Experiências da Ambientação do Programa Residência Pedagógica: Conhecendo na Prática / Program Environment Experiences Pedagogical Residence: Knowing in Practice
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2227 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar vivências que ocorreram em um estágio/residência pelo PRP - Programa Residência Pedagógica, o mesmo tem se mostrado de grande importância e positivo para a formação docente, o programa foi um grande avanço para a FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, uma parceria em prol do aperfeiçoamento dos licenciandos em Pedagogia e Ciências Biológicas, e por meio deste trabalho pode-se perceber a real importância do Programa. A residência aconteceu na escola Dr. Severino Alves de Sá, localizada em Salgueiro- PE e foi realizado em duas fases, Ambientação e Imersão e foi a ponte principal para conseguir chegar a tanto conhecimento. Através da residência, pode-se perceber a importância da gestão escolar e do PPP-Projeto Político Pedagógico da escola. Transformar um ambiente educativo não é fácil, pois requer muita paciência para saber lidar com problemas, ter a prática necessária para poder trabalhar o conjunto e ter didática para transformar as expectativas em realidades. Nada é fácil quando tudo esta ao pé da letra, pois mesmo que tudo seja tranquilidade no ambiente administrativo, sempre vai haver uma pedrinha na qual o gestor terá que resolver, neste caso fica claro a importância de uma gestão escolar e do Projeto Político Pedagógico-PPP, que é um documento organizador de uma instituição escolar, esses novos programas estão vindo para somar juntamente com a escola e transformar a educação. Este trabalho tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica através de estudos realizados por teóricos como: Libâneo (2005), Veiga (2002) e Tardif (2008). Todas as fases do PRP foram realizadas com grande sucesso. Cada uma proporcionou conhecimentos específicos. Certamente o Programa fortaleceu a parceria entre a universidade e a escola campo de residência, culminado no aperfeiçoamento da prática docente. |
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Experiências da Ambientação do Programa Residência Pedagógica: Conhecendo na Prática / Program Environment Experiences Pedagogical Residence: Knowing in PracticePrograma Residência Pedagógica, Formação docente, AperfeiçoamentoO presente trabalho tem como principal objetivo mostrar vivências que ocorreram em um estágio/residência pelo PRP - Programa Residência Pedagógica, o mesmo tem se mostrado de grande importância e positivo para a formação docente, o programa foi um grande avanço para a FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, uma parceria em prol do aperfeiçoamento dos licenciandos em Pedagogia e Ciências Biológicas, e por meio deste trabalho pode-se perceber a real importância do Programa. A residência aconteceu na escola Dr. Severino Alves de Sá, localizada em Salgueiro- PE e foi realizado em duas fases, Ambientação e Imersão e foi a ponte principal para conseguir chegar a tanto conhecimento. Através da residência, pode-se perceber a importância da gestão escolar e do PPP-Projeto Político Pedagógico da escola. Transformar um ambiente educativo não é fácil, pois requer muita paciência para saber lidar com problemas, ter a prática necessária para poder trabalhar o conjunto e ter didática para transformar as expectativas em realidades. Nada é fácil quando tudo esta ao pé da letra, pois mesmo que tudo seja tranquilidade no ambiente administrativo, sempre vai haver uma pedrinha na qual o gestor terá que resolver, neste caso fica claro a importância de uma gestão escolar e do Projeto Político Pedagógico-PPP, que é um documento organizador de uma instituição escolar, esses novos programas estão vindo para somar juntamente com a escola e transformar a educação. Este trabalho tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica através de estudos realizados por teóricos como: Libâneo (2005), Veiga (2002) e Tardif (2008). Todas as fases do PRP foram realizadas com grande sucesso. Cada uma proporcionou conhecimentos específicos. Certamente o Programa fortaleceu a parceria entre a universidade e a escola campo de residência, culminado no aperfeiçoamento da prática docente. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Damiana Filgueira daCanuto, Wêdya Gabriely PereiraBento, Maria das Graças de Oliveira2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/222710.14295/idonline.v13i48.2227ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 48 (2019); 491-5041981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2227/3408Direitos autorais 2021 Damiana Filgueira da Silva, Wêdya Gabriely Pereira Canuto, Maria das Graças de Oliveira Bentohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T04:06:59Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O presente trabalho tem como principal objetivo mostrar vivências que ocorreram em um estágio/residência pelo PRP - Programa Residência Pedagógica, o mesmo tem se mostrado de grande importância e positivo para a formação docente, o programa foi um grande avanço para a FACHUSC – Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central, uma parceria em prol do aperfeiçoamento dos licenciandos em Pedagogia e Ciências Biológicas, e por meio deste trabalho pode-se perceber a real importância do Programa. A residência aconteceu na escola Dr. Severino Alves de Sá, localizada em Salgueiro- PE e foi realizado em duas fases, Ambientação e Imersão e foi a ponte principal para conseguir chegar a tanto conhecimento. Através da residência, pode-se perceber a importância da gestão escolar e do PPP-Projeto Político Pedagógico da escola. Transformar um ambiente educativo não é fácil, pois requer muita paciência para saber lidar com problemas, ter a prática necessária para poder trabalhar o conjunto e ter didática para transformar as expectativas em realidades. Nada é fácil quando tudo esta ao pé da letra, pois mesmo que tudo seja tranquilidade no ambiente administrativo, sempre vai haver uma pedrinha na qual o gestor terá que resolver, neste caso fica claro a importância de uma gestão escolar e do Projeto Político Pedagógico-PPP, que é um documento organizador de uma instituição escolar, esses novos programas estão vindo para somar juntamente com a escola e transformar a educação. Este trabalho tem abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica através de estudos realizados por teóricos como: Libâneo (2005), Veiga (2002) e Tardif (2008). Todas as fases do PRP foram realizadas com grande sucesso. Cada uma proporcionou conhecimentos específicos. Certamente o Programa fortaleceu a parceria entre a universidade e a escola campo de residência, culminado no aperfeiçoamento da prática docente. |
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