O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauletti, Fabiana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rosa, Marcelo Prado Amaral, Fenner, Roniere Dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948
Resumo: O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre as concepções sobre a construção do conhecimento humano que podem ser banhadas pela epistemologia genética de Jean Piaget. Nosso objetivo é tentar encontrar respaldo nas concepções epistemológicas para responder as seguintes questões: Como ocorre a construção do conhecimento? Quais as condições que a esco-la pode propiciar para que a aprendizagem ocorra? Para isto, sublinhamos a importância do professor conhecer ou entender como ocorre a construção do conhecimento. Ao nosso ver, esta é uma condição essencial que permeia o processo de ensino e aprendizagem na escola. Outra ideia que sustenta nosso trabalho é a crença de que o professor conduz o ensino, no sentido que além de conhecer o processo de construção do conhecimento, torna-se fundamental entender os sujeitos que compõem a cultura contemporânea. As relações estabelecidas confirmam a neces-sidade de o professor redesenhar seu processo de ensino mediante a necessidade dos alunos, por via de uma epistemologia que favoreça a interação e a construção do conhecimento, a fim de aproximar a escola e o professor da realidade dos alunos.
id UNESP-35_e278a985ff9cc0270bd0e314ef33507e
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3948
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling O Sujeito Epistêmico e a AprendizagemConhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética.O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre as concepções sobre a construção do conhecimento humano que podem ser banhadas pela epistemologia genética de Jean Piaget. Nosso objetivo é tentar encontrar respaldo nas concepções epistemológicas para responder as seguintes questões: Como ocorre a construção do conhecimento? Quais as condições que a esco-la pode propiciar para que a aprendizagem ocorra? Para isto, sublinhamos a importância do professor conhecer ou entender como ocorre a construção do conhecimento. Ao nosso ver, esta é uma condição essencial que permeia o processo de ensino e aprendizagem na escola. Outra ideia que sustenta nosso trabalho é a crença de que o professor conduz o ensino, no sentido que além de conhecer o processo de construção do conhecimento, torna-se fundamental entender os sujeitos que compõem a cultura contemporânea. As relações estabelecidas confirmam a neces-sidade de o professor redesenhar seu processo de ensino mediante a necessidade dos alunos, por via de uma epistemologia que favoreça a interação e a construção do conhecimento, a fim de aproximar a escola e o professor da realidade dos alunos.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/394810.36311/1984-1655.2014.v6n1.p4-26Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 4-26Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 4-26Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 4-261984-165510.5555/repeg.v6i1reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948/2960Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPauletti, FabianaRosa, Marcelo Prado AmaralFenner, Roniere Dos Santos2022-02-07T18:06:42Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/3948Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-07T18:06:42Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
title O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
spellingShingle O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
Pauletti, Fabiana
Conhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética.
title_short O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
title_full O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
title_fullStr O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
title_full_unstemmed O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
title_sort O Sujeito Epistêmico e a Aprendizagem
author Pauletti, Fabiana
author_facet Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Fenner, Roniere Dos Santos
author_role author
author2 Rosa, Marcelo Prado Amaral
Fenner, Roniere Dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pauletti, Fabiana
Rosa, Marcelo Prado Amaral
Fenner, Roniere Dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética.
topic Conhecimento, Aprendizagem, Construtivismo, Epistemologia Genética.
description O objetivo deste trabalho é estabelecer uma relação entre as concepções sobre a construção do conhecimento humano que podem ser banhadas pela epistemologia genética de Jean Piaget. Nosso objetivo é tentar encontrar respaldo nas concepções epistemológicas para responder as seguintes questões: Como ocorre a construção do conhecimento? Quais as condições que a esco-la pode propiciar para que a aprendizagem ocorra? Para isto, sublinhamos a importância do professor conhecer ou entender como ocorre a construção do conhecimento. Ao nosso ver, esta é uma condição essencial que permeia o processo de ensino e aprendizagem na escola. Outra ideia que sustenta nosso trabalho é a crença de que o professor conduz o ensino, no sentido que além de conhecer o processo de construção do conhecimento, torna-se fundamental entender os sujeitos que compõem a cultura contemporânea. As relações estabelecidas confirmam a neces-sidade de o professor redesenhar seu processo de ensino mediante a necessidade dos alunos, por via de uma epistemologia que favoreça a interação e a construção do conhecimento, a fim de aproximar a escola e o professor da realidade dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948
10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p4-26
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2014.v6n1.p4-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/3948/2960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 6 n. 1 (2014); 4-26
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 No. 1 (2014); 4-26
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 6 Núm. 1 (2014); 4-26
1984-1655
10.5555/repeg.v6i1
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037869809664