A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo apresentar os desafios encontrados pelos profissionais da educação no processo de ensino aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto contará em sua estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, que foi referência chave para o desencadeamento da construção do artigo, assim como autores voltados ao assunto estudado. Exemplos de realidades vivenciadas em sala de aula, que viriam ao prejudicar o processo leitor do aluno, visto que o texto explicará uma variedade de fatores voltados a essa realidade, que vai desde um simples espaço de leitura, como o tipo de leitura oferecido a criança. O texto aborda princípios que os professores de língua portuguesa devem tomar como exemplo para o seu dia a dia em sala de aula, na construção de novos leitores. Destaca-se a importância da leitura na idade certa, em decorrência de fatores que implicará no desenvolvimento leitor do aluno, que vai desde uma simples interpretação de texto, como capacidades cognitivas e organizações de ideias em linhas de pensamentos, assim como aquisição de novos conhecimentos e uma visão de mundos diferentes. Ênfase no objeto de estudo, O LIVRO, que mesmo com os avanços tecnológicos, o livro continua sendo a principal ferramenta para a formação de futuros leitores .Portanto, o artigo deixa bem claro que a leitura e essencial no processo de formação do cidadão, e começá-la desde ceda, na idade, e no tempo escolar certo o aluno terá mais rendimento na sua construção social. |
id |
IPES_b9c6e1da48c8a9d6b65b0992a062d7a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2203 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos /Leitura. Ensino Fundamental. Processos. DesafiosO presente artigo tem por objetivo apresentar os desafios encontrados pelos profissionais da educação no processo de ensino aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto contará em sua estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, que foi referência chave para o desencadeamento da construção do artigo, assim como autores voltados ao assunto estudado. Exemplos de realidades vivenciadas em sala de aula, que viriam ao prejudicar o processo leitor do aluno, visto que o texto explicará uma variedade de fatores voltados a essa realidade, que vai desde um simples espaço de leitura, como o tipo de leitura oferecido a criança. O texto aborda princípios que os professores de língua portuguesa devem tomar como exemplo para o seu dia a dia em sala de aula, na construção de novos leitores. Destaca-se a importância da leitura na idade certa, em decorrência de fatores que implicará no desenvolvimento leitor do aluno, que vai desde uma simples interpretação de texto, como capacidades cognitivas e organizações de ideias em linhas de pensamentos, assim como aquisição de novos conhecimentos e uma visão de mundos diferentes. Ênfase no objeto de estudo, O LIVRO, que mesmo com os avanços tecnológicos, o livro continua sendo a principal ferramenta para a formação de futuros leitores .Portanto, o artigo deixa bem claro que a leitura e essencial no processo de formação do cidadão, e começá-la desde ceda, na idade, e no tempo escolar certo o aluno terá mais rendimento na sua construção social. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMonteiro Neto, Witalla Dayane SilvaSantos, Pedro Fernando dosSobral, Maria do Socorro Cecílio2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/220310.14295/idonline.v13i48.2203ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 387-3951981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203/3492Direitos autorais 2021 Witalla Dayane Silva Monteiro Neto, Pedro Fernando dos Santos, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T18:50:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos / |
title |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos / |
spellingShingle |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos / Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva Leitura. Ensino Fundamental. Processos. Desafios |
title_short |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos / |
title_full |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos / |
title_fullStr |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos / |
title_full_unstemmed |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos / |
title_sort |
A Importância da Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Processos e Desafios Pedagógicos / |
author |
Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva |
author_facet |
Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva Santos, Pedro Fernando dos Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Pedro Fernando dos Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro Neto, Witalla Dayane Silva Santos, Pedro Fernando dos Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Ensino Fundamental. Processos. Desafios |
topic |
Leitura. Ensino Fundamental. Processos. Desafios |
description |
O presente artigo tem por objetivo apresentar os desafios encontrados pelos profissionais da educação no processo de ensino aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. O texto contará em sua estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, que foi referência chave para o desencadeamento da construção do artigo, assim como autores voltados ao assunto estudado. Exemplos de realidades vivenciadas em sala de aula, que viriam ao prejudicar o processo leitor do aluno, visto que o texto explicará uma variedade de fatores voltados a essa realidade, que vai desde um simples espaço de leitura, como o tipo de leitura oferecido a criança. O texto aborda princípios que os professores de língua portuguesa devem tomar como exemplo para o seu dia a dia em sala de aula, na construção de novos leitores. Destaca-se a importância da leitura na idade certa, em decorrência de fatores que implicará no desenvolvimento leitor do aluno, que vai desde uma simples interpretação de texto, como capacidades cognitivas e organizações de ideias em linhas de pensamentos, assim como aquisição de novos conhecimentos e uma visão de mundos diferentes. Ênfase no objeto de estudo, O LIVRO, que mesmo com os avanços tecnológicos, o livro continua sendo a principal ferramenta para a formação de futuros leitores .Portanto, o artigo deixa bem claro que a leitura e essencial no processo de formação do cidadão, e começá-la desde ceda, na idade, e no tempo escolar certo o aluno terá mais rendimento na sua construção social. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203 10.14295/idonline.v13i48.2203 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i48.2203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2203/3492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 387-395 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053950225022976 |