Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Ednalva da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho, Oliveira, Maria das Graças Bento Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2298
Resumo: Este artigo vem abordar as etapas observadas e vivenciadas do PRP - Programa de Residência Pedagógica, através do olhar e das práticas do residente, demonstrando aspectos positivos e negativos sobre o processo de ensino aprendizagem. Pretende-se mostrar a estrutura física e administrativa que compõe a escola campo Dom Malan no município de Salgueiro-PE, refletindo sobre algumas dificuldades encontradas desde o período da ambientação, até à fase de Imersão. A participação do residente nessa trajetória torna-se imprescindível, estabelecendo interação social, habilidades e sobretudo colaborando para o crescimento do acadêmico através da união entre o escrito e o vivido. O trabalho vem discutir a respeito de alguns temas importantes que devem ser revistos e considerados tais como; a prática da Educação Física nesse espaço de forma constante para melhorar o desempenho desses alunos, incentivo ao corpo docente para aperfeiçoamento de suas ações, além de melhoramento no contexto da inclusão de alunos com necessidades especiais. Fez-se necessário o uso de várias pesquisas bibliográficas através de nomes como: Pimenta e Lima (2004), Kunz, (2001), e outras fontes. Este trabalho tem natureza qualitativa, quantitativa, descritiva, aplicada, levantamento e estudo de caso, para compreender alguns fatores existentes e ausentes no âmbito educacional. Alguns mediadores e residentes atuantes dentro desse sistema foram convidados a participarem desse trabalho através de questionamentos onde puderam fornecer opiniões e sugestões relativas ao processo inclusivo em cada setor, corroborando de maneira positiva. Palavras-Chave: Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas
id IPES_bd86b1e9bf8d35b2220da7f43337bfbb
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2298
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo SchoolPrograma de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; PráticasEste artigo vem abordar as etapas observadas e vivenciadas do PRP - Programa de Residência Pedagógica, através do olhar e das práticas do residente, demonstrando aspectos positivos e negativos sobre o processo de ensino aprendizagem. Pretende-se mostrar a estrutura física e administrativa que compõe a escola campo Dom Malan no município de Salgueiro-PE, refletindo sobre algumas dificuldades encontradas desde o período da ambientação, até à fase de Imersão. A participação do residente nessa trajetória torna-se imprescindível, estabelecendo interação social, habilidades e sobretudo colaborando para o crescimento do acadêmico através da união entre o escrito e o vivido. O trabalho vem discutir a respeito de alguns temas importantes que devem ser revistos e considerados tais como; a prática da Educação Física nesse espaço de forma constante para melhorar o desempenho desses alunos, incentivo ao corpo docente para aperfeiçoamento de suas ações, além de melhoramento no contexto da inclusão de alunos com necessidades especiais. Fez-se necessário o uso de várias pesquisas bibliográficas através de nomes como: Pimenta e Lima (2004), Kunz, (2001), e outras fontes. Este trabalho tem natureza qualitativa, quantitativa, descritiva, aplicada, levantamento e estudo de caso, para compreender alguns fatores existentes e ausentes no âmbito educacional. Alguns mediadores e residentes atuantes dentro desse sistema foram convidados a participarem desse trabalho através de questionamentos onde puderam fornecer opiniões e sugestões relativas ao processo inclusivo em cada setor, corroborando de maneira positiva. Palavras-Chave: Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; PráticasINSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORPereira, Maria Ednalva da SilvaMenezes, Aurelania Maria de CarvalhoOliveira, Maria das Graças Bento Gonçalves de2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/229810.14295/idonline.v13i48.2298ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 919-9331981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2298/3476Direitos autorais 2021 Maria Ednalva da Silva Pereira, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria das Graças Bento Gonçalves de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-02T12:26:31Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
title Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
spellingShingle Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
Pereira, Maria Ednalva da Silva
Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas
title_short Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
title_full Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
title_fullStr Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
title_full_unstemmed Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
