Ética e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tolovi, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/113
Resumo: Atualmente nós podemos afirmar que esta primeira década do século XXI está sendo marcada por diversas formas de contradições que desafiam o ser humano na perspectiva da sociabilidade. O avanço tecnológico, cada vez mais rápido e surpreendente, não se traduz em justiça social (não diminui o grande e vergonhoso fosso entre ricos e pobres). O desenvolvimento científico não se traduz em qualidade de vida para todos, mas no privilégio dos poucos consumidores de elite. A quantidade e a qualidade das leis, produzidas por especialistas, a partir da necessidade coletiva, não se traduz em garantia de justiça humana e muito menos em segurança pública. A crise da moral não se transformou na afirmação da ética. Afinal de contas, mesmo vivendo num “mundo informatizado” nós podemos perceber que a informação dificilmente se transforma em conhecimento; e que o conhecimento dificilmente se transforma em sabedoria. E é nesse contexto que está inserida a crise da educação. Além da falta de investimentos financeiros nós vivemos a falta de uma relação dialógica e dialética que possa produzir valores humanos e que, por sua vez, possam enriquecer as relações intersubjetivas, na objetiva perspectiva da corresponsabilidade social.
id IPES_b97d9408b73f9d9d021d5080d62a58c2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/113
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Ética e educaçãoÉtica; Moral; Construção humana; Liberdade, Coerência, Intencionalidade, Reflexão, Sabedoria.Atualmente nós podemos afirmar que esta primeira década do século XXI está sendo marcada por diversas formas de contradições que desafiam o ser humano na perspectiva da sociabilidade. O avanço tecnológico, cada vez mais rápido e surpreendente, não se traduz em justiça social (não diminui o grande e vergonhoso fosso entre ricos e pobres). O desenvolvimento científico não se traduz em qualidade de vida para todos, mas no privilégio dos poucos consumidores de elite. A quantidade e a qualidade das leis, produzidas por especialistas, a partir da necessidade coletiva, não se traduz em garantia de justiça humana e muito menos em segurança pública. A crise da moral não se transformou na afirmação da ética. Afinal de contas, mesmo vivendo num “mundo informatizado” nós podemos perceber que a informação dificilmente se transforma em conhecimento; e que o conhecimento dificilmente se transforma em sabedoria. E é nesse contexto que está inserida a crise da educação. Além da falta de investimentos financeiros nós vivemos a falta de uma relação dialógica e dialética que possa produzir valores humanos e que, por sua vez, possam enriquecer as relações intersubjetivas, na objetiva perspectiva da corresponsabilidade social.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORTolovi, Carlos Alberto2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/11310.14295/idonline.v3i8.113ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 8 (2009); 5-191981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/113/113Direitos autorais 2021 Carlos Alberto Tolovihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:13Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Ética e educação
title Ética e educação
spellingShingle Ética e educação
Tolovi, Carlos Alberto
Ética; Moral; Construção humana; Liberdade, Coerência, Intencionalidade, Reflexão, Sabedoria.
title_short Ética e educação
title_full Ética e educação
title_fullStr Ética e educação
title_full_unstemmed Ética e educação
title_sort Ética e educação
author Tolovi, Carlos Alberto
author_facet Tolovi, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tolovi, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Ética; Moral; Construção humana; Liberdade, Coerência, Intencionalidade, Reflexão, Sabedoria.
topic Ética; Moral; Construção humana; Liberdade, Coerência, Intencionalidade, Reflexão, Sabedoria.
description Atualmente nós podemos afirmar que esta primeira década do século XXI está sendo marcada por diversas formas de contradições que desafiam o ser humano na perspectiva da sociabilidade. O avanço tecnológico, cada vez mais rápido e surpreendente, não se traduz em justiça social (não diminui o grande e vergonhoso fosso entre ricos e pobres). O desenvolvimento científico não se traduz em qualidade de vida para todos, mas no privilégio dos poucos consumidores de elite. A quantidade e a qualidade das leis, produzidas por especialistas, a partir da necessidade coletiva, não se traduz em garantia de justiça humana e muito menos em segurança pública. A crise da moral não se transformou na afirmação da ética. Afinal de contas, mesmo vivendo num “mundo informatizado” nós podemos perceber que a informação dificilmente se transforma em conhecimento; e que o conhecimento dificilmente se transforma em sabedoria. E é nesse contexto que está inserida a crise da educação. Além da falta de investimentos financeiros nós vivemos a falta de uma relação dialógica e dialética que possa produzir valores humanos e que, por sua vez, possam enriquecer as relações intersubjetivas, na objetiva perspectiva da corresponsabilidade social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/113
10.14295/idonline.v3i8.113
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/113
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v3i8.113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/113/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Carlos Alberto Tolovi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Carlos Alberto Tolovi
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 8 (2009); 5-19
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053954015625216