POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208 |
Resumo: | Na intenção de discutir sobre a educação de alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, fezse necessário refletir sobre as concepções de cultura ao longo das experiências sociais vividas pela humanidade;assim como sobre a questão da constituição das identidades no mundo globalizado e administrado pela lógica capitalista. Foi considerada a Teoria Crítica da Sociedade como referencial de análise e a escola como espaço dereflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando compreender suas causas e, assim, não permitir sua reprodução, como também foi considerada a educação de alunos surdos que respeite as singularidades da língua e cultura da comunidade surda e o bilinguismo como opção metodológica de atendimento às demandas dos alunos surdos na organização de escolas bilíngues.Palavras-chave: Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. WHY DEAF CULTURE?: Senses and meanings in the education of deaf studentsAbstract: In order to discuss education of deaf students from the perspective of bilingual education, it was necessary to reflect on the conceptions of culture throughout social experiences lived by mankind; As well as on question of the identity constitution in the globalized world and administered by capitalist logic. The Critical Theory of Society was considered as a reference for analysis and the school as a space for reflection and criticism of acts of cultural domination, aiming at understanding causes and, therefore, not allowing their reproduction, but also considering the perspective of education of deaf students which respects singularities of language and culture of the deaf community and bilingualism as a theoretical-methodological option to meet demands of deaf students in the organization of bilingual schools.Keywords: Deaf culture. Bilingual education. Deaf students. ¿POR QUÉ LA CULTURA SORDA?: Sentidos y significados en la educación de los alumnos sordosResumen: Con la intención de discutir la formación de los alumnos sordos en el contexto de la educación bilingüe, fue necesario reflexionar sobre las concepciones de la cultura a través de las experiencias sociales vividas por la humanidad; así como sobre la cuestión de la constitución de las identidades en un mundo globalizado y administrado por la lógica capitalista. Se consideró la Teoría Crítica de la Sociedad como aporte de análisis y la escuela como un espacio de reflexión y crítica de las acciones de dominación cultural con el fin de comprender sus causas y, por lo tanto, no permitir su reproducción, como también se consideró la educación de alumnos sordos que respete las singularidades de la lengua y la cultura de la comunidad sorda y el bilingüismo como una opción metodológica en el atendimiento de las demandas de los alumnos sordos en la organización de las escuelas bilingües.Palabras clave: Cultura sorda. Educación bilingüe. Alumnos sordos. |
id |
UFMA-5_75001ebca8981cd847326a9119ebf6aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6208 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdosCultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos.Na intenção de discutir sobre a educação de alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, fezse necessário refletir sobre as concepções de cultura ao longo das experiências sociais vividas pela humanidade;assim como sobre a questão da constituição das identidades no mundo globalizado e administrado pela lógica capitalista. Foi considerada a Teoria Crítica da Sociedade como referencial de análise e a escola como espaço dereflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando compreender suas causas e, assim, não permitir sua reprodução, como também foi considerada a educação de alunos surdos que respeite as singularidades da língua e cultura da comunidade surda e o bilinguismo como opção metodológica de atendimento às demandas dos alunos surdos na organização de escolas bilíngues.Palavras-chave: Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. WHY DEAF CULTURE?: Senses and meanings in the education of deaf studentsAbstract: In order to discuss education of deaf students from the perspective of bilingual education, it was necessary to reflect on the conceptions of culture throughout social experiences lived by mankind; As well as on question of the identity constitution in the globalized world and administered by capitalist logic. The Critical Theory of Society was considered as a reference for analysis and the school as a space for reflection and criticism of acts of cultural domination, aiming at understanding causes and, therefore, not allowing their reproduction, but also considering the perspective of education of deaf students which respects singularities of language and culture of the deaf community and bilingualism as a theoretical-methodological option to meet demands of deaf students in the organization of bilingual schools.Keywords: Deaf culture. Bilingual education. Deaf students. ¿POR QUÉ LA CULTURA SORDA?: Sentidos y significados en la educación de los alumnos sordosResumen: Con la intención de discutir la formación de los alumnos sordos en el contexto de la educación bilingüe, fue necesario reflexionar sobre las concepciones de la cultura a través de las experiencias sociales vividas por la humanidad; así como sobre la cuestión de la constitución de las identidades en un mundo globalizado y administrado por la lógica capitalista. Se consideró la Teoría Crítica de la Sociedad como aporte de análisis y la escuela como un espacio de reflexión y crítica de las acciones de dominación cultural con el fin de comprender sus causas y, por lo tanto, no permitir su reproducción, como también se consideró la educación de alumnos sordos que respete las singularidades de la lengua y la cultura de la comunidad sorda y el bilingüismo como una opción metodológica en el atendimiento de las demandas de los alumnos sordos en la organización de las escuelas bilingües.Palabras clave: Cultura sorda. Educación bilingüe. Alumnos sordos.Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/620810.18764/2178-2229.v.23n.especial/p161-175Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 161-1752178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208/3830Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessPrado, RosanaCosta, Valdelúcia Alves da2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6208Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:51.761739Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos |
title |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos |
spellingShingle |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos Prado, Rosana Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. |
title_short |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos |
title_full |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos |
title_fullStr |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos |
title_full_unstemmed |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos |
title_sort |
POR QUE CULTURA SURDA?: Sentidos e significados na educação de alunos surdos |
author |
Prado, Rosana |
author_facet |
Prado, Rosana Costa, Valdelúcia Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Valdelúcia Alves da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Rosana Costa, Valdelúcia Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. |
topic |
Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. |
description |
Na intenção de discutir sobre a educação de alunos surdos na perspectiva da educação bilíngue, fezse necessário refletir sobre as concepções de cultura ao longo das experiências sociais vividas pela humanidade;assim como sobre a questão da constituição das identidades no mundo globalizado e administrado pela lógica capitalista. Foi considerada a Teoria Crítica da Sociedade como referencial de análise e a escola como espaço dereflexão e crítica às ações de dominação cultural, visando compreender suas causas e, assim, não permitir sua reprodução, como também foi considerada a educação de alunos surdos que respeite as singularidades da língua e cultura da comunidade surda e o bilinguismo como opção metodológica de atendimento às demandas dos alunos surdos na organização de escolas bilíngues.Palavras-chave: Cultura surda. Educação bilíngue. Alunos surdos. WHY DEAF CULTURE?: Senses and meanings in the education of deaf studentsAbstract: In order to discuss education of deaf students from the perspective of bilingual education, it was necessary to reflect on the conceptions of culture throughout social experiences lived by mankind; As well as on question of the identity constitution in the globalized world and administered by capitalist logic. The Critical Theory of Society was considered as a reference for analysis and the school as a space for reflection and criticism of acts of cultural domination, aiming at understanding causes and, therefore, not allowing their reproduction, but also considering the perspective of education of deaf students which respects singularities of language and culture of the deaf community and bilingualism as a theoretical-methodological option to meet demands of deaf students in the organization of bilingual schools.Keywords: Deaf culture. Bilingual education. Deaf students. ¿POR QUÉ LA CULTURA SORDA?: Sentidos y significados en la educación de los alumnos sordosResumen: Con la intención de discutir la formación de los alumnos sordos en el contexto de la educación bilingüe, fue necesario reflexionar sobre las concepciones de la cultura a través de las experiencias sociales vividas por la humanidad; así como sobre la cuestión de la constitución de las identidades en un mundo globalizado y administrado por la lógica capitalista. Se consideró la Teoría Crítica de la Sociedad como aporte de análisis y la escuela como un espacio de reflexión y crítica de las acciones de dominación cultural con el fin de comprender sus causas y, por lo tanto, no permitir su reproducción, como también se consideró la educación de alumnos sordos que respete las singularidades de la lengua y la cultura de la comunidad sorda y el bilingüismo como una opción metodológica en el atendimiento de las demandas de los alumnos sordos en la organización de las escuelas bilingües.Palabras clave: Cultura sorda. Educación bilingüe. Alumnos sordos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p161-175 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p161-175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6208/3830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 161-175 2178-2229 0102-4175 10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874878619254784 |