POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Rosana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, Valdelúcia Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208
Resumo: Na intenção de discutir sobre a educação de alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, fezse necessário refletir sobre as concepções de cultura ao longo das experiências sociais vividas pela humanidade;assim como sobre a questão da constituição das identidades no mundo globalizado e administrado pela lógica capitalista. Foi considerada a Teoria Crítica da Sociedade como referencial de análise e a escola como espaço dereflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando compreender suas causas e, assim, não permitir sua reprodução, como também foi considerada a educação de alunos surdos que respeite as singularidades da língua e cultura da comunidade surda e o bilinguismo como opção metodológica de atendimento às demandas dos alunos surdos na organização de escolas bilíngues.Palavras-chave: Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. WHY DEAF CULTURE?: Senses and meanings in the education of deaf studentsAbstract: In order to discuss education of deaf students from the perspective of bilingual education, it was necessary to reflect on the conceptions of culture throughout social experiences lived by mankind; As well as on question of the identity constitution in the globalized world and administered by capitalist logic. The Critical Theory of Society was considered as a reference for analysis and the school as a space for reflection and criticism of acts of cultural domination, aiming at understanding causes and, therefore, not allowing their reproduction, but also considering the perspective of education of deaf students which respects singularities of language and culture of the deaf community and bilingualism as a theoretical-methodological option to meet demands of deaf students in the organization of bilingual schools.Keywords: Deaf culture. Bilingual education. Deaf students. ¿POR QUÉ LA CULTURA SORDA?: Sentidos y significados en la educación de los alumnos sordosResumen: Con la intención de discutir la formación de los alumnos sordos en el contexto de la educación bilingüe, fue necesario reflexionar sobre las concepciones de la cultura a través de las experiencias sociales vividas por la humanidad; así como sobre la cuestión de la constitución de las identidades en un mundo globalizado y administrado por la lógica capitalista. Se consideró la Teoría Crítica de la Sociedad como aporte de análisis y la escuela como un espacio de reflexión y crítica de las acciones de dominación cultural con el fin de comprender sus causas y, por lo tanto, no permitir su reproducción, como también se consideró la educación de alumnos sordos que respete las singularidades de la lengua y la cultura de la comunidad sorda y el bilingüismo como una opción metodológica en el atendimiento de las demandas de los alumnos sordos en la organización de las escuelas bilingües.Palabras clave: Cultura sorda. Educación bilingüe. Alumnos sordos.
id UFMA-5_75001ebca8981cd847326a9119ebf6aa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6208
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdosCultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos.Na intenção de discutir sobre a educação de alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, fezse necessário refletir sobre as concepções de cultura ao longo das experiências sociais vividas pela humanidade;assim como sobre a questão da constituição das identidades no mundo globalizado e administrado pela lógica capitalista. Foi considerada a Teoria Crítica da Sociedade como referencial de análise e a escola como espaço dereflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando compreender suas causas e, assim, não permitir sua reprodução, como também foi considerada a educação de alunos surdos que respeite as singularidades da língua e cultura da comunidade surda e o bilinguismo como opção metodológica de atendimento às demandas dos alunos surdos na organização de escolas bilíngues.Palavras-chave: Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. WHY DEAF CULTURE?: Senses and meanings in the education of deaf studentsAbstract: In order to discuss education of deaf students from the perspective of bilingual education, it was necessary to reflect on the conceptions of culture throughout social experiences lived by mankind; As well as on question of the identity constitution in the globalized world and administered by capitalist logic. The Critical Theory of Society was considered as a reference for analysis and the school as a space for reflection and criticism of acts of cultural domination, aiming at understanding causes and, therefore, not allowing their reproduction, but also considering the perspective of education of deaf students which respects singularities of language and culture of the deaf community and bilingualism as a theoretical-methodological option to meet demands of deaf students in the organization of bilingual schools.Keywords: Deaf culture. Bilingual education. Deaf students. ¿POR QUÉ LA CULTURA SORDA?: Sentidos y significados en la educación de los alumnos sordosResumen: Con la intención de discutir la formación de los alumnos sordos en el contexto de la educación bilingüe, fue necesario reflexionar sobre las concepciones de la cultura a través de las experiencias sociales vividas por la humanidad; así como sobre la cuestión de la constitución de las identidades en un mundo globalizado y administrado por la lógica capitalista. Se consideró la Teoría Crítica de la Sociedad como aporte de análisis y la escuela como un espacio de reflexión y crítica de las acciones de dominación cultural con el fin de comprender sus causas y, por lo tanto, no permitir su reproducción, como también se consideró la educación de alumnos sordos que respete las singularidades de la lengua y la cultura de la comunidad sorda y el bilingüismo como una opción metodológica en el atendimiento de las demandas de los alumnos sordos en la organización de las escuelas bilingües.Palabras clave: Cultura sorda. Educación bilingüe. Alumnos sordos.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/620810.18764/2178-2229.v.23n.especial/p161-175Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 161-1752178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208/3830Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, RosanaCosta, Valdelúcia Alves da2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6208Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:51.761739Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
title POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
spellingShingle POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
Prado, Rosana
Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos.
