Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937 |
Resumo: | O conhecimento a ser trabalhado nas escolas do município de Morada Nova/CE, tem sido mostrado através do valor da cultura vaqueira e quanto ela é primordial para os munícipes. Este trabalho tem como objetivo geral o de Conhecer como as escolas de Morada Nova/CE tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem, bem como em detalhes os de Identificar como os professores tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem; descrever como essas práticas pedagógicas referente a cultura o vaqueiro tem sido trabalhado como tem transversal e explicar a importância do resgate da cultura do vaqueiro no âmbito da escola. Trata-se de um estudo de abordagem predominantemente qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Apontou-se em virtude dos resultados, sua contribuição para a dimensão antropológica da cultura vaqueira e sua fundamental importância para o povo, considerando que este está ligado a ela e ela a este, configurando um emaranhado cultural intenso, presente como sangue que corre nas veias dos habitantes da cidade de Morada Nova. Assinalou-se, ainda para o fato do trabalho com a cultura dentro da escola, em especial na sala de aula, ser de muito valor para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhados dentro da disciplina, bem como, a prática realizada pelos professores em conduzir os alunos aos locais onde se vivencia e onde esta caracterizada os indícios desta história vaqueira, nas vaquejadas, no museu e nas praças onde ocorrem as festas tradicionais do vaqueiro no município. Foi visto ainda que o professor necessita entender que sua missão não é somente passar os conteúdos que estão nos livros, mas, buscar outras fontes de informações na comunidade, em outros contextos sociais. |
id |
IPES_eab3fd30ae59438bd9f7a4afb1d237fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1937 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – CearáMuseu. Cultura. Vaqueiro. EducaçãoO conhecimento a ser trabalhado nas escolas do município de Morada Nova/CE, tem sido mostrado através do valor da cultura vaqueira e quanto ela é primordial para os munícipes. Este trabalho tem como objetivo geral o de Conhecer como as escolas de Morada Nova/CE tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem, bem como em detalhes os de Identificar como os professores tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem; descrever como essas práticas pedagógicas referente a cultura o vaqueiro tem sido trabalhado como tem transversal e explicar a importância do resgate da cultura do vaqueiro no âmbito da escola. Trata-se de um estudo de abordagem predominantemente qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Apontou-se em virtude dos resultados, sua contribuição para a dimensão antropológica da cultura vaqueira e sua fundamental importância para o povo, considerando que este está ligado a ela e ela a este, configurando um emaranhado cultural intenso, presente como sangue que corre nas veias dos habitantes da cidade de Morada Nova. Assinalou-se, ainda para o fato do trabalho com a cultura dentro da escola, em especial na sala de aula, ser de muito valor para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhados dentro da disciplina, bem como, a prática realizada pelos professores em conduzir os alunos aos locais onde se vivencia e onde esta caracterizada os indícios desta história vaqueira, nas vaquejadas, no museu e nas praças onde ocorrem as festas tradicionais do vaqueiro no município. Foi visto ainda que o professor necessita entender que sua missão não é somente passar os conteúdos que estão nos livros, mas, buscar outras fontes de informações na comunidade, em outros contextos sociais. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGirão, Lúcia de Fátima NogueiraMonteiro, José Ricardo dos Santos2019-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/193710.14295/idonline.v13i46.1937ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 856-8801981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937/2880Direitos autorais 2021 Lúcia de Fátima Nogueira Girão, José Ricardo dos Santos Monteirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-28T13:02:09Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará |
title |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará |
spellingShingle |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará Girão, Lúcia de Fátima Nogueira Museu. Cultura. Vaqueiro. Educação |
title_short |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará |
title_full |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará |
title_fullStr |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará |
title_full_unstemmed |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará |
title_sort |
Resgate antropológico da cultura do vaqueiro no ensino fundamental no município de Morada Nova – Ceará / Anthropological rescue of the cowboy culture in elementar school in the municipality of Morada Nova – Ceará |
author |
Girão, Lúcia de Fátima Nogueira |
author_facet |
Girão, Lúcia de Fátima Nogueira Monteiro, José Ricardo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, José Ricardo dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Girão, Lúcia de Fátima Nogueira Monteiro, José Ricardo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu. Cultura. Vaqueiro. Educação |
topic |
Museu. Cultura. Vaqueiro. Educação |
description |
O conhecimento a ser trabalhado nas escolas do município de Morada Nova/CE, tem sido mostrado através do valor da cultura vaqueira e quanto ela é primordial para os munícipes. Este trabalho tem como objetivo geral o de Conhecer como as escolas de Morada Nova/CE tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem, bem como em detalhes os de Identificar como os professores tem trabalhado a cultura do vaqueiro nos processos de ensino e aprendizagem; descrever como essas práticas pedagógicas referente a cultura o vaqueiro tem sido trabalhado como tem transversal e explicar a importância do resgate da cultura do vaqueiro no âmbito da escola. Trata-se de um estudo de abordagem predominantemente qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa bibliográfica e documental. Apontou-se em virtude dos resultados, sua contribuição para a dimensão antropológica da cultura vaqueira e sua fundamental importância para o povo, considerando que este está ligado a ela e ela a este, configurando um emaranhado cultural intenso, presente como sangue que corre nas veias dos habitantes da cidade de Morada Nova. Assinalou-se, ainda para o fato do trabalho com a cultura dentro da escola, em especial na sala de aula, ser de muito valor para o desenvolvimento dos temas transversais trabalhados dentro da disciplina, bem como, a prática realizada pelos professores em conduzir os alunos aos locais onde se vivencia e onde esta caracterizada os indícios desta história vaqueira, nas vaquejadas, no museu e nas praças onde ocorrem as festas tradicionais do vaqueiro no município. Foi visto ainda que o professor necessita entender que sua missão não é somente passar os conteúdos que estão nos livros, mas, buscar outras fontes de informações na comunidade, em outros contextos sociais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937 10.14295/idonline.v13i46.1937 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v13i46.1937 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1937/2880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Lúcia de Fátima Nogueira Girão, José Ricardo dos Santos Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Lúcia de Fátima Nogueira Girão, José Ricardo dos Santos Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 46 (2019); 856-880 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053952585367552 |