Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Lúcia de Fátima Nogueira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monteiro, José Ricardo dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937
Resumo: O conhecimento a ser trabalhado nas escolas do município de Morada Nova/CE, tem sido mostrado através do valor da cultura vaqueira e quanto ela é primordial para os munícipes. Este trabalho tem como objetivo geral o de Conhecer como as escolas de Morada Nova/CE tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem, bem como em detalhes os de Identificar como os professores tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem; descrever como essas práticas pedagógicas referente a cultura o vaqueiro tem sido trabalhado como tem transversal e explicar a importância do resgate da cultura do vaqueiro no âmbito da escola. Trata-se de um estudo de abordagem predominantemente qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Apontou-se em virtude dos resultados, sua contribuição para a dimensão antropológica da cultura vaqueira e sua fundamental importância para o povo, considerando que este está ligado a ela e ela a este, configurando um emaranhado cultural intenso, presente como sangue que corre nas veias dos habitantes da cidade de Morada Nova. Assinalou-se, ainda para o fato do trabalho com a cultura dentro da escola, em especial na sala de aula, ser de muito valor para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhados dentro da disciplina, bem como, a prática realizada pelos professores em conduzir os alunos aos locais onde se vivencia e onde esta caracterizada os indícios desta história vaqueira, nas vaquejadas, no museu e nas praças onde ocorrem as festas tradicionais do vaqueiro no município. Foi visto ainda que o professor necessita entender que sua missão não é somente passar os conteúdos que estão nos livros, mas, buscar outras fontes de informações na comunidade, em outros contextos sociais. 
id IPES_bd379229f50e735ffd1e8f376c7b0048
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1937
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – CearáMuseu. Cultura. Vaqueiro. EducaçãoO conhecimento a ser trabalhado nas escolas do município de Morada Nova/CE, tem sido mostrado através do valor da cultura vaqueira e quanto ela é primordial para os munícipes. Este trabalho tem como objetivo geral o de Conhecer como as escolas de Morada Nova/CE tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem, bem como em detalhes os de Identificar como os professores tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem; descrever como essas práticas pedagógicas referente a cultura o vaqueiro tem sido trabalhado como tem transversal e explicar a importância do resgate da cultura do vaqueiro no âmbito da escola. Trata-se de um estudo de abordagem predominantemente qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Apontou-se em virtude dos resultados, sua contribuição para a dimensão antropológica da cultura vaqueira e sua fundamental importância para o povo, considerando que este está ligado a ela e ela a este, configurando um emaranhado cultural intenso, presente como sangue que corre nas veias dos habitantes da cidade de Morada Nova. Assinalou-se, ainda para o fato do trabalho com a cultura dentro da escola, em especial na sala de aula, ser de muito valor para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhados dentro da disciplina, bem como, a prática realizada pelos professores em conduzir os alunos aos locais onde se vivencia e onde esta caracterizada os indícios desta história vaqueira, nas vaquejadas, no museu e nas praças onde ocorrem as festas tradicionais do vaqueiro no município. Foi visto ainda que o professor necessita entender que sua missão não é somente passar os conteúdos que estão nos livros, mas, buscar outras fontes de informações na comunidade, em outros contextos sociais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGirão, Lúcia de Fátima NogueiraMonteiro, José Ricardo dos Santos2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/193710.14295/idonline.v13i46.1937ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 856-8801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937/2880Direitos autorais 2021 Lúcia de Fátima Nogueira Girão, José Ricardo dos Santos Monteirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
title Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
spellingShingle Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
Girão, Lúcia de Fátima Nogueira
Museu. Cultura. Vaqueiro. Educação
title_short Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
title_full Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
title_fullStr Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
title_full_unstemmed Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
title_sort Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
author Girão, Lúcia de Fátima Nogueira
author_facet Girão, Lúcia de Fátima Nogueira
Monteiro, José Ricardo dos Santos
author_role author
author2 Monteiro, José Ricardo dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Lúcia de Fátima Nogueira
Monteiro, José Ricardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Museu. Cultura. Vaqueiro. Educação
topic Museu. Cultura. Vaqueiro. Educação
dc.description.none.fl_txt_mv O conhecimento a ser trabalhado nas escolas do município de Morada Nova/CE, tem sido mostrado através do valor da cultura vaqueira e quanto ela é primordial para os munícipes. Este trabalho tem como objetivo geral o de Conhecer como as escolas de Morada Nova/CE tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem, bem como em detalhes os de Identificar como os professores tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem; descrever como essas práticas pedagógicas referente a cultura o vaqueiro tem sido trabalhado como tem transversal e explicar a importância do resgate da cultura do vaqueiro no âmbito da escola. Trata-se de um estudo de abordagem predominantemente qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Apontou-se em virtude dos resultados, sua contribuição para a dimensão antropológica da cultura vaqueira e sua fundamental importância para o povo, considerando que este está ligado a ela e ela a este, configurando um emaranhado cultural intenso, presente como sangue que corre nas veias dos habitantes da cidade de Morada Nova. Assinalou-se, ainda para o fato do trabalho com a cultura dentro da escola, em especial na sala de aula, ser de muito valor para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhados dentro da disciplina, bem como, a prática realizada pelos professores em conduzir os alunos aos locais onde se vivencia e onde esta caracterizada os indícios desta história vaqueira, nas vaquejadas, no museu e nas praças onde ocorrem as festas tradicionais do vaqueiro no município. Foi visto ainda que o professor necessita entender que sua missão não é somente passar os conteúdos que estão nos livros, mas, buscar outras fontes de informações na comunidade, em outros contextos sociais. 
description O conhecimento a ser trabalhado nas escolas do município de Morada Nova/CE, tem sido mostrado através do valor da cultura vaqueira e quanto ela é primordial para os munícipes. Este trabalho tem como objetivo geral o de Conhecer como as escolas de Morada Nova/CE tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem, bem como em detalhes os de Identificar como os professores tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem; descrever como essas práticas pedagógicas referente a cultura o vaqueiro tem sido trabalhado como tem transversal e explicar a importância do resgate da cultura do vaqueiro no âmbito da escola. Trata-se de um estudo de abordagem predominantemente qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Apontou-se em virtude dos resultados, sua contribuição para a dimensão antropológica da cultura vaqueira e sua fundamental importância para o povo, considerando que este está ligado a ela e ela a este, configurando um emaranhado cultural intenso, presente como sangue que corre nas veias dos habitantes da cidade de Morada Nova. Assinalou-se, ainda para o fato do trabalho com a cultura dentro da escola, em especial na sala de aula, ser de muito valor para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhados dentro da disciplina, bem como, a prática realizada pelos professores em conduzir os alunos aos locais onde se vivencia e onde esta caracterizada os indícios desta história vaqueira, nas vaquejadas, no museu e nas praças onde ocorrem as festas tradicionais do vaqueiro no município. Foi visto ainda que o professor necessita entender que sua missão não é somente passar os conteúdos que estão nos livros, mas, buscar outras fontes de informações na comunidade, em outros contextos sociais. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937
10.14295/idonline.v13i46.1937
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i46.1937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937/2880
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Lúcia de Fátima Nogueira Girão, José Ricardo dos Santos Monteiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Lúcia de Fátima Nogueira Girão, José Ricardo dos Santos Monteiro
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 856-880
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427005652992