title_short POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
title_full POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
title_fullStr POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
title_full_unstemmed POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
title_sort POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
author Prado, Rosana
author_facet Prado, Rosana
Costa, Valdelúcia Alves da
author_role author
author2 Costa, Valdelúcia Alves da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prado, Rosana
Costa, Valdelúcia Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos.
topic Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos.
description Na intenção de discutir sobre a educação de alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, fezse necessário refletir sobre as concepções de cultura ao longo das experiências sociais vividas pela humanidade;assim como sobre a questão da constituição das identidades no mundo globalizado e administrado pela lógica capitalista. Foi considerada a Teoria Crítica da Sociedade como referencial de análise e a escola como espaço dereflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando compreender suas causas e, assim, não permitir sua reprodução, como também foi considerada a educação de alunos surdos que respeite as singularidades da língua e cultura da comunidade surda e o bilinguismo como opção metodológica de atendimento às demandas dos alunos surdos na organização de escolas bilíngues.Palavras-chave: Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. WHY DEAF CULTURE?: Senses and meanings in the education of deaf studentsAbstract: In order to discuss education of deaf students from the perspective of bilingual education, it was necessary to reflect on the conceptions of culture throughout social experiences lived by mankind; As well as on question of the identity constitution in the globalized world and administered by capitalist logic. The Critical Theory of Society was considered as a reference for analysis and the school as a space for reflection and criticism of acts of cultural domination, aiming at understanding causes and, therefore, not allowing their reproduction, but also considering the perspective of education of deaf students which respects singularities of language and culture of the deaf community and bilingualism as a theoretical-methodological option to meet demands of deaf students in the organization of bilingual schools.Keywords: Deaf culture. Bilingual education. Deaf students. ¿POR QUÉ LA CULTURA SORDA?: Sentidos y significados en la educación de los alumnos sordosResumen: Con la intención de discutir la formación de los alumnos sordos en el contexto de la educación bilingüe, fue necesario reflexionar sobre las concepciones de la cultura a través de las experiencias sociales vividas por la humanidad; así como sobre la cuestión de la constitución de las identidades en un mundo globalizado y administrado por la lógica capitalista. Se consideró la Teoría Crítica de la Sociedad como aporte de análisis y la escuela como un espacio de reflexión y crítica de las acciones de dominación cultural con el fin de comprender sus causas y, por lo tanto, no permitir su reproducción, como también se consideró la educación de alumnos sordos que respete las singularidades de la lengua y la cultura de la comunidad sorda y el bilingüismo como una opción metodológica en el atendimiento de las demandas de los alumnos sordos en la organización de las escuelas bilingües.Palabras clave: Cultura sorda. Educación bilingüe. Alumnos sordos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p161-175
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p161-175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208/3830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 161-175
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878619254784