O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre as concepções sobre a construção do conhecimento humano que podem ser banhadas pela epistemologia genética de Jean Piaget. Nosso objetivo é tentar encontrar respaldo nas concepções epistemológicas para responder as seguintes questões: Como ocorre a construção do conhecimento? Quais as condições que a esco-la pode propiciar para que a aprendizagem ocorra? Para isto, sublinhamos a importância do professor conhecer ou entender como ocorre a construção do conhecimento. Ao nosso ver, esta é uma condição essencial que permeia o processo de ensino e aprendizagem na escola. Outra ideia que sustenta nosso trabalho é a crença de que o professor conduz o ensino, no sentido que além de conhecer o processo de construção do conhecimento, torna-se fundamental entender os sujeitos que compõem a cultura contemporânea. As relações estabelecidas confirmam a neces-sidade de o professor redesenhar seu processo de ensino mediante a necessidade dos alunos, por via de uma epistemologia que favoreça a interação e a construção do conhecimento, a fim de aproximar a escola e o professor da realidade dos alunos. |
id |
UNESP-35_e278a985ff9cc0270bd0e314ef33507e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3948 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
O Sujeito Epistêmico e a AprendizagemConhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética.O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre as concepções sobre a construção do conhecimento humano que podem ser banhadas pela epistemologia genética de Jean Piaget. Nosso objetivo é tentar encontrar respaldo nas concepções epistemológicas para responder as seguintes questões: Como ocorre a construção do conhecimento? Quais as condições que a esco-la pode propiciar para que a aprendizagem ocorra? Para isto, sublinhamos a importância do professor conhecer ou entender como ocorre a construção do conhecimento. Ao nosso ver, esta é uma condição essencial que permeia o processo de ensino e aprendizagem na escola. Outra ideia que sustenta nosso trabalho é a crença de que o professor conduz o ensino, no sentido que além de conhecer o processo de construção do conhecimento, torna-se fundamental entender os sujeitos que compõem a cultura contemporânea. As relações estabelecidas confirmam a neces-sidade de o professor redesenhar seu processo de ensino mediante a necessidade dos alunos, por via de uma epistemologia que favoreça a interação e a construção do conhecimento, a fim de aproximar a escola e o professor da realidade dos alunos.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/394810.36311/1984-1655.2014.v6n1.p4-26Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 4-26Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 4-26Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 4-261984-165510.5555/repeg.v6i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948/2960Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPauletti, FabianaRosa, Marcelo Prado AmaralFenner, Roniere Dos Santos2022-02-07T18:06:42Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3948Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T18:06:42Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem |
title |
O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem |
spellingShingle |
O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem Pauletti, Fabiana Conhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética. |
title_short |
O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem |
title_full |
O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem |
title_fullStr |
O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem |
title_sort |
O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem |
author |
Pauletti, Fabiana |
author_facet |
Pauletti, Fabiana Rosa, Marcelo Prado Amaral Fenner, Roniere Dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Marcelo Prado Amaral Fenner, Roniere Dos Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pauletti, Fabiana Rosa, Marcelo Prado Amaral Fenner, Roniere Dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética. |
topic |
Conhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética. |
description |
O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre as concepções sobre a construção do conhecimento humano que podem ser banhadas pela epistemologia genética de Jean Piaget. Nosso objetivo é tentar encontrar respaldo nas concepções epistemológicas para responder as seguintes questões: Como ocorre a construção do conhecimento? Quais as condições que a esco-la pode propiciar para que a aprendizagem ocorra? Para isto, sublinhamos a importância do professor conhecer ou entender como ocorre a construção do conhecimento. Ao nosso ver, esta é uma condição essencial que permeia o processo de ensino e aprendizagem na escola. Outra ideia que sustenta nosso trabalho é a crença de que o professor conduz o ensino, no sentido que além de conhecer o processo de construção do conhecimento, torna-se fundamental entender os sujeitos que compõem a cultura contemporânea. As relações estabelecidas confirmam a neces-sidade de o professor redesenhar seu processo de ensino mediante a necessidade dos alunos, por via de uma epistemologia que favoreça a interação e a construção do conhecimento, a fim de aproximar a escola e o professor da realidade dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948 10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p4-26 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p4-26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948/2960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 4-26 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 4-26 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 4-26 1984-1655 10.5555/repeg.v6i1 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037869809664 |