Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber. |
id |
IPES_b091d96de1d5ca2aa786aa787892c33c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/520 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da LeituraEpistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismoO presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBezerra, Maria José da SilvaCunha, Francisco Roberto Brito2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/52010.14295/idonline.v10i31.520ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 3; 231-2361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520/762Direitos autorais 2021 Maria José da Silva Bezerra, Francisco Roberto Brito Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-09T00:08:50Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura |
title |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura |
spellingShingle |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura Bezerra, Maria José da Silva Epistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismo |
title_short |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura |
title_full |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura |
title_fullStr |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura |
title_full_unstemmed |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura |
title_sort |
Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura |
author |
Bezerra, Maria José da Silva |
author_facet |
Bezerra, Maria José da Silva Cunha, Francisco Roberto Brito |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Francisco Roberto Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Maria José da Silva Cunha, Francisco Roberto Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismo |
topic |
Epistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismo |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber. |
description |
O presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520 10.14295/idonline.v10i31.520 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i31.520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520/762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria José da Silva Bezerra, Francisco Roberto Brito Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria José da Silva Bezerra, Francisco Roberto Brito Cunha https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 3; 231-236 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037429617655809 |