A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196 |
Resumo: | O artigo discute potenciais contribuições da interdisciplinaridade para a construção de competências comunicacionais no ensino médico, sob as perspectivas da Teoria da Complexidade e da Pragmática da Comunicação Humana. Tal discussão sustenta-se na descrição da implementação de atividades de uma disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), espaço em que dialogam docentes da área da Psicologia e da Semiologia Médica. Propõe-se que a interdisciplinaridade, por meio do reconhecimento do tensionamento entre diferentes áreas de conhecimento, pode ser usada como força motriz para a reflexão e para a problematização, no contexto da construção de habilidades e atitudes requeridas para a realização de uma entrevista médica. |
id |
IPES_bec65abda71c970740bfb3cff60ba0ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3196 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of InterdisciplinarityInterdisciplinaridade; Interprofissionalidade; Educação médica; Competência comunicacional; Currículos médicos.O artigo discute potenciais contribuições da interdisciplinaridade para a construção de competências comunicacionais no ensino médico, sob as perspectivas da Teoria da Complexidade e da Pragmática da Comunicação Humana. Tal discussão sustenta-se na descrição da implementação de atividades de uma disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), espaço em que dialogam docentes da área da Psicologia e da Semiologia Médica. Propõe-se que a interdisciplinaridade, por meio do reconhecimento do tensionamento entre diferentes áreas de conhecimento, pode ser usada como força motriz para a reflexão e para a problematização, no contexto da construção de habilidades e atitudes requeridas para a realização de uma entrevista médica.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Ingrid dos SantosPorto, Roberto PiresWottrich, Shana HastenpflugEvaldt, Sandro Alex2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/319610.14295/idonline.v15i57.3196ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 331-3461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196/5147https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3196/399Direitos autorais 2021 Ingrid dos Santos Ferreira, Roberto Pires Porto, Shana Hastenpflug Wottrich, Sandro Alex Evaldthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:47Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity |
title |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity |
spellingShingle |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity Ferreira, Ingrid dos Santos Interdisciplinaridade; Interprofissionalidade; Educação médica; Competência comunicacional; Currículos médicos. |
title_short |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity |
title_full |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity |
title_fullStr |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity |
title_full_unstemmed |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity |
title_sort |
A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity |
author |
Ferreira, Ingrid dos Santos |
author_facet |
Ferreira, Ingrid dos Santos Porto, Roberto Pires Wottrich, Shana Hastenpflug Evaldt, Sandro Alex |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Roberto Pires Wottrich, Shana Hastenpflug Evaldt, Sandro Alex |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ingrid dos Santos Porto, Roberto Pires Wottrich, Shana Hastenpflug Evaldt, Sandro Alex |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade; Interprofissionalidade; Educação médica; Competência comunicacional; Currículos médicos. |
topic |
Interdisciplinaridade; Interprofissionalidade; Educação médica; Competência comunicacional; Currículos médicos. |
description |
O artigo discute potenciais contribuições da interdisciplinaridade para a construção de competências comunicacionais no ensino médico, sob as perspectivas da Teoria da Complexidade e da Pragmática da Comunicação Humana. Tal discussão sustenta-se na descrição da implementação de atividades de uma disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), espaço em que dialogam docentes da área da Psicologia e da Semiologia Médica. Propõe-se que a interdisciplinaridade, por meio do reconhecimento do tensionamento entre diferentes áreas de conhecimento, pode ser usada como força motriz para a reflexão e para a problematização, no contexto da construção de habilidades e atitudes requeridas para a realização de uma entrevista médica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196 10.14295/idonline.v15i57.3196 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i57.3196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196/5147 https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3196/399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 331-346 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957402525696 |