Ética e educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/113 |
Resumo: | Atualmente nós podemos afirmar que esta primeira década do século XXI está sendo marcada por diversas formas de contradições que desafiam o ser humano na perspectiva da sociabilidade. O avanço tecnológico, cada vez mais rápido e surpreendente, não se traduz em justiça social (não diminui o grande e vergonhoso fosso entre ricos e pobres). O desenvolvimento científico não se traduz em qualidade de vida para todos, mas no privilégio dos poucos consumidores de elite. A quantidade e a qualidade das leis, produzidas por especialistas, a partir da necessidade coletiva, não se traduz em garantia de justiça humana e muito menos em segurança pública. A crise da moral não se transformou na afirmação da ética. Afinal de contas, mesmo vivendo num “mundo informatizado” nós podemos perceber que a informação dificilmente se transforma em conhecimento; e que o conhecimento dificilmente se transforma em sabedoria. E é nesse contexto que está inserida a crise da educação. Além da falta de investimentos financeiros nós vivemos a falta de uma relação dialógica e dialética que possa produzir valores humanos e que, por sua vez, possam enriquecer as relações intersubjetivas, na objetiva perspectiva da corresponsabilidade social. |
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Ética e educaçãoÉtica; Moral; Construção humana; Liberdade, Coerência, Intencionalidade, Reflexão, Sabedoria.Atualmente nós podemos afirmar que esta primeira década do século XXI está sendo marcada por diversas formas de contradições que desafiam o ser humano na perspectiva da sociabilidade. O avanço tecnológico, cada vez mais rápido e surpreendente, não se traduz em justiça social (não diminui o grande e vergonhoso fosso entre ricos e pobres). O desenvolvimento científico não se traduz em qualidade de vida para todos, mas no privilégio dos poucos consumidores de elite. A quantidade e a qualidade das leis, produzidas por especialistas, a partir da necessidade coletiva, não se traduz em garantia de justiça humana e muito menos em segurança pública. A crise da moral não se transformou na afirmação da ética. Afinal de contas, mesmo vivendo num “mundo informatizado” nós podemos perceber que a informação dificilmente se transforma em conhecimento; e que o conhecimento dificilmente se transforma em sabedoria. E é nesse contexto que está inserida a crise da educação. Além da falta de investimentos financeiros nós vivemos a falta de uma relação dialógica e dialética que possa produzir valores humanos e que, por sua vez, possam enriquecer as relações intersubjetivas, na objetiva perspectiva da corresponsabilidade social.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORTolovi, Carlos Alberto2009-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/11310.14295/idonline.v3i8.113ID on line. Revista de psicologia; v. 3, n. 8 (2009); 5-191981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/113/113Direitos autorais 2021 Carlos Alberto Tolovihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:06:13Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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