Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Maria José da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha, Francisco Roberto Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520
Resumo: O presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber. 
id IPES_b091d96de1d5ca2aa786aa787892c33c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/520
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da LeituraEpistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismoO presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBezerra, Maria José da SilvaCunha, Francisco Roberto Brito2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/52010.14295/idonline.v10i31.520ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 3; 231-2361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520/762Direitos autorais 2021 Maria José da Silva Bezerra, Francisco Roberto Brito Cunhahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-09T00:08:50Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
title Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
spellingShingle Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
Bezerra, Maria José da Silva
Epistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismo
title_short Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
title_full Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
title_fullStr Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
title_full_unstemmed Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
title_sort Epistemologia Genética e Construtivismo: Contribuições para a Aprendizagem da Leitura
author Bezerra, Maria José da Silva
author_facet Bezerra, Maria José da Silva
Cunha, Francisco Roberto Brito
author_role author
author2 Cunha, Francisco Roberto Brito
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Maria José da Silva
Cunha, Francisco Roberto Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismo
topic Epistemologia Genética, aprendizagem da leitura, desenvolvimento da inteligência, construtivismo
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber. 
description O presente artigo tem por objetivo a compreensão de como se desenvolve a aprendizagem escolar na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como também compreender a inteligência em vários estágios do desenvolvimento da criança e do adolescente. Através de pesquisa bibliográfica sobre a teoria piagetiana e o desenvolvimento da aprendizagem pretende-se mostrar o legado da mesma e a relação com a didática e o fazer pedagógico, através do construtivismo, especialmente no aprendizado da leitura. Ao final deseja-se que, se não acrescentou algo novo, pelo menos sirva de motivação para a busca de novo saber. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520
10.14295/idonline.v10i31.520
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i31.520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/520/762
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria José da Silva Bezerra, Francisco Roberto Brito Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria José da Silva Bezerra, Francisco Roberto Brito Cunha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 3; 231-236
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037429617655809