A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ingrid dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Porto, Roberto Pires, Wottrich, Shana Hastenpflug, Evaldt, Sandro Alex
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196
Resumo: O artigo discute potenciais contribuições da interdisciplinaridade para a construção de competências comunicacionais no ensino médico, sob as perspectivas da Teoria da Complexidade e da Pragmática da Comunicação Humana. Tal discussão sustenta-se na descrição da implementação de atividades de uma disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), espaço em que dialogam docentes da área da Psicologia e da Semiologia Médica. Propõe-se que a interdisciplinaridade, por meio do reconhecimento do tensionamento entre diferentes áreas de conhecimento, pode ser usada como força motriz para a reflexão e para a problematização, no contexto da construção de habilidades e atitudes requeridas para a realização de uma entrevista médica.
id IPES_bec65abda71c970740bfb3cff60ba0ca
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3196
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of InterdisciplinarityInterdisciplinaridade; Interprofissionalidade; Educação médica; Competência comunicacional; Currículos médicos.O artigo discute potenciais contribuições da interdisciplinaridade para a construção de competências comunicacionais no ensino médico, sob as perspectivas da Teoria da Complexidade e da Pragmática da Comunicação Humana. Tal discussão sustenta-se na descrição da implementação de atividades de uma disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), espaço em que dialogam docentes da área da Psicologia e da Semiologia Médica. Propõe-se que a interdisciplinaridade, por meio do reconhecimento do tensionamento entre diferentes áreas de conhecimento, pode ser usada como força motriz para a reflexão e para a problematização, no contexto da construção de habilidades e atitudes requeridas para a realização de uma entrevista médica.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFerreira, Ingrid dos SantosPorto, Roberto PiresWottrich, Shana HastenpflugEvaldt, Sandro Alex2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/319610.14295/idonline.v15i57.3196ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 331-3461981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196/5147https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3196/399Direitos autorais 2021 Ingrid dos Santos Ferreira, Roberto Pires Porto, Shana Hastenpflug Wottrich, Sandro Alex Evaldthttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:47Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
title A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
spellingShingle A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
Ferreira, Ingrid dos Santos
Interdisciplinaridade; Interprofissionalidade; Educação médica; Competência comunicacional; Currículos médicos.
title_short A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
title_full A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
title_fullStr A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
title_full_unstemmed A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
title_sort A Construção de Competências Comunicacionais no Contexto do Ensino Médico à Luz da Interdisciplinaridade / Building Communication Skills in the Context of Medical Education in the Light of Interdisciplinarity
author Ferreira, Ingrid dos Santos
author_facet Ferreira, Ingrid dos Santos
Porto, Roberto Pires
Wottrich, Shana Hastenpflug
Evaldt, Sandro Alex
author_role author
author2 Porto, Roberto Pires
Wottrich, Shana Hastenpflug
Evaldt, Sandro Alex
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ingrid dos Santos
Porto, Roberto Pires
Wottrich, Shana Hastenpflug
Evaldt, Sandro Alex
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade; Interprofissionalidade; Educação médica; Competência comunicacional; Currículos médicos.
topic Interdisciplinaridade; Interprofissionalidade; Educação médica; Competência comunicacional; Currículos médicos.
description O artigo discute potenciais contribuições da interdisciplinaridade para a construção de competências comunicacionais no ensino médico, sob as perspectivas da Teoria da Complexidade e da Pragmática da Comunicação Humana. Tal discussão sustenta-se na descrição da implementação de atividades de uma disciplina do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), espaço em que dialogam docentes da área da Psicologia e da Semiologia Médica. Propõe-se que a interdisciplinaridade, por meio do reconhecimento do tensionamento entre diferentes áreas de conhecimento, pode ser usada como força motriz para a reflexão e para a problematização, no contexto da construção de habilidades e atitudes requeridas para a realização de uma entrevista médica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196
10.14295/idonline.v15i57.3196
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v15i57.3196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3196/5147
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/3196/399
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 331-346
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957402525696