title_sort Resultado das Vivências Realizadas no Processo de Ambientação e Imersão do Programa de Residência Pedagógica na Escola Campo / Result of Experiences Carried out in the Environmental Process and Immersion of the Pedagogical Residence Program at Campo School
author Pereira, Maria Ednalva da Silva
author_facet Pereira, Maria Ednalva da Silva
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Oliveira, Maria das Graças Bento Gonçalves de
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Oliveira, Maria das Graças Bento Gonçalves de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Ednalva da Silva
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Oliveira, Maria das Graças Bento Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas
topic Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo vem abordar as etapas observadas e vivenciadas do PRP - Programa de Residência Pedagógica, através do olhar e das práticas do residente, demonstrando aspectos positivos e negativos sobre o processo de ensino aprendizagem. Pretende-se mostrar a estrutura física e administrativa que compõe a escola campo Dom Malan no município de Salgueiro-PE, refletindo sobre algumas dificuldades encontradas desde o período da ambientação, até à fase de Imersão. A participação do residente nessa trajetória torna-se imprescindível, estabelecendo interação social, habilidades e sobretudo colaborando para o crescimento do acadêmico através da união entre o escrito e o vivido. O trabalho vem discutir a respeito de alguns temas importantes que devem ser revistos e considerados tais como; a prática da Educação Física nesse espaço de forma constante para melhorar o desempenho desses alunos, incentivo ao corpo docente para aperfeiçoamento de suas ações, além de melhoramento no contexto da inclusão de alunos com necessidades especiais. Fez-se necessário o uso de várias pesquisas bibliográficas através de nomes como: Pimenta e Lima (2004), Kunz, (2001), e outras fontes. Este trabalho tem natureza qualitativa, quantitativa, descritiva, aplicada, levantamento e estudo de caso, para compreender alguns fatores existentes e ausentes no âmbito educacional. Alguns mediadores e residentes atuantes dentro desse sistema foram convidados a participarem desse trabalho através de questionamentos onde puderam fornecer opiniões e sugestões relativas ao processo inclusivo em cada setor, corroborando de maneira positiva. Palavras-Chave: Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas
description Este artigo vem abordar as etapas observadas e vivenciadas do PRP - Programa de Residência Pedagógica, através do olhar e das práticas do residente, demonstrando aspectos positivos e negativos sobre o processo de ensino aprendizagem. Pretende-se mostrar a estrutura física e administrativa que compõe a escola campo Dom Malan no município de Salgueiro-PE, refletindo sobre algumas dificuldades encontradas desde o período da ambientação, até à fase de Imersão. A participação do residente nessa trajetória torna-se imprescindível, estabelecendo interação social, habilidades e sobretudo colaborando para o crescimento do acadêmico através da união entre o escrito e o vivido. O trabalho vem discutir a respeito de alguns temas importantes que devem ser revistos e considerados tais como; a prática da Educação Física nesse espaço de forma constante para melhorar o desempenho desses alunos, incentivo ao corpo docente para aperfeiçoamento de suas ações, além de melhoramento no contexto da inclusão de alunos com necessidades especiais. Fez-se necessário o uso de várias pesquisas bibliográficas através de nomes como: Pimenta e Lima (2004), Kunz, (2001), e outras fontes. Este trabalho tem natureza qualitativa, quantitativa, descritiva, aplicada, levantamento e estudo de caso, para compreender alguns fatores existentes e ausentes no âmbito educacional. Alguns mediadores e residentes atuantes dentro desse sistema foram convidados a participarem desse trabalho através de questionamentos onde puderam fornecer opiniões e sugestões relativas ao processo inclusivo em cada setor, corroborando de maneira positiva. Palavras-Chave: Programa de Residência Pedagógica; Imersão; Ambientação; Aperfeiçoamento; Práticas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2298
10.14295/idonline.v13i48.2298
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2298
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i48.2298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2298/3476
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Ednalva da Silva Pereira, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria das Graças Bento Gonçalves de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Ednalva da Silva Pereira, Aurelania Maria de Carvalho Menezes, Maria das Graças Bento Gonçalves de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 919-933
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037425688641536