A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245 |
Resumo: | Este artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes. |
id |
IPES_b9cb100115b687130d40d5ba7cdc0ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1245 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes SurdosEducação. Aluno surdo. Ensino de filosofiaEste artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarbosa, Alexsandra dos SantosMedeiros, Jarles Lopes de2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/124510.14295/idonline.v12i41.1245ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 613-6261981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245/1816Direitos autorais 2021 Alexsandra dos Santos Barbosa, Jarles Lopes de Medeiroshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos |
title |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos |
spellingShingle |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos Barbosa, Alexsandra dos Santos Educação. Aluno surdo. Ensino de filosofia |
title_short |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos |
title_full |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos |
title_fullStr |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos |
title_full_unstemmed |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos |
title_sort |
A Educação do Aluno Surdo na Escola: Reflexões acerca do Ensino de Filosofia para Adolescentes Surdos |
author |
Barbosa, Alexsandra dos Santos |
author_facet |
Barbosa, Alexsandra dos Santos Medeiros, Jarles Lopes de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Jarles Lopes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Alexsandra dos Santos Medeiros, Jarles Lopes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Aluno surdo. Ensino de filosofia |
topic |
Educação. Aluno surdo. Ensino de filosofia |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes. |
description |
Este artigo objetivou refletir acerca do ensino de filosofia para adolescentes surdos. Uma das principais limitações que a pessoa surda encontra ainda é a limitação social, embora sejam inúmeras as barreiras que lhe dificulta o acesso ao conhecimento, ao lazer e à comunicação. Os resultados levam a crer que o preconceito inicia-se no ambiente familiar, dificultando um diagnóstico precoce. Nesse panorama, parece cada vez mais difícil ao respeito a condição da pessoa surda, dificultando sua inclusão. Esperamos que esta discussão possa influenciar políticas públicas inclusivas mais eficazes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245 10.14295/idonline.v12i41.1245 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i41.1245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1245/1816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alexsandra dos Santos Barbosa, Jarles Lopes de Medeiros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Alexsandra dos Santos Barbosa, Jarles Lopes de Medeiros https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 613-626 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037427955662848 |