Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Cristina Delmondes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rolon, Júlio César Cardozo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/480
Resumo: A “Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina - Pernambuco, 2013-2014” trata-se de um trabalho investigativo, onde almeja: Discutir como acontece o diálogo entre a legislação e a prática dos professores de duas escolas públicas do município da Araripina – Pernambuco no período de 2013 e 2014.  A pesquisa apresenta uma abordagem de investigação quantitativa. O universo de pesquisa foram as escolas públicas Dionísio Bom de Oliveira e Moisés Bom de Oliveira, tendo como os sujeitos da pesquisa um universo de 45 docentes. Para alcançar os objetivos propostos os mesmos foram entrevistados segundo um roteiro estruturado baseado em um questionário, as respostas foram submetidas à analise temática de conteúdo. A pesquisa comprovou que o diálogo entre teoria e prática nas escolas investigadas necessita de maior efetividade para minimizar as dificuldades para implementação e estímulo a atividades e projetos de Educação Ambiental, que é trabalhada nos temas transversais, sendo ela essencial, principalmente quando é voltada para a formação de valores e que se trata de um processo de educação e reflexão permanente na construção de sujeitos cidadãos.
id IPES_b676a3dc9c73bf85604d9b3b307c7814
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/480
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014Educação Ambiental, legislação e prática de professoresA “Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina - Pernambuco, 2013-2014” trata-se de um trabalho investigativo, onde almeja: Discutir como acontece o diálogo entre a legislação e a prática dos professores de duas escolas públicas do município da Araripina – Pernambuco no período de 2013 e 2014.  A pesquisa apresenta uma abordagem de investigação quantitativa. O universo de pesquisa foram as escolas públicas Dionísio Bom de Oliveira e Moisés Bom de Oliveira, tendo como os sujeitos da pesquisa um universo de 45 docentes. Para alcançar os objetivos propostos os mesmos foram entrevistados segundo um roteiro estruturado baseado em um questionário, as respostas foram submetidas à analise temática de conteúdo. A pesquisa comprovou que o diálogo entre teoria e prática nas escolas investigadas necessita de maior efetividade para minimizar as dificuldades para implementação e estímulo a atividades e projetos de Educação Ambiental, que é trabalhada nos temas transversais, sendo ela essencial, principalmente quando é voltada para a formação de valores e que se trata de um processo de educação e reflexão permanente na construção de sujeitos cidadãos.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORNascimento, Maria Cristina DelmondesRolon, Júlio César Cardozo2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/48010.14295/idonline.v10i30.480ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 3; 143-1771981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/480/614Direitos autorais 2021 Maria Cristina Delmondes Nascimento, Júlio César Cardozo Rolonhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-16T02:33:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014
title Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014
spellingShingle Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014
Nascimento, Maria Cristina Delmondes
Educação Ambiental, legislação e prática de professores
title_short Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014
title_full Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014
title_fullStr Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014
title_full_unstemmed Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014
title_sort Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina – PE, 2013-2014
author Nascimento, Maria Cristina Delmondes
author_facet Nascimento, Maria Cristina Delmondes
Rolon, Júlio César Cardozo
author_role author
author2 Rolon, Júlio César Cardozo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Cristina Delmondes
Rolon, Júlio César Cardozo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental, legislação e prática de professores
topic Educação Ambiental, legislação e prática de professores
description A “Educação Ambiental: Um diálogo entre a legislação e a prática dos professores de escolas públicas de Araripina - Pernambuco, 2013-2014” trata-se de um trabalho investigativo, onde almeja: Discutir como acontece o diálogo entre a legislação e a prática dos professores de duas escolas públicas do município da Araripina – Pernambuco no período de 2013 e 2014.  A pesquisa apresenta uma abordagem de investigação quantitativa. O universo de pesquisa foram as escolas públicas Dionísio Bom de Oliveira e Moisés Bom de Oliveira, tendo como os sujeitos da pesquisa um universo de 45 docentes. Para alcançar os objetivos propostos os mesmos foram entrevistados segundo um roteiro estruturado baseado em um questionário, as respostas foram submetidas à analise temática de conteúdo. A pesquisa comprovou que o diálogo entre teoria e prática nas escolas investigadas necessita de maior efetividade para minimizar as dificuldades para implementação e estímulo a atividades e projetos de Educação Ambiental, que é trabalhada nos temas transversais, sendo ela essencial, principalmente quando é voltada para a formação de valores e que se trata de um processo de educação e reflexão permanente na construção de sujeitos cidadãos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/480
10.14295/idonline.v10i30.480
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/480
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i30.480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/480/614
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Cristina Delmondes Nascimento, Júlio César Cardozo Rolon
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Cristina Delmondes Nascimento, Júlio César Cardozo Rolon
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 3; 143-177
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053954327052288