:56Z
2023-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVEIRA, IGOR DA. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022. Orientador: MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS. 2023. 57 f. MONOGRAFIA (LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, GUARULHOS, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70002
identifier_str_mv SILVEIRA, IGOR DA. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva sob a gestão federal de 2019-2022. Orientador: MARIAN ÁVILA DE LIMA DIAS. 2023. 57 f. MONOGRAFIA (LICENCIATURA EM PEDAGOGIA) - FACULDADE DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, GUARULHOS, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268277528985600