A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Pedro Fernando dos, Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar os desafios encontrados pelos profissionais da educação no processo de ensino aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto contará em sua estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, que foi referência chave para o desencadeamento da construção do artigo, assim como autores voltados ao assunto estudado. Exemplos de realidades vivenciadas em sala de aula, que viriam ao prejudicar o processo leitor do aluno, visto que o texto explicará uma variedade de fatores voltados a essa realidade, que vai desde um simples espaço de leitura, como o tipo de leitura oferecido a criança. O texto aborda princípios que os professores de língua portuguesa devem tomar como exemplo para o seu dia a dia em sala de aula, na construção de novos leitores. Destaca-se a importância da leitura na idade certa, em decorrência de fatores que implicará no desenvolvimento leitor do aluno, que vai desde uma simples interpretação de texto, como capacidades cognitivas e organizações de ideias em linhas de pensamentos, assim como aquisição de novos conhecimentos e uma visão de mundos diferentes. Ênfase no objeto de estudo,  O LIVRO, que mesmo com os avanços tecnológicos, o livro continua sendo a principal ferramenta para a formação de futuros leitores .Portanto, o artigo deixa bem claro que a leitura e essencial no processo de formação do cidadão, e começá-la desde ceda, na idade, e no tempo escolar certo o aluno terá mais rendimento na sua construção social. 
id IPES_b9c6e1da48c8a9d6b65b0992a062d7a2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2203
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /Leitura. Ensino Fundamental. Processos. DesafiosO presente artigo tem por objetivo apresentar os desafios encontrados pelos profissionais da educação no processo de ensino aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto contará em sua estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, que foi referência chave para o desencadeamento da construção do artigo, assim como autores voltados ao assunto estudado. Exemplos de realidades vivenciadas em sala de aula, que viriam ao prejudicar o processo leitor do aluno, visto que o texto explicará uma variedade de fatores voltados a essa realidade, que vai desde um simples espaço de leitura, como o tipo de leitura oferecido a criança. O texto aborda princípios que os professores de língua portuguesa devem tomar como exemplo para o seu dia a dia em sala de aula, na construção de novos leitores. Destaca-se a importância da leitura na idade certa, em decorrência de fatores que implicará no desenvolvimento leitor do aluno, que vai desde uma simples interpretação de texto, como capacidades cognitivas e organizações de ideias em linhas de pensamentos, assim como aquisição de novos conhecimentos e uma visão de mundos diferentes. Ênfase no objeto de estudo,  O LIVRO, que mesmo com os avanços tecnológicos, o livro continua sendo a principal ferramenta para a formação de futuros leitores .Portanto, o artigo deixa bem claro que a leitura e essencial no processo de formação do cidadão, e começá-la desde ceda, na idade, e no tempo escolar certo o aluno terá mais rendimento na sua construção social. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMonteiro Neto, Witalla Dayane SilvaSantos, Pedro Fernando dosSobral, Maria do Socorro Cecílio2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/220310.14295/idonline.v13i48.2203ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 387-3951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203/3492Direitos autorais 2021 Witalla Dayane Silva Monteiro Neto, Pedro Fernando dos Santos, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T18:50:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
title A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
spellingShingle A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva
Leitura. Ensino Fundamental. Processos. Desafios
title_short A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
title_full A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
title_fullStr A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
title_full_unstemmed A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
title_sort A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
author Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva
author_facet Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva
Santos, Pedro Fernando dos
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Santos, Pedro Fernando dos
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva
Santos, Pedro Fernando dos
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura. Ensino Fundamental. Processos. Desafios
topic Leitura. Ensino Fundamental. Processos. Desafios
description O presente artigo tem por objetivo apresentar os desafios encontrados pelos profissionais da educação no processo de ensino aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto contará em sua estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, que foi referência chave para o desencadeamento da construção do artigo, assim como autores voltados ao assunto estudado. Exemplos de realidades vivenciadas em sala de aula, que viriam ao prejudicar o processo leitor do aluno, visto que o texto explicará uma variedade de fatores voltados a essa realidade, que vai desde um simples espaço de leitura, como o tipo de leitura oferecido a criança. O texto aborda princípios que os professores de língua portuguesa devem tomar como exemplo para o seu dia a dia em sala de aula, na construção de novos leitores. Destaca-se a importância da leitura na idade certa, em decorrência de fatores que implicará no desenvolvimento leitor do aluno, que vai desde uma simples interpretação de texto, como capacidades cognitivas e organizações de ideias em linhas de pensamentos, assim como aquisição de novos conhecimentos e uma visão de mundos diferentes. Ênfase no objeto de estudo,  O LIVRO, que mesmo com os avanços tecnológicos, o livro continua sendo a principal ferramenta para a formação de futuros leitores .Portanto, o artigo deixa bem claro que a leitura e essencial no processo de formação do cidadão, e começá-la desde ceda, na idade, e no tempo escolar certo o aluno terá mais rendimento na sua construção social. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203
10.14295/idonline.v13i48.2203
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203/3492
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 387-395
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053950225022976