Experiências da Ambientação do Programa Residência Pedagógica: Conhecendo na Prática / Program Environment Experiences Pedagogical Residence: Knowing in Practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Damiana Filgueira da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Canuto, Wêdya Gabriely Pereira, Bento, Maria das Graças de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2227
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar vivências que ocorreram em um estágio/residência pelo PRP - Programa Residência Pedagógica, o mesmo tem se mostrado de grande importância e positivo para a formação docente, o programa foi um grande avanço para a FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, uma parceria em prol do aperfeiçoamento dos licenciandos em Pedagogia e Ciências Biológicas, e por meio deste trabalho pode-se perceber a real importância do Programa. A residência aconteceu na escola Dr. Severino Alves de Sá, localizada em Salgueiro- PE e foi realizado em duas fases,  Ambientação e Imersão e foi a ponte principal para conseguir chegar a tanto conhecimento. Através da residência, pode-se perceber a importância da gestão escolar e do PPP-Projeto Político Pedagógico da escola.  Transformar um ambiente educativo não é fácil, pois requer muita paciência para saber lidar com problemas, ter a prática necessária para poder trabalhar o conjunto e ter didática para transformar as expectativas em realidades. Nada é fácil quando tudo esta ao pé da letra, pois mesmo que tudo seja tranquilidade no ambiente administrativo, sempre vai haver uma pedrinha na qual o gestor terá que resolver, neste caso fica claro a importância de uma gestão escolar e do Projeto Político Pedagógico-PPP, que é um documento organizador de uma instituição escolar, esses novos programas estão vindo para somar juntamente com a escola e transformar a educação. Este trabalho tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica através de estudos realizados por teóricos como: Libâneo (2005), Veiga (2002) e Tardif  (2008). Todas as fases do PRP foram realizadas com grande sucesso. Cada uma proporcionou conhecimentos específicos. Certamente o Programa fortaleceu a parceria entre a universidade e a escola campo de residência, culminado no aperfeiçoamento da prática docente.  
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