A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alexsandra dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Medeiros, Jarles Lopes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245
Resumo: Este artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes.   
id IPES_b9cb100115b687130d40d5ba7cdc0ded
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1245
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes SurdosEducação. Aluno surdo. Ensino de filosofiaEste artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarbosa, Alexsandra dos SantosMedeiros, Jarles Lopes de2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/124510.14295/idonline.v12i41.1245ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 613-6261981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245/1816Direitos autorais 2021 Alexsandra dos Santos Barbosa, Jarles Lopes de Medeiroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
title A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
spellingShingle A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
Barbosa, Alexsandra dos Santos
Educação. Aluno surdo. Ensino de filosofia
title_short A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
title_full A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
title_fullStr A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
title_full_unstemmed A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
title_sort A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
author Barbosa, Alexsandra dos Santos
author_facet Barbosa, Alexsandra dos Santos
Medeiros, Jarles Lopes de
author_role author
author2 Medeiros, Jarles Lopes de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Alexsandra dos Santos
Medeiros, Jarles Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Aluno surdo. Ensino de filosofia
topic Educação. Aluno surdo. Ensino de filosofia
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes.   
description Este artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245
10.14295/idonline.v12i41.1245
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i41.1245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245/1816
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Alexsandra dos Santos Barbosa, Jarles Lopes de Medeiros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Alexsandra dos Santos Barbosa, Jarles Lopes de Medeiros
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 613-626
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427955662848